curta-metragem “Reencontro”, produzido pela produtora paulistana La Casa de la Madre para a Latam, foi selecionado para ser exibido e competir no 21º LA Shorts International Film Festival, entre 2 e 10 de agosto, em Hollywood, Los Angeles. O festival é credenciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e os vencedores são elegíveis para a nomeação ao Oscar, além de serem qualificados oficialmente para os prêmios de curta-metragem do BAFTA (British Academy Film Awards).

Poucos trabalhos de branded content costumam ter carreira fora das categorias tradicionais destinadas ao formato, e cada vez mais festivais criam suas próprias categorias, segundo explica a especialista Patrícia Weiss, presidente no Brasil da Branded Content Marketing Association. Segundo ela, o que é “comercial” muitas vezes é visto, de fora, como “intrusivo”. 

” O Tribeca Film Festival já incluiu a categoria há dois anos, assim como o Sundance. A tendência é expandir e acontecer em outros também”, observa.  

 Com roteiro de André Castilho e direção de Jorge Brivilati, especialistas em storytelling, o filme já foi premiado em 2016 com ouro no Ciclope Festival. 

 “Quando peças originalmente criadas para a comunicação de marcas ganham espaço em festivais de cinema, principalmente em uma categoria não segmentada, é a prova de que o storytelling bem feito reverbera mais. Este é um bom sinal, porém ainda escasso em nosso mercado, que muitas vezes se contenta com a velha fórmula da propaganda apenas disfarçada de entretenimento”, diz Castilho.

Outro projeto de branded content que fez carreira fora da sua própria categoria foi o feature film Lo and Behold, projeto da Pereira & O’Dell para a Netscout, dirigido por Werner Herzog que entrou na mostra oficial do Sundance e ganhou o mundo.

“É uma conquista para o mercado inteiro quando alguém consegue elevar o serviço publicitário a um produto de entretenimento. É o único futuro possível, e os pioneiros que estão fazendo hoje, merecem todo o reconhecimento do mundo”, observa PJ Pereira, criativo e sócio da Pereira & O’Dell. 

 A campanha da Latam foi lançada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, marcou a mudança da companhia de Tam para Latam.

“Esse trabalho foi todo pensado para ser uma produção de cinema, apesar de estarmos atendendo os valores de uma marca. Isso mostra a maturidade da empresa em não querer se sobressair à história do filme e em dar liberdade autoral para que pudéssemos trabalhar”, observa Castilho.

 Com 15 minutos de duração, o curta-metragem mostra o reencontro de Pedro com os avós depois de muito tempo . Juntos, neto e avô viajam para assistir aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e o jovem descobre que o avô foi um grande atleta de remo.

Confira: