O New York Festivals International Advertising Awards quer se aproximar mais do mercado criativo brasileiro. Este ano, pela primeira vez, a organização vai realizar no país um evento para mostrar o rolo de filmes premiados em 2017 e promover um debate entre publicitários. Programado para o próximo dia 23 de novembro, o encontro foi batizado de New York Festivals Publicidade no Brasil. Mostra, debate e tendências para 2018 e será realizado no Praça São Lourenço, em São Paulo, em parceria com o PROPMARK. Evento semelhante foi feito no ano passado em países como a Índia e a Itália, por exemplo.

“O Brasil é um dos principais centros criativos em publicidade no mundo. Queremos manter o país como um dos nossos importantes concorrentes e continuar a receber o trabalho brasileiro na competição. Ter uma lista de vencedores sem o trabalho brasileiro representado é como um dia sem sol”, comparou Michael Demetriades, presidente e diretor-executivo do New York Festivals. Sobre os criativos brasileiros, ele reforçou: “O Brasil produziu alguns dos mais brilhantes criativos do mundo, como Washington Olivetto (McCann), Nizan Guanaes (DM9), Luiz Sanches (AlmapBBDO) e Hugo Rodrigues (WMcCann)”.

Para se ter uma ideia da relevância da participação verde e amarela no festival, Demetriades cita que nos últimos cinco anos mais de 75 criativos brasileiros participaram do Grand Jury e 142 nos dez últimos anos. “Nossa ideia é manter o apoio contínuo e a participação das agências de publicidade brasileiras. E atrair talentos criativos para participar como juízes em nossos painéis de julgamento”, completou o presidente do New York Festivals.

Os criativos confirmados para o debate são: Erh Ray, sócio e co-CEO da BETC São Paulo, que participou do Grand Jury do New York Festivals 2017; Pedro Burneiko, head of art de digital e inovação na AlmapBBDO; Márcio Fritzen e Ricardo Sciammarella, ambos diretores de criação da Ogilvy Brasil. A mediação do debate será de Kelly Dores, editora-chefe do PROPMARK.

INSCRIÇÕES PARA 2018

Criado em 1957, o New York Festivals reconhece o melhor da criatividade publicitária e da comunicação do marketing no mundo. O prêmio recebe inscrições de mais de 80 países. Para 2018, o NYF vai ampliar as competições e, nas próximas semanas, revelará quais serão as áreas adicionais. A seleção dos jurados também está em andamento. As incrições para a edição 2018 já estão abertas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de maio, em Nova York. “Os júris do NYF são respeitados tanto local como globalmente e o sistema de avaliação oferece aos jurados uma plataforma revolucionária de julgamento. O trabalho inserido nos prêmios publicitários do NYF é revisado com a maior atenção por mais de 400 integrantes dos principais criativos publicitários do mundo”, disse Demetriades.