Aquele evento fantástico que acontece na Riviera Francesa há mais de 50 anos, onde acorrem as maiores lideranças do mercado publicitário, criativos, anunciantes, profissionais de veículos, produtoras. Todos concorrendo aos disputados Leões de várias categorias que, uma vez conquistados garantirão aos seus ganhadores um lugar definitivo na constelação das maiores estrelas de nosso negócio.

Pois é. Esse festival não existe mais.

Não que ganhar Leão deixou de ser importante, ou que os líderes publicitários deixaram de frequentar ao Palais. Mas é, hoje, uma parte muito pequena do que realmente acontece no atual Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.

Olhar Cannes apenas por este prisma é um enorme desperdício de conteúdos, experiências, insights e possibilidades de network. O Festival Internacional de Criatividade é, hoje, um evento gigantesco, cobrindo um amplo espectro de conhecimento, negócios e interações comerciais não apenas na indústria da comunicação, mas também (e principalmente) da tecnologia aplicada, indústria cultural e de entretenimento, tudo junto e misturado com propostas inovadoras, fornecendo aos seus frequentadores não apenas uma visão privilegiada do que está acontecendo nestes campos, mas (uma das maiores entregas de Cannes desde sempre) um lugar especial para conhecer o que vai ser tendência nos próximos anos.

Desde a década de 90 quando os auditórios do Palais começaram a ser ocupados por seminários e palestras especiais no lugar das exibições de comerciais, o Festival passou a ser muito mais uma enorme usina de conteúdos e experiências do que a simples exibição e premiação dos trabalhos.

Hoje, exceto nas sessões especiais de premiação, o espaço integral do gigantesco Palais des Congrès et des Festivals é permanentemente ocupado por mais de 600 palestrantes que se dividem em 4 diferentes Festivais (Health, Entertainment, Innovation, Lions), além de uma intensa programação de cursos e workshops (Cannes Lions School). Em cada um deles, centenas de líderes inspiradores e comprovadamente referenciados em suas atividades, falarão de suas experiências e de suas empresas, num tipo de disclosure raramente encontrado em eventos deste tipo, até porque, você poderá encontrá-los facilmente num dos eventos de network ou esbarrar fortuitamente, caminhando na Croisette.

Isso tudo apenas na programação oficial: nos hotéis e na orla da praia, gigantes da indústria como Google, Facebook, Samsung e os grandes grupos de comunicação e consultoria (nosso novos colegas!) erguem enormes instalações e hospitality centers oferecendo uma igualmente valiosa programação para milhares de participantes, ao longo de toda a semana.

O Lions Entertainment provê ainda, além de palestras e workshops, uma variada programação de shows e concertos com estrelas do mundo pop.

Mas afinal, porque então ir à Cannes? Porque uma programação que une nossos conhecidos David Droga, Sir John Hegarty e Sir Martin Sorrel à Dra Heather Knight (Robótica, Universidade de Stanford), as atrizes Helen Mirren e Gabourey Sidibe, Hope Diaz (Head Global Innovation Burger King), Jeff Zucker (CNN), o pianista Lang Lang, Mike Massimino (astronauta – Nasa), o rapper A$AP Rocky e os robots Olly e Ginger?

Criatividade pode ser a resposta óbvia, mas o que realmente importa é que todos, de alguma forma, estão profundamente envolvidos em algum processo de transformação cultural e social e fazem isso gerando valor para as marcas e para a sociedade.

Isso é o que é hoje o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Prazer em conhecer!

Emmanuel Publio Dias é coordenador do Young Lions Brazil