Reflexo da crise econômica, o Brasil também inscreveu menos comerciais em Film Lions este ano, mas teve 100% de aproveitamento de prêmios dos trabalhos classificados como finalistas na shorlist. O país ganhou três Leões de bronze, sendo dois para a AlmapBBDO e um para a AKQA São Paulo com o trabalho Don’t look away para Usher. Os prêmios da Almap são para Pé na porta, desenvolvido para o sistema de abertura automática de porta-malas de carros da Volkswagen, e para o comercial Infinitas possibilidades, criado para a Getty Images.

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No ano passado, o mercado brasileiro classificou quatro finalistas em Film Lions e conquistou o inédito Grand Prix para o país na competição com o filme 100, da F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Leica, e dois Leões de bronze. Para Rodrigo Castellari, jurado brasileiro na área e diretor de criação da F/Nazca S&S, o resultado do Brasil foi ótimo. Na opinião dele, a propaganda reflete a realidade do país.

“A propaganda tem de refletir o que é o país, as coisas que estão ocorrendo na economia. Se não refletir, está esquisito, está errado. Não dá para esperar que em um ano com grandes dificuldades a gente vai vir aqui e explodir. Se isso ocorrer, fica uma distorção da realidade. Apesar de ter sido difícil, acho que o resultado foi legal”, avaliou Castellari.

Segundo ele, os jurados debateram a possibilidade de subir os Leões brasileiros de bronze. “Estava muito difícil. Foi um ano ruim para todo mundo. Os trabalhos chegaram a ser cotados para virarem prata ou ouro, mas em nenhum momento tiveram voto suficiente para subir. Fiquei feliz com o resultado porque os três finalistas viraram Leões”, completou o criativo.

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Infinitas possibilidades foi o case brasileiro mais premiado no Cannes Lions 2016. A ideia da Almap foi representar a extensão das milhões de imagens do acervo do banco. O trabalho traz diversos rostos de figuras públicas, como Angela Merkel, príncipe Charles, Dalai Lama e papa Francisco, reconstruídos com fotografias da Getty Images. O case ganhou nada menos do que oito Leões: além do bronze em Film, conquistou ouro e prata em Print & Publishing; bronze em Direct; prata em Digital Craft; ouro e prata em Outdoor e um bronze em Integrated.

Já o comercial Pé na porta, também da Almap, mostra em um ritmo rápido cenas de diversas situações em ambientes meio nebulosos em que as pessoas literalmente usam os pés para abrir a porta. Há, por exemplo, uma invasão da polícia, um lutador de artes marciais numa perseguição, entre outras situações, e ao final a cena do porta-malas de um carro da Volkswagen abrindo automaticamente, sem que o motorista faça nenhum esforço.

O último bronze brasileiro para Don’t look away é uma criação da AKQA São Paulo, que também ganhou outros três Leões no festival: um bronze em Media, um bronze em Radio e ouro em Entertainment Lions for Music. O case teve grande repercussão no mercado americano. A ideia foi lançar a música Chains, do músico Usher, exclusivamente no site chains.tidal.com. Utilizando uma tecnologia de reconhecimento facial, a pessoa só consegue ouvir o som olhando para o vídeo, que mostra os rostos e histórias de negros vítimas da violência nas ruas e da impunidade. Se a pessoa desviar o olhar, a música para de tocar. Celebridades como Leonardo DiCaprio e Jay Z deram suporte ao projeto, que também foi destaque na grande mídia, o que contribuiu para o vídeo alcançar mais de 500 milhões de impressões.

Grand Prix

O Grand Prix de Film Lions ficou com o comercial Shoplifters, da adam&eveDDB, de Londres. O filme usa imagens do circuito interno da loja Harvey Nichols para mostrar ladrões cujos rostos foram substituídos por animações de desenho animado furtando artigos da loja e sendo capturados. O comercial termina com a mensagem Love freebies? Get them legally (Você gosta de brindes. Obtenha-os legalmente, em uma tradução livre). O filme foi criado pela agência para divulgar um app de programa de fidelidade da Harvey Nichols.

Alê Oliveira

O comercial conquistou o júri da competição pela ideia simples e original de usar câmeras de circuito interno da loja, com um orçamento baixo. O GP foi uma decisão unânime entre os jurados. “Desde o começo, acho que estava se desenhada essa decisão. O presidente do júri pediu para tentarmos premiar filmes originais. Esse foi o drive do júri durante todo o tempo. Esse trabalho largou muito na frente desde o começo por causa disso: um filme de low budget, feito com câmera de segurança de loja, enfim um trabalho espetacular”, dise Castellari.

“O Grand Prix é maravilhoso. Estávamos procurando por algo novo e o trabalho se mostrou absolutamente diferente, algo que nunca tínhamos visto. É um novo jeito de vender. Eles usaram câmaras de segurança da loja, fizeram o filme com um orçamento baixo. É uma peça fenomenal”, ressaltou Joe Alexander, presidente do júri e CCO da The Martin Agency.

Young Lions

No último dia 25, foi revelado o resultado do Young Lions na área de Film. O Brasil competiu com a dupla Carolina Velloso, da Wieden + Kennedy, e Fabio Santoro, da Lew’Lara/TBWA. Apesar de os brasileiros de Film não terem conseguido prêmio, o país registrou um bom desempenho no programa para jovens com um ouro em Design e um bronze em Cyber (veja na página 25). Além disso, o representante em Marketer, Thiago Stelle, analista de marketing da Volvo, ganhou menção honrosa. Ele não pôde competir porque não tinha dupla formada, mas apresentou o trabalho mesmo assim e teve o reconhecimento dos jurados.