“Ganhar um Leão tem de ser um momento muito nobre”

CCO da Moma acredita que Print & Publishing precisa se reinventar e espera encontrar bons sinais disso

Apaixonado por propaganda, o carioca Rodolfo Sampaio é CCO da Moma há nove anos e faz sua estreia neste ano como jurado em Cannes em Print & Publishing, uma das mais antigas do festival, que já foi uma das mais competitivas. Sampaio confessa certo desencanto pelo festival, que reconhece ter sido muito importante na sua carreira, mas que sofreu com certa banalização e distribuição farta de Leões. Da mesma forma, o publicitário acha que a área que vai julgar precisa se reinventar e espera encontrar bons sinais disso no trabalho como jurado. Veja a seguir os principais trechos da entrevista.

Divulgação

Print & Publishing
Acho que Print & Publishing é uma categoria que precisa se reinventar. Fazer de um jeito diferente para seguir sendo relevante. Espero ver em Cannes como os principais criativos do mundo estão fazendo isso.

Brasil
Seguiremos fortes na categoria. A gente sabe fazer e vai continuar fazendo. A qualidade será a de sempre, mas acredito que a quantidade será menor. Aliás, bem menor. O tempo em que a gente só se dava bem em print ficou para trás. Os grandes vencedores do Brasil, nos últimos anos, foram ideias que trafegavam por várias categorias.

Ideia
Não importa em que meio: o bom é bom, o ruim é ruim. Mas quando uma ideia é boa, o digital é uma porta que não para de se abrir, dando realmente novas possibilidades.

Cannes
Sempre gostei muito do festival. Cheguei a ir por 13 anos seguidos. Cannes foi importante na minha carreira, mas acho que se banalizou um pouco. Muitas categorias, distribuição farta de Leões. Ganhar um Leão tem de ser um momento muito nobre. Tomara que as mudanças deste ano coloquem o festival no rumo de novo. Acho que o festival ganhou em conteúdo nos últimos anos. Palestras bacanas, muita coisa para ser vista, um mundo de inovações. A premiação, que já foi o todo, virou parte de algo muito maior.

Júri
Nunca fui jurado em Cannes, mas já julguei muitos festivais no Brasil e no mundo. Participar de júris costuma ser cansativo, mas é uma experiência enriquecedora. Em Cannes, então, deve ser memorável. Durante o julgamento, você vai descobrindo a melhor maneira de atuar.

Expectativa
Quero ajudar a eleger o melhor trabalho do mundo e poder defender trabalhos brasileiros em que eu acredite. Tenho certeza que vai ser intenso, mas espero me divertir muito.

Leões
Ter o trabalho reconhecido em Cannes faz diferença na trajetória das empresas e também nas carreiras dos profissionais da indústria da comunicação. Faz bem para o ego do profissional e para os negócios ao mesmo tempo.

Chances
O Brasil sempre esteve entre os países mais premiados do festival de Cannes. A gente não deve nada a ninguém em criatividade e acho que vai continuar assim.

Qualidade
Cannes sempre sobe o sarrafo das ideias. É incrível como, ano após ano, aparecem trabalhos sensacionais no festival. O último que me vem à cabeça é Fearless Girl.

Prêmios
Acho que existem prêmios demais. Hoje, as agências selecionam cada vez mais onde vão inscrever. Até porque é bem caro, mas alguns, como Cannes, são bem relevantes para o mercado como um todo.

Propaganda
Eu amo propaganda, sempre amei. O prazer de criar e encontrar soluções para os problemas dos clientes é uma alegria intacta em mim.

O começo
Eu sou carioca. Estudei na ECO, escola de comunicação da UFRJ, e meu primeiro estágio foi na Artplan, no clássico prédio da Lagoa. Foi uma grande escola para mim. Eu comecei no meio de um monte de craques.

Simplicidade
Boa propaganda precisa ser simples. Encantar o porteiro e o cara da cobertura.

Criatividade
É conseguir fazer aquela propaganda descrita na resposta anterior.

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