O Brasil terá 18 jurados em Cannes neste ano, destes, 13 participarão pela primeira vez. O número é inferior ao ano passado, quando 21 jurados brasileiros participaram do júri do Festival. Por conta das mudanças realizadas pela organização do Cannes Lions – que envolvem a redução da duração do festival e a revisão das categorias – a seleção do júri também sofreu alterações. Algumas categorias passaram a contar com times mais reduzidos de jurados. A cada ano, o Estadão, representante oficial de Cannes no Brasil, auxilia a escolha da lista dos jurados, sugerindo os nomes de profissionais nas diversas áreas.

 

Antes do anúncio do Estadão, a organização do festival já havia divulgado a participação de quatro brasileiros: Fernando Machado, CMO do Burger King, que presidirá o júri de Creative Effectiveness; Saulo Rodrigues, diretor-executivo de criação da R/GA, como jurado de Digital Craft; e, na área de Health do Cannes Lions, Renata Florio (da Ogilvy Health & Wellness, de Nova York) e Bruno Rabello (da McCann Health) foram esc hidos para representar o Brasil nos júris de Pharma e Health & Wellness, respectivamente.

 

Confira a seguir quem são os jurados deste ano.

 

Alberto Lopes, sócio da Vetor Zero

Lopes se juntou aos seus sócios em 1989, três anos depois da fundação da Vetor Zero. É também produtor-executivo, responsável por relações públicas e desenvolvimento de estratégias comerciais da produtora – como a contratação e gestão da carreira de talentos, junto ao sócio
Sergio Salles, é responsável pela busca de parcerias e joint ventures (Vetor Zero/Lobo, em 1998) além da consolidação da empresa no segmento de produção de publicidade live action e ficção a partir de 2015 (Vetor Filmes).

 

 

Alessandra Sadock, diretora de criação da Artplan

Estudou comunicação visual na Escola de Belas Artes da UFRJ; typography, na Parsons School of Arts; e história da arte, na Faculdade da Cidade. Trabalhou na DPZ, MPM, GR.3, Propeg, Staff, Fischer, Young & Rubican, Tátil, McCann, Duda, F/Nazca e Artplan. Foi diretora de arte em todas as agências e está na Artplan há cinco anos. Prêmios: Cannes Lions (1Silver and 2 bronzes), Cannes Innovation Lions (Finalist), Cannes Health (shortlist), One Show, D&AD – Graphite Pencil Digital, Clio – Silver Digital, Webby Awards, NYF, FWA (Mobile of the Day), Epica Awards (2 bronzes), Communication Arts, Best Ads, Young Guns, El Ojo, Ad Age Creativity, Ad Stars – Silver Media, CCSP (estrela de prata e 20 anuários), CCRJ (Grand Prix), Prêmio Globo (Grand Prix), Prêmio Abril, Diretora do Arte do ano pela ABP.

 

Andrea Siqueira, diretora de criação da Isobar

Andrea Siqueira é diretora-executiva de criação da Isobar Brasil, uma agência full service, nativa digital, que faz parte da Dentsu Aegis Network.

 Andrea lidera a equipe de criação do escritório de São Paulo trabalhando para grandes clientes como Samsung, Walmart, Lego, Azul Linhas Aéreas e Accor.

 Em dois anos, ajudou o escritório a conquistar novos negócios e a liderar projetos relevantes, como Lego, “Play Stories”; Samsung, “Anitta Desafie Barreiras”; Azul, “Elas Lá Em cima”; e Samsung, “Tech Girls”.

 Antes de Isobar, Andrea foi diretora de criação da Agência Africa, JWT e Dm9DDB.

Ao longo de sua carreira seu trabalho foi premiado em Cannes, D&AD, Clio, Clio Sports, Festival Fiap, NY e quase todos os prêmios importantes no mercado publicitário brasileiro.

 Andrea também atuou como presidente do Innovation Jury no El Ojo de Iberoamerica 2017, como Júri no D&AD Festival, One Show Festival, Clio Festival, Wave Festival e em todos os principais festivais locais.

 Ela tem dois filhos, que esperam por ela todos os dias para ler uma história antes de dormir.

 

Bruno Abner, diretor de criação da W/McCann

Se há alguém que leva a palavra “Saúde” muito a sério este alguém é Bruno Abner. Graduado em arte, desde seu primeiro trabalho cria exclusivamente para clientes de saúde e bem-estar. Com mais de 50 marcas em seu currículo, múltiplos prêmios internacionais e 14 anos de experiência no mercado, ele está aumentando os padrões de criação da categoria no mercado brasileiro e latino-americano. Fanático por saúde, acredita que viverá mais de 100 anos. Veremos muitos dos seus trabalhos por um longo período de tempo.

 

 

Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive

 

Entre 2010 e 2017 atuou na agência Africa, sendo os quatro últimos anos como vice-presidente de criação. Foi considerado um dos 20 publicitários mais influentes do Brasil em 2015 e um dos 15 brasileiros mais influentes da internet no mesmo ano. Em 2016, foi eleito o segundo publicitário mais admirado por profissionais de marketing do país, na pesquisa realizada pela empresa espanhola Scopen. Moliterno se formou em publicidade e propaganda pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), mas iniciou sua carreira profissional aos 16 anos como caricaturista da revista Rock Brigade. Aos 17, se mudou para a Dinamarca para terminar o ensino médio quando teve seu primeiro contato com a internet.

 

 

 

Fabio Simões – diretor-executivo de criação FCB Brasil

Iniciou sua carreira como diretor de arte há 20 anos. Trabalhou por 11 anos na F/Nazca Saatchi & Saatchi, onde foi um dos pioneiros na implantação da área digital. Ele foi responsável por ajudar a desenvolver a área interativa da agência e por ajudar a integrá-la resto da agência. Em seguida trabalhou por dois anos como diretor de criação nas agências Saatchi LA e Team One – agência americana do grupo Saatchi com foco no mercado luxo. De volta ao Brasil, foi Head of Art da JWT, por três anos.  Já atendeu a clientes como Coca-Cola, Skol, Nike, Petrobras, O Globo, Claro, Carrefour, P&G, Unibanco, Toyota e Lexus, entre outros. Tem mais de 50 prêmios nos mais importantes festivais de propaganda do mundo, incluindo 30 Leões no Festival de Cannes. Formado em  administração pela FGV/SP, cursou também comunication design na Parsons School of Art & Design, em Paris, e engenharia na USP.

 

 

Fernando Guntovitch, sócio da The Group

Executivo de marketing e comunicação, com mais de 30 anos de carreira focada em live marketing, em 1995 fundou a agência The Group, focada em eventos, promoções e ativações de marca, que se tornou uma das maiores agências do Brasil dentro do segmento. Guntovitch foi por duas vezes chairman da Worldwide Partners, a maior rede de agências independentes do mundo, que conta com mais de 60 agências presentes em mais de 40 países. Por seis vezes, foi diretor regional Latam. Em seu currículo destacam-se os principais prêmios do mercado, como Colunistas, Marketing Best, Lusófonos, Caio e Ampro Globes Awards, entre outros, além de ter sido considerado duas vezes Empresário de Live Marketing do ano, pelo prêmio Colunistas.

 

 

Giovanni Vannuchi, sócio de Oz Estratégia + Design

Designer e arquiteto em uma das mais reconhecidas consultorias de marca do país, onde  vem desenvolvendo projetos para clientes como Kimberly Clark, Danúbio e Porto Seguro, entre outros. Conferencista e jurado em diversos eventos nacionais e internacionais. Foi um dos fundadores da ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos do Brasil, onde  foi diretor em diversas gestões. Foi um dos fundadores do Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem. Foi um dos fundadores  da Abedesign – Associação Brasileira das Empresas de Design, tendo sido diretor durante dez anos e atualmente faz parte do Conselho Consultivo. Integrante do Conselho Editorial da revista abcDesign. Professor convidado do Insituto Europeu de Design/São Paulo. Faz parte, como representante do Brasil, do Conselho Consultivo da Bienal Iberoamericana de Diseño, organizada por DIMAD – Diseñadores de Madrid e Fundación Diseño Madrid.

 

 

Kito Siqueira, sócio da Satélite Audio

É musico e produtor de som de São Paulo. Com seu amigo Roberto Coelho fundou a Satélite Audio em 2005, uma das produtoras de áudio mais premiadas no Brasil e no mundo. Com uma lista de trabalhos com grandes clientes e agências no Brasil e no exterior, como F/Nazca Saatchi & Saatchi, Almap/BBDO, DPZ, Talent Marcel, Wieden+Kennedy London and São Paulo, Ogilvy, FCB Brazil, McCann-Erickson SP e NY etc. E clientes como Itaú, Nike, Leica, Volkswagen, Ford, Getty Images, Under Armour, Honda, Coca-Cola, Vivo, Skol, Antarctica, Nissan, C&A etc. Prêmios: Gran Clio Audio 2015 e mais 7 Clios em Film, Radio, Original Music. Cannes Lions; Film Grand Prix, Best Use of Music Cannes, Best Original Music, Sound Design, Radio, Music Entertainment, Cyber.

Kito é saxofonista e arranjador da banda Funk Como Le Gusta.

 

Laura Esteves, diretora de criação da Y&R

Aos 21 anos, depois de se formar na PUC-MG e ser eleita Young Creative, Laura começou sua carreira na DM9DDB em São Paulo. Depois de 4 anos de trabalho, após ganhar uma concorrência global, ela pediu transferência para a matriz da agência, em NY, onde atendeu a clientes como Budweiser, Philips, Unilever e Johnson & Johnson. De volta ao Brasil desde 2009, Laura é a única diretora de criação mulher na maior agência do Brasil. E tem a oportunidade de trabalhar para muitas das maiores contas do país como Grupo Petrópolis, LG, Danone, Sanofi, Boheringer, EAD e outras. Além de Leões em Cannes, One Show e outros prêmios locais, Laura começou o ano fazendo o vídeo com mais visualizações da Vivo, maior empresa de telecomunicação do Brasil.

 

Patricia Bartuira, diretora de atendimento da FleishmanHillard Brasil América Latina

Será a representante brasileira no júri de PR do Cannes Lions 2018. Formada em publicidade e propaganda pela Universidade Mackenzie e pós-graduada na University of California – Berkeley e FAAP, Patricia trabalhou com marketing por alguns anos antes de entrar para a área de relações públicas, em 2001. Com ampla experiência no setor de tecnologia, Patricia trabalhou em empresas como Natura e nas agências Gaspar & Associados, MVL Comunicação, Agência Ideal e In Press Porter Novelli antes de ir para a FleishmanHillard.

 

 

Rodolfo Sampaio, sócio e CCO da Moma Propaganda

É formado em publicidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Começou sua carreira no Rio, onde trabalhou nas principais agências do mercado. Em 2005, se mudou para São Paulo, onde foi vice-presidente de criação da Publicis e, posteriormente, da DM9DDB. Rodolfo tem 19 Leões em Cannes, e, sob sua gestão, a DM9DDB conquistou o título de Agency of the Year, em 2009.

 

 

Saulo Rodrigues, executive creative director, R/GA São Paulo

Saulo lidera a R/GA São Paulo usando a criatividade para ajudar clientes no processo de transformação com o foco em inovação, design e tecnologia.

Com mais de 14 anos de experiência, Saulo sempre usou o design como ferramenta de conexão entre pessoas e marcas, criando produtos e serviços com experiências que tem o poder de mudar comportamentos e gerar negócios.

Seu trabalho já foi reconhecido em prêmios como: Cannes, Clio, One Show, D&AD, ADC, El Ojo e muitos outros.

Recentemente seu trabalho foi reconhecido em grandes prêmios como 2 Grand Prix no El Ojo e um Yellow Pencil no D&AD, entre outros, todos pelo trabalho do next, o projeto mais desafiador e inovador que pode fazer parte, a reinvenção de um banco: o next. Onde liderou o projeto desde o branding, interface design, product design, connected space, e também a campanha de lançamento.

 

 

 

Álvaro Rodrigues, CEO/CCO da Fullpack

Um dos publicitários mais premiados e influentes da sua geração.  Tem 23 anos de profissão e passagens pelas agências Africa (como VP de criação), Africa Rio (como presidente) e DM9 Rio (onde foi sócio-fundador e, também, VP de criação). Antes dos 6 anos dentro do Grupo ABC foi, durante 7 anos, sócio e presidente da Agência3. Trabalhou também como redator em agências como Ogilvy e FCB Brasil (em duas temporadas). Começou a sua carreira na Doctor, na época, uma boutique criativa carioca. Em sua carreira, já acumula 26 Leões no Festival de Cannes, além de troféus em vários festivais nacionais e internacionais, como 6 Lápis no D&AD, sendo o primeiro profissional do Rio de Janeiro a conquistar o D&AD. Também é premiado no Clio, Clio Music, ouro e bronze no The One Show, London International Awards, FIAP, El Ojo, FWA, Prêmio Abril, Profissionais do Ano TV Globo, Archive, Prêmio Colunistas, Clube de Criação de São Paulo e Festival de Gramado,  entre outros.

 

 

Paula Nogueira Lindenberg, vice-presidente de 
marketing da Ambev

Paula entrou na cervejaria em 2001 e teve diversas funções em marketing: diretora de marketing das marcas Brahma, Antarctica e do portfólio Premium de cervejas. Também foi diretora de marketing da empresa no Equador. Desde 2012, lidera a área de Insights global, incluindo a implementação do estudo de segmentação de bebidas alcoólicas, identificação de oportunidades globais de crescimento, definição de estratégia das marcas globais e desenvolvimento do pipeline de inovações. É formada em administração de empresas pela FGV e possui MB pela companhia.

 

 

Mariana Borga, diretora de criação da J. Walter Thompson Brasil.

 Durante sua carreira, Mariana passou por grandes agências como Ogilvy, Talent, Neogama e Giovanni+Draftfcb. Em 2006, foi trabalhar na Santa Clara, onde permaneceu por três anos. Em 2010, a profissional passou pela Young&Rubicam e, em seguida, foi para a F/Nazca. Durante sua trajetória, Mariana atendeu a clientes como Honda, Bradesco, Tramontina, Pilão, Olympikus e Alcoólicos Anônimos, entre outros, e seus trabalhos resultaram em conquistas de importantes prêmios do mercado publicitário. Entre eles, leões no Festival de Criatividade de Cannes e troféus no D&AD, One Show e Clube de Criação de São Paulo. Desde 2014 é diretora de criação na J. Walter Thompson.

 

 

César Toledo, diretor-geral de mídia da Tribal Worldwide

 É formado em publicidade pela ECA- USP e pós-graduado em gestão
de qualidade e produtividade empresarial (USP) e possui MBA em
gestão executiva pela FGV. Com 19 anos de experiência em MKT,
mídia e varejo/performance, liderou a unidade de brand commerce da Isobar Brasil. Na Tribal, comanda um time focado em construção de marcas e performance/ROI. César já trabalhou com marcas como Sky, Whirlpool, Fiat, Banco do Brasil, Jeep, Samsung, Bradesco, Coca-Cola, Citibank e Nívea.

 

 

Paulo Coelho, copresidente e CCO da DM9DDB

Paulo nasceu em 29 de fevereiro de 1976 – se não bastasse o mesmo nome do famoso escritor brasileiro, seu aniversário só acontece a cada quatro anos. Formou-se em comunicação social pela ESPM. Com mais de 18 anos de experiência em publicidade, começou na agência Africa desde o primeiro dia da agência, em 2002, como diretor de arte e diretor de criação. Em 2011, mudou-se para a Pereira & O’Dell, em São Francisco, como diretor de criação, sendo responsável pelos três primeiros Cannes Lions da agência, incluindo um título em Branded Content & Entertainment no primeiro ano da categoria. Voltou para a Africa como
diretor-executivo de criação, onde passou dois anos, antes de se juntar à equipe da Ogilvy São Paulo. Em setembro de 2015, chegou à DM9DDB como ECD (Executive Creative Director), contribuindo muito para a histórica vitória do Walmart em Cannes (a maior do país),
com 17 Cannes Lions em dois anos. No início deste ano, assumiu o comando da agência,
ao lado de Marcio Oliveira.