Fazer entretenimento é o principal filão da O2 desde que foi criada no começo dos anos 1990. A produtora de Fernando Meirelles é conhecida por longa-metragens como Cidade de Deus e Ensaio Sobre a Cegueira, além de dezenas de séries como Filhos do Carnaval (HBO) e Felizes para sempre? (TV Globo).

Nos últimos anos, diante da aproximação natural do cinema com outras telas e formatos, além da popularização de serviços por streaming e canais no YouTube, a produtora também tem ampliado seus negócios no segmento publicitário. Em 2018 foram produzidas 1.204 peças de publicidade e a tendência é que os números sejam superiores neste ano. A área de propaganda é tão representativa que já responde por 52% das receitas da O2. “Os formatos aumentaram. Enquanto há até pouco tempo fazíamos apenas um filme de 30 segundos, hoje tem muita demanda de novas entregas e ramificações do mesmo projeto. São adaptações mais complexas, não são apenas reduções de tempo do filme ou do formato. Adaptamos a linguagem para todas as telas”, ressalta Rejane Bicca, diretora de atendimento da área de publicidade da O2.

A executiva explica que os anunciantes estão buscando novas abordagens para suas mensagens e que o entretenimento tem sido um caminho para engajar e criar fãs da marca. É o caso da Ambev, que há oito temporadas investe na websérie Quase Numa Boa, produção da O2, com veiculação exclusiva no canal da Antarctica no YouTube. O projeto é uma criação da agência AlmapBBDO e traz no elenco nomes do humor como Rafael Portugal e Eduardo Sterblitch. “A adaptação para a internet mudou. Antes se pensava no formato, mas nem tanto no conteúdo, então a peça como um todo não era tão interessante. Agora as marcas buscam cada vez mais essa cinematografia para agregar. Essa ideia de ter uma verba super-reduzida para campanhas na internet já se foi. Há uma busca por um material com identidade própria”, destaca a executiva.

Outros projetos para o digital seguem o mesmo caminho de investimento em uma grande produção. Para o lançamento da Pajero Sport, em abril deste ano, a Mitsubishi Motors convocou o diretor Fernando Meirelles, o fotógrafo Sebastião Salgado e o maestro João Carlos Martins para assinarem a direção, fotografia e trilha da campanha. O filme Lenda das Lendas teve criação da Ampfy e foi um dos assuntos mais comentados pelo ineditismo de reunir grandes nomes do cenário internacional das artes. Segundo Rejane, a tradição da O2 no mercado publicitário começou com o próprio Meirelles, que dirigiu uma série de filmes nos anos 1990. O DNA hoje é compartilhado com o time de diretores da produtora. “A O2 nasceu contando histórias e fazemos isso até hoje. O mercado publicitário mudou um pouco, desde lá atrás quando o Fernando começou com campanhas de texto e humor. Hoje temos a questão mais forte da estética cinematográfica. Mas a gente continua querendo e amando contar histórias”, ressalta.

Às vésperas do lançamento do longa The Two Popes, estrelado pelos atores Jonathan Pryce e Anthony Hopkins, a O2 consolida a imagem de produtora de entretenimento, independentemente da plataforma. O filme dirigido por Meirelles estreia em setembro, na Netflix. Fazendo um balanço sobre todas as áreas de atuação da produtora, Rejane tenta resumir o propósito da empresa: “a gente faz do gif a abertura das Olimpíadas. Imagina o range de nossos serviços. A gente entrega o que fazemos de melhor, que é contar histórias”.