A Pirelli conta sua história recente por meio da publicidade, no recém-lançado livro “Publicidade com P Maiúsculo”, publicado pela editora italiana Corraini Edizioni e editado pela Fundação Pirelli. Com mais de 800 imagens, a obra cobre desde a década de 1970 até os anos 2000, retratando a evolução de suas estratégias, técnicas e formas.

 

Em suas 448 páginas, o livro traça um panorama de como a publicidade evoluiu nos últimos anos, do analógico ao digital, e o protagonismo da Pirelli em campanhas que ficaram para sempre na memória do público.

 

A obra começa mostrando os trabalhos da Agenzia Centro, um ótimo exemplo de house agency, que reuniu nomes célebres como Pino Tovaglia, Salvatore Gregorietti, Derek Forsyth, Gerhard Forster e François Robert.

 

Já nos anos 1990, pode-se ver uma mudança de paradigma, com a entrada de grandes agências internacionais e a criação de campanhas globais, com a utilização de celebridades do mundo do esporte e do cinema, como Sharon Stone, Carl Lewis e Ronaldo. A foto de Carl Lewis usando sapatos de salto alto, feita por Annie Leibovitz, que também já assinou o prestigiado Calendário Pirelli, com o slogan “Potência não é nada sem controle”, de 1994, se tornou um dos grandes ícones da história mundial da publicidade.

 

Disponível em inglês e italiano, o livro também será comercializado como e-book, além de contar com um site (advbook.fondazionepirelli.org) e um web app acessível via QR Code.