Tigre 75 anos depois

A Talent Marcel usa o elemento humor nas campanhas publicitárias da marca de tubos e conexões; anunciante está na carteira de clientes da agência há 17 anos

Fabricante de tubos, conexões e acessórios para a construção civil, a Tigre está celebrando 75 anos de atividades. Um dos projetos para destacar a data é o livro “Construindo o futuro”, um trabalho de pesquisa do romancista Ignácio de Loyola Brandão que inclui a gestão de Rosane Maria Fausto Hansen, que assumiu o comando do negócio após a morte do marido Cau, filho do fundador.

A campanha “Construindo um mundo melhor” enfatiza a data. O flight de dois filmes insticionais, que detalham a trajetória iniciada em 1941, teve início no Canal Discovery na primeira semana de agosto. O projeto ainda inclui oito “pílulas”, que tratam de problemas diversos numa residência, como infiltração e mofo, fuga de energia, mau cheiro no banheiro, cuidado com esgoto, gás, água quente, poluição sonora e dengue.

O aniversário também contempla o lançamento do aplicativo “Para toda a obra” com tutoriais de profissionais da região do interessado e dicas de faça você mesmo. A nova versão de portal tem como propósito materializar o slogan “Uma só Tigre”. Ou seja, integrar arquitetos, engenheiros, compradores e profissionais de obras. “Pela primeira vez as pessoas encontrarão os negócios e soluções Tigre organizados em uma única plataforma, de maneira integrada e rapidamente acessível, para todos os públicos”, explica Thomas Karsch, gerente de marketing corporativo do grupo. Ele acrescenta: “Conectamos clientes aos melhores profissionais. Esta é uma iniciativa sem fins lucrativos da marca líder de mercado que vai contribuir para o desenvolvimento de todos os envolvidos com uma obra, seja ela reforma ou uma nova construção”.

Cliente da Talent Marcel há 17 anos, a Tigre é inovadora também na sua comunicação. Fabricante de produtos que poderiam ser tratados como commodities, buscou uma linguagem ousada para estabelecer conexão com seus consumidores. Com faturamento anual superior a R$ 3 bilhões, a Tigre é uma multinacional brasileira com 13 fábricas no Brasil e nove no mercado externo.

 Como será a comemoração dos 75 anos de atividades do Grupo Tigre?

- Para comemorar a data, desenvolvemos ações direcionadas ao público externo e interno. Uma delas é o aplicativo “Para Toda a Obra”, que disponibiliza indicações de bons profissionais, como instaladores, eletricistas, encanadores e tutoriais do tipo “faça você mesmo”. A plataforma traz busca detalhada por perfis de trabalhadores e regiões de atuação. Esse aplicativo faz parte do “Mundo Tigre”, nosso programa de relacionamento e desenvolvimento profissional.

 Como a criatividade publicitária ajuda uma marca que produz um a linha de produtos áridos a se diferenciar no mercado e a se conectar com seus consumidores?

- Na verdade, hoje oferecemos produtos muito diferentes. Além de tubos e conexões, produzimos ferramentas para pintura, portas, janelas, acessórios sanitários, caixas d'água etc. Entregamos soluções completas para os nossos públicos consumidores. Por isso, o slogan "É Tigre pra toda obra". Ao longo da nossa história reunimos campanhas de sucesso, sempre apostando na ousadia, no bom humor e na criatividade.

 O humor faz parte da linguagem da Tigre?

- Brincamos com o momento importante que é passar por uma obra ou manutenção e replicamos situações já conhecidas pelas pessoas – aspectos que tornaram nossas ações de comunicação muito lembradas.  Também buscamos criar campanhas com personagens e bordões memoráveis. Além disso, não temos medo de mudar o ‘capítulo’ - mesmo quando ele ainda está dando certo.

 O que é básico para a comunicação da marca?

- A ideia é sempre rejuvenescer a comunicação da categoria, fazendo com que a Tigre exerça seu papel de líder do setor. Aliás, a comunicação tem um papel fundamental na construção dessa liderança. 

 Poderia detalhar o novo portal institucional?

- Ele integra de forma clara e funcional todos os nossos negócios. Pela primeira vez as pessoas encontrarão os negócios e soluções Tigre organizados em uma única plataforma, de maneira integrada e rapidamente acessível, para todos os públicos.

 A celebração também inclui a edição de um livro histórico?

- Sim. Lançamos um livro que conta a história da família Hansen, fundadora do Grupo Tigre. Além de expor o novo momento da companhia, sob liderança de Felipe Hansen, neto do fundador da Tigre, a publicação aborda a força da marca, seu pioneirismo na propaganda e bom relacionamento com o cliente. Outra ideia desenvolvida para comemorar a data e fortalecer o conceito “Um mundo melhor está em obras”, slogan institucional do Grupo Tigre, foi a parceria com o canal por assinatura Discovery. Foram desenvolvidos vídeos que trazem dicas para o consumidor agir de forma mais consciente e sustentável.

 

Divulgação
A campanha começou no Discovery? Qual é o tom?

- O projeto desenvolvido pela Tigre em parceria com o canal Discovery se chama “Construindo um Mundo Melhor”. Ele é composto por dois filmes institucionais, que contam a história de 75 anos da Tigre, e oito “pílulas”, que tratam de problemas diversos numa residência, como infiltração e mofo, fuga de energia, mau cheiro no banheiro, cuidado com esgoto, gás, água quente, poluição sonora e dengue. Os dois filmes institucionais já estão no ar desde agosto  e os demais vídeos devem ser exibidos nas próximas semanas. Esta iniciativa tem como objetivo contar um pouco do que fazemos na Tigre para ajudar a construir um mundo melhor. Afinal, estamos presentes nas vidas das pessoas através do fornecimento de água ao saneamento, além de outras coisas.

 O que é essencial para o branding da marca Tigre?

- O foco principal da nossa comunicação é atingir todos os públicos envolvidos em torno do produto. Fazemos ações com lojistas e vendedores (treinamentos e Mundo Tigre, um programa de relacionamento); para os profissionais da obra (cursos, fóruns, canal de dúvidas, vídeos tutoriais, eventos de relacionamento e sala de aula itinerante); e para o consumidor final (campanhas de rádio, TV, mídias sociais e ativação no PDV). Além disso, exploramos com intensidade e consistência os mais diversos pontos de contato com os públicos influenciadores, consumidores da marca e dos segmentos em que atuamos. 

 Poderia mostrar os números da Tigre?

- O grupo possui 22 unidades fabris – sendo 13 no Brasil e nove no exterior. Estamos presente em mais de 40 países e contamos com sete mil funcionários. Além de tubos e conexões, também fazem parte do portfólio as marcas Claris Tigre (esquadrias de PVC), Tigre Ferramentas para Pintura e Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem). O faturamento anual do Grupo é superior a R$ 3 bilhões e, desse total, investimentos aproximadamente 3% em marketing. Nosso portfólio possui mais de 15 mil itens e lançamos mais de 500 produtos por ano.

 

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