Alê Oliveira

Apesar do retorno das agências do grupo Publicis ao Festival, Cannes Lions acaba de divulgar um número de inscrições bem parecido com o de 2018, conforme adiantou Philip Thomas ao PROPMARK. Um total de 30.953 inscrições de 89 países competirão pela disputa de Leões. O número é 4% menor que em 2018, quando as agências inscreveram 32.372 trabalhos. Já em 2017, este número foi de 41.170.

O Brasil caiu por volta de 1,7%. Em 2018, o país inscreveu 2.131 trabalhos. Este ano, porém, os cases tupiniquins que irão disputar Leão chegam a 2.093.

Veja o gráfico:

O país aposta suas fichas em Direct, categoria com 194 trabalhos inscritos. As tradicionais Outdoor e Print também aparecem com uma quantidade considerável de inscritos (188 e 141, respectivamente). 

Destaque também para as apostas brasileiras em Social & Influencer, com 141 inscrições, demonstrando a força do país em termos de influenciadores.

Confira as inscrições brasileiras em 2019 divididas por categorias:

BRASIL
Direct 194
Outdoor 188
Brand Experience & Activation 174
Media 156
Print & Publishing 141
Social & Influencer 141
Film 115
Design 113
PR 113
Industry Craft 99
Mobile 85
Health & Wellness 75
Film Craft 67
Entertainment Lions For Sport 60
Sustainable Development Goals 57
Creative Data 48
Digital Craft 47
Entertainment 36
Radio & Audio 33
Pharma 30
Creative Strategy 29
Creative eCommerce 24
Entertainment Lions for Music 23
Creative Effectiveness 19
Glass – The Lion For Change 12
Innovation 9
Titanium 5

A organização destaca em comunicado a performance de dois países: China e Índia. O primeiro teve um aumento de 5% no número de inscrições, já o segundo cresceu 8%. O comunicado também celebra as primeiras inscrições de categorias estreantes, caso de Creative Strategy Lions (848) e Entertainment Lions for Sport (702).

Para o chairman do festival, Philip Thomas, há “um novo foco dos Leões”. “A indústria está se concentrando na qualidade absoluta de suas inscrições”, ressalta.

Creative Effectiveness também subiu em número de inscrições, um crescimento de 34% frente a 2018. Simon Cook, managing director do festival, destaca que “o aumento contínuo de inscrições no Creative Effectiveness Lions indica a importância de comparar o valor da criatividade nas salas de reuniões, para clientes e agências”.

Entre as categorias tradicionais, Film Lions registrou um aumento de 29% no número de inscrições, algo que comprova a força do vídeo para a publicidade contemporânea. Também houve crescimento em Creative eCommerce Lions (12%), Brand Experience & Activation Lions (8%) e Digital Craft Lions (9%).