Adeus ao ícone

Luis Sales foi um dos grandes nomes da propaganda brasileira das últimas décadas

Luiz Sales, falecido no dia 22, em São Paulo, aos 83 anos foi, ao lado do irmão Mauro Salles (o “l” a menos no nome de Luiz foi um erro do escrivão na hora do registro da certidão de nascimento) um dos nomes mais representativos da propaganda brasileira das últimas décadas. Desde o ano 2000, ele era sócio da consultoria SPGA, que fundou ao lado dos também publicitários Alex Periscinoto e Sérgio Guerreiro e do jornalista Walter Fontoura (falecido em julho). Desde então, a SPGA se destacou no ramo de seleção de agências, além de prestar serviços de counseling a presidentes de empresas como Vale, Santos Brasil, Votorantim, Basf e Bradesco, entre outras.

Luiz era formado em engenharia agronômica, mas desde jovem se interessou pela publicidade. Fundou ao lado do irmão em 1966 a Mauro Salles Publicidade, que incorporou a Inter-Americana em 1968, passando a se chamar Salles/Inter-Americana. Ele presidiu a agência por mais de duas décadas, quando ela era uma das primeiras do ranking brasileiro. Nesse período, foi presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap).

No ano 2000, a família Salles concluiu a venda de 100% da agência para a DMB&B, do grupo multinacional BCom3, que em 2002 foi comprado pelo Publicis Groupe. Como consequência, no Brasil a Salles se fundiu com a Publicis Norton, dando origem ao que é hoje a Publicis Brasil.

Habilidoso em lidar com crises, Luiz Sales fundou, em 1995, a consultoria LMS para assessorar empresas e oferecer aconselhamento a lideranças envolvidas em decisões corporativas complexas, em projetos confidenciais ou em processos de mudança. Foi sua empresa que intermediou a fusão das cervejarias Brahma e Antarctica, no final dos anos 90, que deu origem à Ambev.

Durante sua carreira, foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da ESPM, consultor da Febraban e do Bradesco, membro do Conselho Cultural da BR-Petrobrás e do Conselho do Pão de Açúcar, além de vice-presidente do Conselho da Fundação Bienal. Também atuou como diretor na TV Manchete.

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações