Alê Oliveira

A Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e a ABTG (Associação Brasileira de tecnologia Gráfica) realizaram, na noite desta terça-feira (24), o 25º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, no Espaço das Américas, em São Paulo. Foram entregues 78 troféus durante a cerimônia de premiação, que teve apresentação da jornalista Izabella Camargo, da Rede Globo.

Ao todo, 187 empresas de 16 Estados inscreveram 1.340 peças para concorrer ao prêmio. Os troféus foram entregues a 12 categorias de fornecedores, 61 de gráficas (produtos e participantes), além de cinco GPs.

A P+E conquistou três grandes prêmios: Melhor Impressão Digital, Melhor Acabamento Editorial e Melhor Acabamento Cartotécnico. A Ipsis Gráfica e Editora levou o GP de Melhor Impressão em Offset Plana. O grande prêmio de Melhor Impressão de Rotativa Offset Heatset ficou com a Log & Print Gráfica e Logística.

“Este prêmio é o de maior expressão da indústria gráfica brasileira. Praticamente corresponde à Copa do Mundo do setor. Para a indústria gráfica que ganha um prêmio é fantástico porque, a partir daí, ela passa a valorizar o que produz”, contou Levi Ceregato, presidente da Abigraf Nacional.

“A qualidade dos inscritos tem evoluído ano a ano. Desde a criação do prêmio, ele acompanhou a evolução fabulosa de toda tecnologia gráfica incorporada a cada um dos produtos”, disse Fábio Arruda Mortara, VP da Abrigraf Nacional e presidente do Sindigraf-SP (Sindicato da Indústria Gráfica no Estado de São Paulo).

Os vencedores foram escolhidos por 120 jurados de áreas técnicas e de design. A edição do prêmio teve patrocínio ouro de HP e Sebrae; prata de International Paper – Chambril; e bronze de EFI, Heidelberg, Correios, Expoprint e Expoprint Digital. A festa foi encerrada com um show da banda The Beatles One.