Ele tem sido amplamente adotado e é um dos maiores aliados das agências de publicidade. De acordo com o Latin America Digital Ad Spending 2019, do eMarketer, o investimento em anúncios digitais na América Latina deve atingir U$9,17 bilhões neste ano e as plataformas digitais corresponderão a quase um terço de todo o gasto com mídia. No Brasil, um levantamento do IAB Brasil revelou que, em 2017, o marketing programático correspondeu a 22,5% do faturamento do digital, equivalendo a R$ 3,3 bilhões. Em um mercado de constante mudança, estímulo e escolha, o desafio que permanece é o de se conectar da forma certa com o usuário certo com o anúncio certo no momento certo.

Nesse cenário, a MediaMath, observou alguns comportamentos e selecionou uma série de estratégias de sucesso que são aplicáveis em diversos cenários dentro das agências e que podem fazer a diferença. Mas, lembre-se: não existe fórmula mágica ou universal, mas sim o que funciona melhor para cada empresa ou marca.

Faça a sua parte para criar uma supply chain melhor

A supply chain digital atual está falhando tanto com os anunciantes quanto com os publishers, e muito mais com os consumidores. É necessária uma aliança entre os principais profissionais de marketing e agências, trabalhando com as empresas de tecnologia e os publishers certos, com os valores e objetivos certos, para construir essa nova linha de produção. A clareza é o primeiro passo, com foco na qualidade, independência, privacidade e controle são importantes pilares que todos podemos construir juntos.

 

Saiba o seu valor e mantenha-se competitivo

 

O que te diferencia das outras agências – seja a originalidade, o talento, o foco ou qualquer outra característica – é algo que deve ser usado, exposto e deve se tornar o seu carro-chefe. Isso também inclui reconhecer os talentos e recursos que você já possui e onde precisa investir para crescer e oferecer uma experiência ainda mais completa para seus clientes. Por exemplo: qual é o valor agregado que você oferece às marcas? Como os parceiros de tecnologia podem complementar a sua expertise e preencher as lacunas?

 

Comunique-se melhor

 

É importante que seus clientes (e futuros clientes) tenham um entendimento claro dos serviços oferecidos e contratados pela sua agência. Para isso, a comunicação e a transparência são imprescindíveis. São a confiança e a sinergia entre ambas as partes que vão permitir uma estratégia mais profunda e customizada que, por sua vez, trará os resultados desejados.

 

Melhore a experiência do consumidor

 

O consumidor é o ponto central de qualquer anúncio de publicidade e, por isso, deve ser a prioridade número um tanto da agência quanto do profissional de publicidade. É aqui onde a tecnologia e os dados da programática brilham mais intensamente: quanto mais você conhece sobre o usuário, melhor poderá criar experiências que vão engajá-lo e proporcionar uma melhor jornada do consumidor. Saber que um indivíduo é a mesma pessoa em todos os dispositivos, poder executar adequadamente o sequenciamento de anúncios e limitar a frequência entre canais e usar todos os dados à sua disposição da forma mais inteligente por meio do machine learning pode ajudar a proporcionar experiências de publicidade mais relevantes.

Identifique (novas) oportunidades

Tanto dentro da agência, como mencionei anteriormente, quanto nos anúncios. Às vezes o cliente não precisa de uma solução revolucionária, mas sim de uma revisão na forma como as coisas são feitas, ou até mesmo uma ferramenta voltada para um KPI ainda não explorado. Aqui, estratégia e pensamento criativo andam lado a lado com a tecnologia. Também, explore se você pode criar soluções e produtos feitos sob medida com os seus parceiros de tecnologia. Isso pode ajudar a resolver pontos problemáticos específicos do cliente e se tornar um diferencial da agência.

Use as ferramentas e inovações ao seu dispor

Ferramentas como marketing baseado em dados, a mídia correta, inteligência artificial e machine learning são peças essenciais para atingir o target certo da forma certa com o anúncio certo no momento certo. Com todas as quatro compondo a sua estratégia, é possível aprender cada vez mais sobre os hábitos, preferências e sentimentos dos consumidores, criando oportunidades de marketing nunca antes vistas.