A  AlmapBBDO levou os três Leões do Brasil na categoria Social & Influencer:  um de prata e um de bronze para “Neymarless Sponsorship”, para A Gol Linhas Aéreas, e um de bronze para “#WTFRonaldo”, para Snickers. 

Mônica Salgado, jurada brasileira na categoria, conta que como era uma categoria nova, o processo de julgamento foi especialmente difícil porque estavam sendo feitos ali os padrões e referências inclusive para os próximos julgamentos. 

Um dos desafios foi estabelecer critérios a respeito de que trabalhos deveriam estar ali e serem avaliados, como a legitimidade e um comercial de TV que viraliza nas redes em comparação a peças feitas exclusivamente para o ambiente das mídias sociais, por exemplo. 

“Tentamos entender quais critérios seriam justos e mais válidos. Impacto também é difícil de medir: há impacto em vendas, em audiência, em imagem de marca. Ele varia de mercado para mercado, contexto para contexto. Foi um processo cuidadoso de análise de cada uma dessas variáveis. O que é interessante é a primeira vez que estamos falando da revolução que as redes sociais e o uso de influenciadores na comunicação entra em cena. Foi uma discussão muito rica”, contou. 

Mark D’Arcy, vice-presidente e CCO do Facebook Creative Shop, disse que a categoria representa a grande mudança de atuação das marcas no mundo, e que social são pessoas. 

“Técnicas e craft que vimos históricamente em Cannes ao longo do tempo na verdade não estão no centro das estratégias nesta catgoria, mas pessoas e ideias que entram, influenciam e se inserem na cultura. Aqui o jogo ocorre na conexão entre pessoas. “, observou. 

O Grand Prix foi uma estratégia criada pela W+K de Londres para a Nike, que sofre com o problema de ter deixado de ser uma marca “cool” entre os jovens londrinos, e longe do dia a dia mais casual da garotada local.  Assista: 

https://youtube.com/watch?v=Wq5GwESBwaQ

Conheça melhor o case “Neymarless Sponsorship”: