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O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2018 revelou os finalistas do segundo dia de competições, que começa dia 31 de outubro e vai até 2 de novembro, em Buenos Aires. Foram divulgados as nomeações de oito categorias: Design, Digital & Social, Produção Digital, Inovação, Creative Data, Direto, Sustentável e Experiência de Marca & Ativação. Brasil sai à frente com 123 das 349 indicações.

Brasil lidera seis categorias
No shortlist de El Ojo Design, o país tem 17 dos 36 trabalhos indicados na categoria, que é presidida por Saulo Rodrigues, diretor executivo de criação da R/GA São Paulo. A Africa tem mais finalistas, sendo seis no total. A Espanha, tem seis trabalhos, sendo cinco da Lola MullenLowe. A Colômbia fica em terceiro lugar, com três peças indicadas.

Na categoria El Ojo Direto, presidida por Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’LaraTBWA, o shortlist reúne 77 finalistas, sendo 24 brasileiros. A Espanha está em segundo lugar, com 13. Em seguida estão a Colômbia (nove) e Argentina e Estados Unidos (seis cada). A Africa é a agência mais indicada, com 11 finalistas. TagWords, trabalho para a Budweiser, tem quatro nomeações.

A estreante El Ojo Digital & Social (que é uma “fusão” entre Interativo e Mobile) tem 76 finalistas, 26 brasileiros. O júri, liderado por Daniel Minaker, também escolheu 15 trabalhos da Espanha, 10 da Argentina e oito da Colômbia. As agências com mais trabalhos são a AlmapBBDO (11) e a Africa (nove).

Também presidida por Rodrigues, da R/GA São Paulo, a categoria El Ojo Produção Digital tem 25 finalistas, 13 deles brasileiros. A Argentina está em segundo, com nove. A agência Wunderman Buenos Aires e AlmapBBDO se destacam, com cinco indicações cada.

Em El Ojo Creative Data são 20 finalistas, sendo 12 do Brasil, de acordo com o júri presidido por Carolina Coppoli, head of design services para Hispanic South America da Accenture Interactive. A América Central e o Caribe têm dois trabalhos cada. Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Perú e Uruguai possuem um finalista. Mais uma vez a Africa lidera os indicados com três no total.

O júri da categoria El Ojo Experiência de Marca e Ativação, presidido por Pancho Cassis, diretor geral de criação da Lola MullenLowe, elegeu 69 finalistas. O Brasil sai à frente com 20. Em segundo lugar aparece a Espanha, com 15 indicações. A Argentina está com nove, e a Colômbia com seis. A Lola MullenLowe chama atenção nessa categoria, com dez indicações.

Brasil em boa colocação
Os jurados da El Ojo Inovação, presididos por Claudio Lima, CCO da Cheil Latam, selecionaram 18 finalistas. Colômbia e Brasil estão empatados com quatro noemações cada. Argentina, Espanha e Estados Unidos têm dois trabalhos indicados. A Ogilvy Colômbia é a agência com mais trabalhos nessa categoria, com duas indicações.

O Brasil e a Espanha estão empatados com seis nomeações na El Ojo Sustentável, cujo júri é presidido por Rodrigo Jatene, CCO da Grey West. A Colômbia e a Argentina aparecem com quatro e três indicações, respectivamente. Ogilvy Colômbia e Lola MullenLowe Espanha são as agências com mais nomeações, com quatro cada.

Finalistas do primeiro dia
O país já liderava cinco categorias das sete anunciadas anteriormente, com 64 das 338 menções. O Brasil está à frente em Gráfica, PR, Media, Produção Gráfica e Produção Audiovisual, além de bem posicionado em Produção de Áudio & Som e Eficácia.

Todos os finalistas foram escolhidos pelos jurados, via internet. Os vencedores serão escolhidos na capital argentina após os presidentes de júri de todas as categorias decidirem quem leva os troféus Gran Ojo, Ouro, Prata e Bronze. 

Confira a lista de indicações do Brasil para o primeiro dia.