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A parte da manhã do primeiro dia de conferências do Festival of Media Latam 2018 (Fomla),  que acontece entre segunda (29) e terça (30), em Miami, teve apenas a presença de mulheres no palco falando sobre temas como diversidade, inclusão e personalização. “Parte dessa escolha foi proposital e parte dela não. Nos últimos cinco anos, o festival vem provocando o mercado em relação à inclusão. Eu adorei ter hoje no palco apenas mulheres”, explicou Jeremy King, CEO do Fomla.

A abertura foi feita por Leticia Gasca, co-founder do Fuckup Nights, um movimento global interessante sobre fracasso. Sob o tema ‘The success of failure: what it means to be brave in life and within your business’, a executiva falou sobre como o fracasso faz parte do mundo dos negócios e como se tem oportunidade de crescer dentro dele.

O Fuckup Nights realiza  eventos em várias partes do mundo para as pessoas compartilharem suas histórias de fracasso. “Um dos nossos maiores desafios é convencer as pessoas a falarem sobre seus fracassos. Mas vale lembrar que o êxito não é definitivo e o fracasso não é fatal”. Leticia lembrou também que muitas vezes o fracasso leva à inovação e citou o case do Post-it.

Belen Urbaneja, Director Corporate Citizenship & Brand Management da Walt Disney, foi a segunda palestrante da manhã e mostrou o que a Disney vem fazendo para trazer mais representatividade para suas produções. “As crianças precisam se sentir representadas nas histórias. Essa é a nossa responsabilidade como stortytellers”, disse ela.

A executiva deu exemplos de como as produções do estúdio vem trazendo, por exemplo, princesas diferentes do passado, mais valentes e corajosas, como Elsa, de ‘Frozen’, e ‘Brave’. “Nós realmente mudamos as princesas. As pessoas mudaram, o mundo mudou”. Ela falou também do filme ‘Pantera Negra’, “um exemplo de blockbuster que quebrou estereótipos com um casting formado por atores negros”. Segundo ela, a missão é ajudar as crianças a criarem responsabilidades e levar influências positivas para que elas encontrarem seus potenciais.

Já Danielle Lee, Global Head of Partner Solutions do Spotify, falou sobre a importância da personalização para os negócios. “Quanto mais personalização, mais engajamento dos consumidores”, falou ela. Ela contou que há três bilhões de playlists no Spotify. Segundo a executiva, as pessoas esperam por personalização. “No caso da música, conseguimos criar uma profunda conexão e experiência que a audiência nunca vai esquecer”, destacou Danielle.

Por fim, as brasileiras Adriana Grineberg, Regional Director Facebook Latin America, e Luciana Resende Lotze, SVP Marketing Latin America and Caribbean de Visa, encerraram a manhã de palestras com o painel ‘Humanising your brand: why brands need to embrace empathy’. “É importante fazer o bem pelas pessoas, pela causa e pela própria organização. Os funcionários ficam mais motivados. Mas a ação precisa ser autêntica”, ressaltou Luciana.

A cerimônia de premiação do Fomla 2018 acontece na noite desta segunda (29), no Turnberry Isle, em Miami, quando serão revelados os vencedores e entregues os troféus.