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A Globo participou do Rio Content Market, na noite de quarta-feira (8), discutindo como o conteúdo criativo pode funcionar como ferramenta para a mobilização da sociedade na mesa “Good mob: o conteúdo pelo social”, que contou com a participação do diretor e roteirista Cao Hamburger – autor da nova temporada de ‘Malhação – Viva a Diferença’, do ator Marcos Palmeira, da jornalista Mônica Waldvogel e do apresentador Flávio Canto, e mediação do diretor de Comunicação da Globo, Sergio Valente.

Valente lembrou do histórico de envolvimento da Globo com iniciativas de estímulo à reflexão e ao diálogo e como a emissora vem investindo em ações 360º, que englobam programas jornalísticos, conteúdos de entretenimento e campanhas.

“A Globo sabe mobilizar as pessoas, ela tem uma enorme força para falar com o público. Cada produto lançado pela emissora pode contribuir para construir uma sociedade melhor. Nosso trabalho é criar mecanismos, com informação, para abastecer o público interno e estimulá-lo a influenciar o espectador também. Mas é importante mobilizar as pessoas de forma interessante. É muito bom quando um conteúdo constroi uma mensagem, ter a oportunidade de usar este potencial para falar com o grande público”, disse Sérgio.

Cao Hamburger falou do desafio de apresentar, na nova temporada de ‘Malhação – Viva a Diferença’, uma história contada por cinco protagonistas femininas para falar da importância do respeito às diferenças num país extenso e miscigenado como o Brasil.

“Diversidade é um dos temas centrais de ‘Malhação’ e um dos grandes bens do Brasil. Na nova temporada da novela, vamos celebrar essa diversidade. As protagonistas vão viver uma utopia de convívio entre classes sociais diferentes e de culturas distintas. Eu mesmo sou fruto disso, valorizo essa diversidade, espero que essa história também passe a beleza das diferenças convivendo junto”, comentou o roteirista.

Ao longo de 2016, foram contabilizadas mais de 1.200 cenas com temática social em novelas. Elas abordam, explícita ou implicitamente, mensagens socioeducativas em áreas como Educação e Sustentabilidade, por exemplo. ‘Velho Chico’ foi um dos destaques pois selou a parceria inédita de conteúdo da Globo com a Conservação Internacional. Intérprete de Cícero, Marcos Palmeira falou da repercussão da novela. Segundo ele, era esperado que a novela transformasse o assunto em algo interessante para o público.

“Falar de agrofloresta na novela das 21h é muito importante e o apoio da Conservação Internacional foi um diferencial. A novela conseguiu um contato direto com o público”, disse Palmeira.
Flávio Canto, um dos mobilizadores do Criança Esperança, falou da campanha realizada em parceria com a Unesco como uma oportunidade anual de tratar de temas de relevância social diretamente com o público. O projeto tem 30 anos de existência.

“O Criança Esperança possui vários momentos. No show, temos a oportunidade de provocar e fazer as pessoas refletirem sobre temas como preconceito. A campanha não trata apenas de arrecadar, mas também de provocar uma reflexão em todos que participam”, disse.

A jornalista Mônica Waldvogel destacou a importância do compromisso da Globo com a Educação e o desafio de fazer o tema presente na programação. Ela lembrou que é importante estar atento às mensagens que vêm da própria sociedade, um sinal dos temas que merecem espaço para discussões mais profundas.
“É difícil falar de Educaçao porque não há consenso. Talvez essa seja a principal dificuldade do Jornalismo. Ao longo dos anos, a Globo tem estimulado uma discussão diferente, um debate que seja importante para a Educação com a estética da TV”, comentou.

Segundo ela, a emissora não pode decidir sozinha quais temas vão mobilizar as pessoas. “As causas vêm de fora, vem da sociedade. Nós temos a obrigação de ouvir quem está pesquisando, estudando aquele tema. E aí sim, o assunto passa pelo processo criativo e volta para a sociedade com brilho, como foi com ‘Velho Chico’”, concluiu.