Marçal Neto

A Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) promoveu na terça-feira (8), em São Paulo, um evento de warmup para o D&AD. Este ano, o festival acontece entre 21 e 23 de maio em Londres e conta com o apoio da Film Brazil, projeto de internacionalização da Apro junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A proposta do evento era reunir jurados e participantes brasileiros do festival para que pudessem compartilhar suas expectativas para o festival.

“O D&AD segue sendo extremamente respeitado e reconhecido pelos criativos do mundo pelo seu comprometimento o alto nível criativo dos trabalhos, além dos vários programas para iniciantes, de suas masterclasses para profissionais e de programas de inclusão junto a universidades. E traz esse ano a categoria Craft sozinha. Indo de ilustração a para filme, direção para tipografia em Design e em propaganda”, aponta Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil e integrante do Conselho Consultivo Global do D&AD.

Marçal Neto

“Tanto nas premiações quanto em nossos programas de aprimoramento profissional e de incentivo a novos talentos, o D&AD sempre reconheceu a qualidade da comunicação brasileira. A parceria com a FilmBrazil reflete a natural importância de difundir parâmetros de excelência criativa. São parâmetros que de fato podem contribuir com melhores resultados de produção audiovisual e com o consequente fortalecimento da imagem do Brasil no mercado internacional”, completou Brandão.

A FilmBrazil apoia o festival e levará um grupo de produtoras brasileiras associadas ao evento londrino. Também irá promover sessões de screenings em algumas agências locais de Londres e um evento de relacionamento no dia 19 de maio, restrito aos jurados do festival e players do mercado londrino.

Marianna Souza, presidente-executiva da Apro, reiterou a importância desta parceria com o festival. “O D&AD é parceiro da FilmBrazil na curadoria do WHEXT, o nosso festival dedicado à produção audiovisual publicitária e, desde a primeira edição, em 2017, vem trazendo mentores do próprio D&AD, da London Film Academy, promovendo uma serie de Master Classes para o nosso mercado”.

Estiveram presentes os seguintes jurados: Felipe Mansur (Alice Filmes), Gisela Schulzinger (Haus), Laura Esteves (VML/Y&R),  Marcelo Nogueira (AlmapBBDO), Mariana Sá (Rede Globo) e Roberto Coelho (Satélite Áudio).  Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, integrante do Conselho Consultivo Global do D&D, participou do encontro como representante da organização e fez uma apresentação sobre o festival.

Neste ano, serão 13 os brasileiros na banca julgadora do D&AD. São eles:

  • Andre Sallowicz, diretor de criação da agência Adam&EveDDB (Londres), integrante do júri de Direção de Arte;
  • Andrea Hirata, VP de mídia da agência Leo Burnett Tailor Made (São Paulo), integrante do Júri de Mídia;
  • Bianca Guimarães, VP e diretora de criação da agência BBDO (Nova York), integrante do júri de Direção de Cena
  • Carmela Soares, diretora de criação da agência ClemengerBBDO (Melbourne/Austrália)), integrante do júri de Digital Marketing
  • Erh Ray, sócio e coCEO (Chief Executive Officer) da agência BETC (São Paulo), integrante do júri de Mídia
  • Felipe Mansur, diretor de cena e sócio da produtora Alice Filmes (São Paulo), integrante do júri de Direção de Cena
  • Gisela Schulzinger, sócia da agência de design Haus (São Paulo), integrante do júri de Packaging Design (Desgin de Embalagens)
  • Laura Esteves, diretora de criação da agência VML/Y&R (São Paulo), integrante do júri de Marketing Direto
  • Marcelo Nogueira, diretor de criação da agência AlmapBBDO (São Paulo), integrante do júri de Film Advertising (Filme Publicitário)
  • Mariana Sá, diretora de criação da Rede Globo (São Paulo), integrante do júri de Creativity For Good (Criatividade para Causas Sociais)
  • Ralph Karam, diretor de criação da produtora Le Cube (São Paulo), integrante do júri de Animação
  • Roberto Coelho, sócio-diretor da Satélite Áudio (São Paulo), integrante do júri de Sound Design and Use of Music
  • Sergio Gordilho, Copresidente e CCO (Chief Creative Officer) da agência Africa (São Paulo), presidente do júri de Press & Outdoor (Mídia Impressa e Mídia Exterior)