Seguindo o favoritismo brasileiro no Festival Internacional El Ojo de Iberoamerica, o país repetiu o bom desempenho nesta quinta-feira (9) e fechou com 13 troféus de Ouro, 23 de Prata e 15 de Bronze. No segundo dia de premiações, o mercado publicitário nacional contabilizou ainda quatro Grand Prix:  DM9, para o Walmart na categoria Promo & Ativação; Grey para o Reclame Aqui em Creative Data; TV Globo para TV Globo em Inovação e R/GA para Bradesco Next em Produção Digital.

Também foram revelados os ganhadores do El Ojo Local – Desempenho, que reconhece os profissionais e agências de cada país pelo trabalho que desempenham. Na categoria, a Africa ficou com os prêmios de melhor agência e criativo, com Sergio Gordilho, co-presidente e chief creative officer da empresa. Seu cliente, Walmart, também foi premiado, no segmento Anunciante. Já a Saigon ficou como melhor Produtora e a Vellas como Diretor de Cena.

Oferta em campo

Vencedora do Grand Prix em Promo & Ativação no festival, a DM9 levou a melhor com a campanha Price on the Jersey, para o Walmart Brasil. Na ativação promocional, ofertas foram estampadas nas camisas do clube baiano Fluminense de Feira de Santana, aproveitando o espaço do número e nome dos jogadores no uniforme. Como resultado, os narradores esportivos acabaram “anunciando” as promoções da rede varejista em emissoras de rádio e TV.

“A premiação é o reconhecimento de uma marca forte atuando numa campanha regional e que acima de tudo, fez aumentar as vendas em 40%, o que é o mais importante, principalmente quando seu cliente é o maior varejista do mundo. É propaganda ‘propaganda’ gerando resultado”, celebrou Paulo Coelho, executive creative director da DM9.

Nizan Guanaes, sócio e fundador do Grupo ABC, que abriga, entre outros negócios, as agências DM9 e Africa, também comemorou a boa atuação de ambas “filhas”, e as comparou às jogadoras de tênis Vênus e Serena Williams. Além do Grand Prix em Promo&Activação da DM9 nesta quinta, a Africa conquistou o grande prêmio em Sustentável na quarta com a campanha Inequality courts para o canal Espn.

“A DM9 teve um ano brilhante e a Africa teve o melhor da sua história, então, eu me chamo Oracene Price, a mãe da Vênus e Serena Williams. O ano foi bom dentro e fora das quadras. Agora, só falta eu ir bem no meu triatlo na quarta-feira (15). Com as filhas que eu tenho, não posso fazer feio”, brincou o publicitário.

Roxo de vergonha

Primeiro Grand Prix da história da agência Grey, a campanha A Cor da Corrupção, para o site Reclame Aqui, foi a grande premiada na categoria estreante Creative Data no festival. O projeto é baseado em um plug-in que instalado no computador, que grifa em roxo o nome de políticos envolvidos em crimes ou com pendências judiciais, além de sua ficha com o histórico na justiça.

“Todo mundo fala de big data, isso é importante, mas o que você faz a partir deles é fundamental. A gente trouxe o projeto para ajudarmos toda a população a escolher políticos melhores para que a gente tenha um país melhor. Isso me dá muita alegria. Conseguir um Grand Prix da história com um projeto que fala tanto sobre como enxergamos a comunicação e como devemos contribuir como criativos para um país melhor nos dá muito orgulho”, disse ao PROPMARK Rodrigo Jatene, co-presidente da Grey.

Lançado em dezembro de 2016, o levantamento dos dados está sendo feito em parceria com universitários da PUC Paraná e conta como créditos complementares para os interessados em contribuir. Segundo Jatene, o projeto é vivo e está em constante atualização. A ideia é que ganhe corpo em 2018, às vésperas das eleições presidenciais.

Outras premiações inéditas foram reconhecidas nesta quinta-feira. Na categoria Inovação, a TV Globo levou a melhor com a campanha Movido pelo respeito. O vídeo mostrou como Rodrigo Mendes, fundador do instituto que leva seu sobrenome, é capaz de pilotar um carro de  F1 por meio de comandos da mente.  Mendes é mestre em gestão da diversidade humana  e ficou paraplégico aos 19 anos após um acidente de carro. Já a agência R/GA levou o segundo Grand Prix no festival  com a campanha “Um Novo Banco Conectado pelo Design”, para o Bradesco Next.

Confira aqui a lista completa dos ganhadores de todos os países no segundo dia do festival.

https://youtube.com/watch?v=eAHlqNcC0RY

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