A disputa de verba entre shoppings e demais meios

OOH

Hoje o meio OOH está cada vez mais diversificado, proporcionando uma variedade de possibilidades ao anunciante. Dentre eles temos o meio shopping center, com opções de totens e painéis de led e vídeo wall, de alta definição e grandes formatos.

A principal vantagem oferecida por esta mídia é a grande possibilidade de ações de comunicação serem convertidas em vendas em curto prazo de tempo, considerando que o consumidor, estando em um Shopping Center, já está no ponto de venda e pré-disposto ao consumo, estando mais suscetívela mensagem publicitaria.

Segundo a empresa OOH Industry Report :

1)     A mídia em shoppings centers impacta 36 milhões de pessoas/mês e existe uma variedade de público e faixa etária, além do grande impacto nas classes A, B e C. 

2)     Deste público, 55% utiliza redes sociais para compartilhar informações sobre o anúncio; 70% declara que os anúncios influenciam no momento da compra; 58% pesquisa na internet mais informações sobre o produto / serviço anunciado.

Segundo a SPEX SP :

3)     81% dos consumidores decidem a compra no ponto de venda

4)     A média de permanência em shoppings é de 74 minutos

5)     A percepção da publicidade é 90% inconsciente

6)     A publicidade tem um contato direto com o consumidor

7)     43% dos visitantes efetivam a compra

A mídia shopping possibilita o anunciante mensurar resultados de forma eficiente e instantânea, através de ações estratégicas como “compre e ganhe” , “ofertas especiais” e “stands promocionais”, além da possibilidade de atingir seu público alvo selecionando os shopping mais adequados a este público, conforme sua localização.

Rubens Nigro diz que “o meio é muito eficiente para acompanhar a estratégia de comunicação do anunciante. Podemos trocar a peça publicitária do cliente conforme sua necessidade de comunicação em 01 mês, 15 dias, 07 dias e até mesmo a cada 01 dia. O meio shopping vem crescendo sua participação e seus investimentos em tecnologia. A Led Channel trabalha com Painéis Video Wall além dos painéis digitais de Led ( DOOH ) em grandes formatos, o que proporciona alto impacto visual. Em um único painel podemos ter até 10 anunciantes que são expostos em rodizio com filmes de 15” cada.

Ainda segundo Nigro, “o anunciante pode oferecer o mesmo filme que será veiculado na TV e a Led Channel se responsabiliza pela adaptação do filme para as especificações de formato do painel, e até mesmo a criação do filme, caso o cliente não tenha. Basta enviar o briefing e a peça é produzida.”

Além dos painéis instalados no interior dos shoppings em áreas estratégica de grande fluxo, alguns deles também possuem o que chamamos de Painéis Vitrine, ou seja, painéis que são instalados dentro do shopping, porém, com sua face voltada para o lado exterior ( ruas, avenidas, viadutos, etc ). Com isso, atingimos não somente o publico que transita dentro do Shopping como também todo o fluxo externo.

“O meio DOOH está avançado tecnologicamente e em breve poderemos ter o perfil de cada pessoa impactada pelo painel, através de um sensor de leitura facial. Teremos como identificar o sexo, a faixa etária aproximada, se o consumidor está triste ou alegre, enfim, ferramentas que contribuirão ainda mais para que o anunciante tenha a menor dispersão possível em sua comunicação” c-omenta Nigro. Hoje os anunciantes recebem o cheking da campanha através de fotos diárias que comprovam a veiculação de sua campanha no período determinado.

 

*Sócio diretor da Led Channel, empresa especializada em mídia digital em shoppings centers

 

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