Como a publicidade mobile pode gerar vendas em loja física?

Digital

 

Criativos dinâmicos e geolocalização. É possível que você tenha ouvido sobre esses termos e talvez até já tenha sido impactado por essas tecnologias por meio da publicidade mobile. Mas você já parou para pensar como elas podem, de fato, estar presente no dia a dia dos consumidores e apoiar as marcas em seus objetivos de negócio? Imagine que você é proprietário de uma loja física e gostaria de atrair novos clientes para o seu estabelecimento de maneira rápida e assertiva, sem envolver mídias tradicionais. Como é possível atraí-los?

A primeira questão a se pensar é que o contexto e a relevância da mensagem são palavras de ordem. Cada vez mais se busca uma comunicação que faça sentido não apenas para um grande público, mas também no nível do indivíduo. O segundo ponto é que, com o crescimento de usuários 100% conectados em seus dispositivos mobile, torna-se ainda mais importante estar presente nessa plataforma. O terceiro ponto é levar em conta o momento em que o interlocutor será impactado para que o engajamento ocorra de forma natural, de acordo com sua localização, perfil e até mesmo o clima daquele dia. O uso da tecnologia de geolocalização, combinada com criativos dinâmicos, permite atingir o público certo, no lugar certo e em tempo real, permitindo traçar estratégias mais criativas.

 

Para tornar esse assunto mais palpável, compartilho com vocês o case “At Any Moment and Anywhere with Juan Valdez Coffee”, para a tradicional marca de café colombiana Juan Valdez. A ação tinha como objetivo reforçar os hábitos de consumo de café na Colômbia e oferecer aos consumidores uma experiência de aproximação e interação com a marca. A estratégia contou com o uso da tecnologia de criativos dinâmicos e geolocalização, levando em consideração o clima e o horário do dia para conectar os clientes e a marca. Por meio desta solução, os usuários eram impactados com mensagens customizadas, disparadas de forma automatizada de acordo com o local, hora do dia e a temperatura da região em que se encontravam. Por exemplo, quem estivesse em um local chuvoso e frio, recebia mensagens de ofertas de produtos quentes e assim por diante.

Além de acumular prêmios como dois Smarties no evento da MMA em Nova York e mais recentemente no IAB MIXX da Colômbia (categoria Real Time Marketing) e a indicação para o FAB Awards 2017 (categoria Efetividade), a campanha mostra que, além de impressões, alto engajamento e número de clicks, a publicidade mobile utilizada de forma estratégica tem enorme potencial para aumentar o número de visitas e até vendas em lojas físicas.

 

O case ainda reforça uma evolução e disruptura no formato display. Agora podemos dizer que ele ficou inteligente. O rastreamento de pixel, persistência na criação de ID e a navegação logada nos veículos possibilitaram o acúmulo de consumidores a ponto de criar experiências mais relevantes e específicas. Quando esses fatores passam a ser combinados com a localização e dados condicionais, como hora do dia e clima, significa um passo emblemático na jornada da publicidade em compreender a demanda dos usuários e consumidores.

 

Antes de planejar a próxima campanha de sua marca ou do seu cliente anunciante, que tal pensar nos efeitos que a combinação das tecnologias de geolocalização e criativos dinâmicos podem fazer pelo seu negócio? Ou vai esperar a mensagem da concorrência chegar antes? 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações