Fernanda Todesco

Aconteceu na noite dessa terça-feira (21) o happy hour com os jurados brasileiros do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade de 2019.

Dos 22 nomes anunciados pelo Estadão, representante oficial do festival no Brasil, 21 estiveram presentes, com exceção de Marcelo Tripoli, que estava nos Estados Unidos.

O evento contou com abertura de Paulo Pessoa, diretor de mercado anunciante do Estadão. Na sequência, Bruno Prosperi, diretor executivo de criação da AlmapBBDO e jurado em Outdoor no ano de 2017, deu uma espécie de palestra com dicas aos jurados de primeira viagem (dos 22 nomes, 20 irão analisar peças pela primeira vez).

Um dos ensinamentos do diretor foi a criação de um grupo de WhatsApp para os jurados brasileiros. “Porque vocês vão poder trocar entre vocês argumentações sobre as peças que acreditam”, explicou Prosperi.

Pessoa comentou a iniciativa: “o que nós temos percebido ao longo do tempo, é que quem é jurado pela primeira vez passa por uma série de dificuldades que é comum a todo mundo. Nosso objetivo aqui é trazer profissionais que já foram jurados, que deem dicas do que as pessoas efetivamente devem se preocupar, o que não devem se preocupar, quais são os pontos mais relevantes, e o que a gente espera com isso: que os jurados brasileiros sejam mais efetivos e que tenham maior destaque”.

Segundo o executivo, além dos 22 nomes que o Estadão indicou, existem 11 brasileiros que trabalham em outros mercados e que também julgarão peças. “Então, no total o Brasil terá 33 jurados em Cannes. O que mostra a relevância tanto do mercado brasileiro como do profissional brasileiro”, analisa.

Para Daniel Canello, diretor de marketing do Estadão, trata-se de um momento em que o mercado está se transformando. “O próprio Estadão tem um objetivo grande de se reinventar e de oferecer ao mercado soluções ainda mais updates”, comenta.

Pessoa afirma que já foram enviadas 32 mil peças ao Festival. Em relação ao número de delegados, o executivo não possui os dados finais. “Ano passado houve 12 mil delegados, esse ano ainda não temos o número fechado”, finaliza.

A cobertura completa do encontro você vê na próxima edição impressa do PROPMARK.

Relembre a lista completa de jurados brasileiros:

NOME E CARGO CATEGORIA CARGO AGÊNCIA
Adriano Matos Mobile Creative Vice-President Grey
André Kassu Industry Craft Partner & Chief Creative Officer CP+B Brazil
Átila Francucci Sustainable Delevopment Gols National Creative VP Nova S/B
Bia Granja Social & Influencer Founder& CCO YOUPIX
Cristiano Pinheiro Film Craft Music Supervisor/Sound Designer/CEO PUNCH Audio
Daniela Busoli Entertainment Founder& CEO Formata Produções e Conteúdo
Dedé Eyer Health &Wellness National Executive Creative Director NBS – The Nobullshit Agency
Felipe Simi Creative Data Founder/Head of Creative Data Soko
Félix Del Valle Film Chief Creative Officer Ogilvy
Fred Siqueira Digital Craft Co-Founder & Chief Creative Officer Ampfy
Karen Cesar Design CEO & Founder Red Bandana
Keka Morelle Outdoor Creative Director AlmapBBDO
Laura Florence Pharma Executive Creative Director Havas Health&You
Lucas Duque Entertainment Lions for Music Founding Partner & Creative Director Sonido
Marcelo Lenhard Brand Experience &Activation CEO Hands
Marcelo Tripoli Innovation VP Digital Mckinsey
Monique Lopes Print & Publishing Director of Special Projects Africa
Paulo Ilha Media Media VP DPZ&T
Rafael Donato Direct Creative Vice-President David/São Paulo
Renata Bokel Creative eCommerce Head of Consumer Engagement LATAM IBM
Serginho Rezende Radio & Audio Music Director Comando S Áudio
Vânia Ciorlia PR EVP Specialties Ketchum