02 assina campanha do clássico Air Max da Nike

O diretor Antônio Torriani fala sobre o processo criativo de "Rebels on Air"

O diretor Antônio Torriani, da produtora 02, assinou a a campanha da Nike “Rebels on Air”, em comemoração aos 30 anos de um dos modelos mais famosos da marca, o Air Max, que contou com a participação de quatro artistas convidados: Zegon, Emicida, Karol Conka e o coletivo Metanol - para representar cada modelo relançado pela Nike. Torriani filmou com câmeras digitais e analógicas e usou diferentes tipos de linguagens com fotos, still, GIFS e intervenções gráficas - uma escolha natural, por conta da linguagem necessária que se exigia, e das plataformas em que o trabalho está sendo veiculado. Nesse papo, ele conta o processo criativo desse trabalho com características documentais, reais e dinâmicas. E mostra duas versões "director's cut" do trabalho. 

 

 

Air Max é um ícone da Nike: como surgiu a oportunidade de dirigir este trabalho para a marca? 

Torriani - Eu e a Nike já tínhamos uma relação estabelecida por conta de outros dois trabalhos que fizemos juntos: em um eu assinei a direção de cenas e no outro a direção de arte. E quando surgiu a ideia de fazer a campanha de Air Max, com essa pegada diferenciada, a Nike fez o convite para que eu dirigisse e eu topei.

 

Qual era o briefing para a comemoração dos 30 anos? 

Torriani - O briefing global era fazer uma campanha diferenciada para as plataformas do instagram e misting stories, por isso era necessário que o formato estivesse sempre na vertical. E foi um desafio super bacana dirigir neste formato, pois é um outro tipo de enquadramento e sai da zona de conforto daquele formato clássico e horizontal. O tema da campanha era a música no mundo e o movimento das pessoas ocuparem a cidade num sentido cultural. E foi pensando nessa temática que convidamos artistas que seguem essas características de ocupações de forma cultural, como o Emicida, o coletivo Metanol, Zegon e Karol Conka.

 

Conte sobre o processo criativo, de convidar quatro artistas para representar os quatro modelos da marca. 

Torriani - A campanha “Rebels on Air” faz parte do projeto de re-criação dos modelos clássicos em comemoração ao aniversário do Air Max, um dos sneakers ícones da Nike. Pensando nisso, a proposta era fazer, para cada artista, um convite personalizado. Começando com o lançamento do tênis Air Max 1 OG, que é um sucesso entre os adoradores de sneakers.  Como é um modelo clássico, convidamos o produtor musical Zegon, que fez um remix do clássico “Rap é compromisso”, do Sabotage. Para essa produção, Zegon convidou quatro amigos beatmakers e o próprio filho do Sabotage para recriar esse clássico, fazendo menção ao Air Max 1 OG, que foi o primeiro modelo da Air Max no mundo. A O2 Filmes acompanhou todo o processo de criação dos artistas, filmando ao vivo, tanto na casa, quanto no estúdio deles.

O modelo de Air Max do Emicida era considerado o maior modelo de todos os tempos, pois tinha um pouquinho de cada Air Max, uma espécie de colab mundial, com uma quantidade limitada, que vendeu tudo em menos de três horas. Para essa ativação, filmamos as quatro maiores batalhas de MC’s de São Paulo: Batalha da Matrix, Batalha da Roosevelt, Batalha da Santa Cruz e Batalha Central. Os vencedores de cada batalha foram convocados para uma final, intermediada pelo Emicida na Air Max House, no Air Max Day, que aconteceu no dia 26 de março. O Emicida foi filmado no estúdio dele, no bairro e nos lugares onde cresceu.

A Karol Conká se juntou com o coletivo de dança Batekoo para criarem coreografias para a música "Farofei", ultimo hit da rapper para o modelo Atmos, da Air Max, primeiro colab mundial. As filmagens aconteceram na ocupação artística do Ouvidor, localizado no centro de São Paulo.

Com o Metanol, coletivo composto por DJ’s e artistas visuais foi filmado todo o processo criativo dos artistas, as mixagens e as projeções visuais no espaço de trabalho que eles ocupam. Além disso, a O2 Filmes também acompanhou e filmou a festa ao vivo, que aconteceu dentro de um galpão, numa residência artística em São Paulo.

 

Com quem quer conversar essa campanha? 

Torriani - A campanha conversa com os jovens brasileiros em geral, que atualmente tem muita atitude e vontade de fazer as coisas acontecerem, por este motivo focamos  neste movimento cultural com os artistas convidados.

 

Em que mídias será vista, e que abrangência terá? É Brasil ou será usada em outros países?

Torriani -  Instagram dos artistas participantes e instagram da marca, com uma abrangência mundial.

 

Como foi a interação com a agência de publicidade, e como cada uma atuou, e colaborou para o resultado final? 

Torriani - Estavámos todos alinhados, tanto a agência R/GA, quanto a Nike e principalmente a produtora O2 Filmes. Eu e a equipe toda participamos de um processo colaborativo. Desde que recebi o briefing, conversamos e alinhamos os detalhes todos juntos, analisando a melhor forma e maneira mais verdadeira e transparente para execução do projeto. Na realidade foi uma parceria do inicio ao fim, onde todo mundo teve um papel importante e agregou em algum momento.

 

Qual foi a sua contribuição como diretor? 

Torriani - Acho que a minha contribuição foi significativa no sentido de juntar pessoas de áreas distintas. Por exemplo, trabalhei com três diretores de fotografia, que é algo inusitado para o mercado. Cada profissional usou a sua própria linguagem de uma forma muito natural e depois juntamos todo o material, que se encaixou perfeitamente. Eu fiquei orgulhoso do time que participou e acreditou no projeto, aquela ideia do consciente coletivo, um formato que acreditamos e que as marcas atualmente estão preferindo. Elas estão optando por produções que tenham essas características. E na parte cinematográfica, eu inseri a minha linguagem artística e estética.

 

Nike Rebels on Air Vol.III Dir. Cut: 

 

Qual a sua visão dessa campanha, dentro do universo da Nike, de uma maneira geral? Como ela se insere no universo da marca como um todo? 

Torriani - Eu acho que as marcas estão cada vez mais procurando uma linguagem mais natural e verdadeira, com produções que ganham novos formatos, muito mais dinâmicos e reais. Essa foi a dinâmica que a Nike estava procurando para esta campanha e conseguimos imprimir, obtendo um resultando muito satisfatório para a marca, agência e produtora.

 

Segundo o release do trabalho, para você a maior riqueza é trabalhar com pessoas distintas, dando liberdade para que toda a equipe mostre seu talento. Esse seria o seu estilo, como diretor? É assim que você prefere trabalhar? 

Torriani - Meu estilo como diretor, é que eu sou uma pessoa muito envolvida em todas as partes do processo. Desde a concepção, desenvolvimento e finalização, eu acabo sempre participando de tudo, do começo ao fim. Eu acredito muito em juntar talentos e corações para fazer o mesmo projeto e atingir o mesmo objetivo. Essa questão de fazer e crescer juntos, porém com estilos distintos, só agrega a produção. A ideia é sempre unir a equipe e deixar o trabalho fluir naturalmente.

 

Nike Rebels on Air Vol.IV Dir. Cut:

 

 Qual o seu histórico com a Nike para além da publicidade? 

Torriani – Este é meu terceiro projeto com a marca. Mas há algum tempo atrás, eu tive uma loja de roupas e neste período eu estabeleci uma relação com a marca. Depois eu comecei a trabalhar com áudio visual e meu primeiro filme como diretor de arte foi com a Nike. Na ocasião, eu fiz um filme que tinha uma locução do piloto Ayrton Senna, que foi veiculada na época da Copa do Mundo de 2014, que aconteceu aqui no Brasil. No ano passado, a Nike me chamou para fazer a direção de cenas do filme “Quebre seus Limites”:  a campanha tinha um formato digital e foi veiculada no Youtube. Com isso, a relação se fortaleceu e criamos uma parceria. Eles conhecem meu trabalho e sabem como eu sou entusiasmado para fazer as coisas acontecerem. Acredito que é uma relação que vai perdurar.

 

 

 

 

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