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Não é comum, mas pode ser considerada uma vantagem competitiva quando uma mesma produtora cuida tanto da imagem como do som de um filme publicitário. Esse é o caso da Dreambox, produtora especializada em formatos digitais fundada em 2011 pelos irmãos Daniel e Guilherme Picolo, cineasta e músico, respectivamente. “Desde o início, a gente reuniu as nossas especialidades e o nosso core business virou filme e música. Acaba sendo o nosso diferencial”, conta Guilherme.

A Unilever foi o primeiro grande cliente em publicidade digital. “Pegamos uma sequência grande de vídeos da plataforma Recepedia, da Unilever, que a gente faz até hoje”, lembra Guilherme. Eles citam que branded content, webséries e o uso de influenciadores nos filmes têm sido os trabalhos realizados com mais frequência.

Daniel afirma que outro diferencial da produtora é o preço, possível graças a sua estrutura reduzida – a produtora possui atualmente 11 funcionários fixos e trabalha com diretores freelancers. “Os nossos preços são muito adequados ao meio digital. A gente não pede orçamentos milionários, a gente pede orçamentos que são 50% mais baratos. A nossa equipe é menor, a gente só trabalha com jovens. É um diferencial poder oferecer o filme, com um tratamento de áudio e uma trilha original, que é supercara”.

Para os sócios, o processo tende a ser mais assertivo. “Em geral, criamos tanto o áudio quanto a trilha para um mesmo trabalho. Até mesmo quando o cliente não pede, a gente faz. Grande parte dos clientes não entende, por isso que o nosso conceito é filme e música”, destaca Guilherme. “Mas ainda temos de trabalhar a cabeça dos clientes para eles entenderem que fazemos os dois. Às vezes, é necessário que eles vejam a nossa estrutura, que temos os dois estúdios no mesmo local”.

Daniel afirma que 2015 foi o melhor ano da Dreambox, apesar da crise. “O ano foi bom para a publicidade digital”. A produtora cresceu 16% e conquistou clientes como a DM9DDB, com quem assinou a produção de imagem e som para a websérie Collections, para a Tok&Stok. Foram nove minidocumentários que retrataram o processo criativo de artistas parceiros da loja de decoração, como o cartunista Mauricio de Sousa. A Dreambox também trabalha em parceria com as agências Riot e CuboCC e já atendeu clientes como Unilever, P&G, BRFoods, Renault, Pepsi, Cielo e Mapfre. Para 2016, a expectativa de crescimento é de 20%.