O Gunn Report for Media, que avalia a evolução e inovação global em mídia, traz os destaques de 2016, baseado nos resultados dos mais importantes prêmios globais, nacionais e regionais de 40 mercados.

A Heineken, de acordo com o relatório, é o anunciante mais premiado do mundo. No Brasil, a companhia vive um momento relevante: acaba de comprar a Brasil Kirin, se tornando a segunda maior cervejaria do país. A marca é atendida pela Publicis. A agência de mídia mais premiada é a Starcom USA; a OMD é a rede do ano; os Estados Unidos foram o país com maior número de prêmios. A campanha de Always, ‘Girl Emoji‘, da Starcom MediaVest Group, de Londres, é um dos destaques, embora o Gunn Report não tenha ranqueado as campanhas.

Vale lembrar que, diferentemente do Brasil, onde as agências contemplam mídia e criação em um modelo integrado, no resto do mundo existem agências específicas para compra de mídia, os chamados bureaus.

Para Isabelle Musnik, editora do The Gunn Report for Media, o relatório mostra que ao mesmo tempo que a tecnologia e os dados são fundamentais para alcançar os resultados, insight, estratégia e ideias inovadoras são essenciais para entregar resultados positivos que podem ser mensurados. “Criatividade e eficiência não são opostos”.

“2016 foi o ano dos dados, mobile, apps, mídia programática, vídeos ao vivo, novos formatos, mídias sociais, realidade virtual e dos emojis. Tudo isso proporcionou aos consumidores uma experiência com as marcas jamais vista antes”, completou ela.

Confira os rankings do The Gunn Report for Media 2016:

 Most Awarded Media Agencies in the World 2016

1 Starcom USA
2 Mindshare India
3 PHD New Zealand
4 OMD USA
5 OMD UK

Most Awarded Media Agency Networks in the World 2016
1 OMD
2 Starcom MediaVest
3 PHD
4 Mindshare
5 Mediacom

Most Awarded Advertisers in Media in the World 2016
1 Heineken
2 Coca-Cola
3 McDonald’s
4 KFC
5= Microsoft
5= Samsung

Most Awarded Countries in Media 2016
1 USA
2 United Kingdom
3 India
4 China
5 UAE

Media Campaigns of the Year 2016:
• Always, ‘Girl Emoji’, Starcom MediaVest Group (London)
• Ariel, ‘Removing The Stains Of Social Inequality. Share The Load’, Mediacom (Mumbai)
• Burger King, ‘McWhopper’, Y&R Media New Zealand (Auckland)
• DB Export, ‘Brewtroleum’, PHD New Zealand (Auckland)
• Louis XIII Cognac, ‘#NotComingSoon’, Fred & Farid (New York)
• Manulife, ‘The Price Of Living 2040’, PHD (Hong Kong)
• Microsoft, ‘Tomb Raider Survival Billboard’, EMT/Dentsu Aegis (London)
• Sainsbury’s, ‘Starting The Gift Of Reading At Christmas’, PHD (London)
• Swedish Tourist Association, ‘The Swedish Number’, Ingo (Stockholm)
• The Art Institute of Chicago, ‘Van Gogh BnB’, Starcom Mediavest Group (Chicago)
• Untold Festival/National Institute for Blood, ‘Pay With Blood’, UM Romania (Bucharest)