Alê Oliveira

O Festival Internacional de  Criatividade Cannes Lions 2018 recebeu 32.372 inscrições. O resultado é 21,37% inferior em relação ao ano passado, quando o festival teve 41.170. São 8.798 inscrições a menos. A organização atribui o resultado à redução do número de Leões e subcategorias, além do “efeito Publicis”, que este ano não inscreveu peças.  

“No ano passado, nós tomamos a decisão de apertar o botão de reset no Cannes Lions. Nós fechamos três grandes Leões e removemos várias subcategorias. Nós sabíamos que isso significaria um menor volume de inscrições, mas era a decisão certa no longo tempo”, disse Philip Thomas, CEO da Ascential Eventos e chairman do Cannes Lions. 

O festival calcula que o encerramento dos Leões de Cyber, Integrated e Promo & Activation e a subtração de 120 subcategorias resultou na redução de 13% no número de inscrições. Já o “efeito Publicis” teve um impacto negativo de 8%. “Como nós vimos, vários clientes da Publicis inscreveram as campanhas da rede no festival este ano para apoiar nossa parceria. Isso mostra como eles se sentem em relação a importância da criatividade em seus negócios. Mas obviamente a decisão temporária da Publicis de dar uma pausa teve um impacto. Nós calculamos que esse impacto resultou em queda de 8% no número de inscrições do festival”, completou Thomas.  

Alê Oliveira

O Cannes Lions recebeu inscrições de 90 países, que competem em 26 categorias (Leões). A organização afirma que houve um aumento do engajamento dos anunciantes, com um crescimento de 84% no número de inscrições feitas por meio dos clientes, em relação ao ano passado. “O aumento da liderança do marketing confirma o entendimento do valor que a criatividade tem no negócio e para o ROI. Outra mudança notável inclui o crescimento das inscrições pelas companhias de mídia, de 59% contra 2017”, reforçou Jose Papa, CEO do Cannes Lions.  

Uma novidade é que os dois novos Leões – Creative eCommerce e Sustainable Development Goals – geraram juntos 1.166 inscrições. Além disso, os três Leões remodelados – Social & Influencer (que surgiu do Cyber Lions), Industry Craft (com categorias vindas de Outdoor, Design e Print & Publishing), e Brand Experience & Activation (de Promo & Activation) – geraram 6.082 inscrições. 

“Nestes lançamentos, nós vimos uma incrível absorção do Sustainable Development Goals Lions com 899 inscrições, enquanto Glass: The Lion for Change, em seu quarto ano, com crescimento de 218 inscrições. Isso indica que a indústria tem focado em usar a criatividade em favor de causas e eu estou muito orgulhoso em dizer que nós doamos a receita com esses Leões para caridade”, destacou Papa.

Outra tendência é que o número de inscrições de Creative Effectiveness Lion, categoria que mostra a influência  dos prêmios sobre o resultado dos negócios das marcas, continua forte em 2018.  Craft também cresce, sendo que Film Craft teve um total de 2.519 inscrições, e a estreante Industry Craft Lion teve 1.720 inscrições. Os júris já estão reunidos em Cannes para os julgamentos. O festival começa na próxima segunda-feira (18) e termina na sexta-feira (22). 

Alê Oliveira