Nascida há 60 anos em Salvador, a Morya hoje está consolidada pelo perfil estratégico de comunicação voltado ao mercado nacional. Embora suas duas sedes não sejam vizinhas aos escritórios das grandes agências de propaganda instaladas na zona sul de São Paulo, a demanda do trabalho criativo que realiza, tanto em Salvador (BA) quanto em Porto Alegre (RS), cruza cada vez mais as fronteiras de estados e regiões. “Temos visão nacional e forte conhecimento local”, situa Cláudio Carvalho, sócio e presidente da Morya.

Ele explica que muitos de seus clientes ganharam corpo a ponto de poder expandir os negócios além dos limites do mercado no qual começaram a atuar. “Nesse movimento, passaram a necessitar de uma comunicação que desse mais amplitude às suas marcas”, diz. Trabalhar esse novo posicionamento estratégico constitui a base da entrega realizada pela Morya, como ilustra a campanha “Leia o Rótulo e Compare”, para a água de coco Obrigado (ver cases). Instalada no interior da Bahia, a empresa procurou a Morya ao traçar o plano de estar presente em todas as regiões do país. Em poucos meses, os resultados apareceram. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen, a Obrigado já alcançou um market-share de 3,9% em todo o país, tendo 3% do mercado do Nordeste, 5% em São Paulo Capital, 6% no interior de São Paulo e 10% no Rio de Janeiro.

A circulação do trabalho da Morya também segue uma via de mão dupla. Além de marcas regionais buscando presença nacional, a agência atende a conta da Mahogany, marca de cosméticos de São Paulo com lojas em dezenas de shoppings centers em todo o país, que buscou na Morya a expertise local para sua estratégia de expansão. “Temos um database aprofundado de mercados regionais, seja com pesquisas de hábitos de consumo e comportamento, ou em números de desempenho e potencial local”, diz Gustavo Queiroz, copresidente da agência.

A descentralização cria um intercâmbio de visões que também permite uma interlocução mais natural com o consumidor.  “Hoje temos inúmeras manifestações culturais e artísticas que não nasceram no eixo Rio-São Paulo, mas que se transformaram em manifestações de massa”, diz Fábio Bernardi, sócio e diretor da Morya no Rio Grande do Sul. Ele complementa, “é um fenômeno de descentralização que vemos em nível global: o Waze nasceu em Israel, o Spotify é da Suécia, o WhatsApp foi inventado na Ucrânia. Tem agências que não nasceram na Madison Avenue (Nova Iorque) ou em Londres. Posso citar a Wieden+ Kennedy, que é de Portland, a Pereira O’Dell, de San Francisco, a Crispin Porter, do Colorado, entre outras. A periferia está gerando ideias criativas. A diversidade do mundo faz isso, tanto que muitas grandes agências buscam mesclar suas equipes com  profissionais de várias origens, na tentativa de absorver essa riqueza cultural, e nós somos uma agência com essa diversidade que o Brasil tem”.

Lara Piccoli, sócia-diretora da Morya Sul, explica que, hoje em dia, as marcas vivem um paradoxo. Se por um lado são globais, sentem cada vez mais a necessidade de uma presença local. “Nós, na Morya, buscamos ter uma visão do todo, mas montada a partir de realidades regionais. É algo muito complexo, porque a gente sabe que não existe um lifestyle brasileiro, mas sim uma visão nacional baseada em cores locais. As campanhas nacionais muitas vezes vêm impregnadas com uma visão de São Paulo, que batem de
frente com as realidades regionais.” E a tendência, complementa, “é cada vez mais marcas nascerem em lugares diferentes que não apenas no centro.”

Ser uma agência nacional descentralizada permite a Morya atuar, também, em nichos de mercado. O Sicredi, maior sistema de cooperativa de crédito privado do Brasil, presente em 20 estados, recentemente lançou uma campanha com três abordagens diferentes, adaptadas às regiões onde foram veiculadas (sul do Brasil, Paraná e Mato Grosso do Sul). “O desafio foi criar do zero para cada praça, o conteúdo era o mesmo, mas a abordagem tinha de respeitar as características locais”, explica Bernardi.

“No Sicredi, são três níveis de pensamento de marca: o local, o regional e o nacional. Tem os patrocínios locais, de uma festa na cidadezinha, por exemplo, e os grandes patrocínios regionais, como a participação numa feira estadual. No plano nacional, já houve veiculação de campanha em TV a cabo e divulgação em redes sociais”, diz Lara.

Outro diferencial de se ter atuação nacional, mas presença local, segundo Bernardi, é o fato de os anunciantes quererem a proximidade física. Indo além da apresentação de uma campanha ou uma simples peça, o cliente, seja o diretor de marketing ou o dono do negócio, gosta de trocar idéias e pedir sugestões ao profissional da comunicação pessoalmente. “Isso não mudou, mesmo com todas as facilidades permitidas pelo on-line.”

O conhecimento descentralizado permite que o trabalho da Morya vá além da comunicação, participando da própria estratégia comercial do cliente. Recentemente, a agência criou uma estratégia customizada para a calçados Piccadilly, no qual diagnósticos específicos de comportamento e hábitos de consumo nos mercados de atuação da marca resultaram em sugestões de políticas comerciais locais.

Essa estratégia da Morya se estende por todos os serviços oferecidos aos clientes. Denise Marusiak, diretora de mídia da Morya Sul, explica que o acompanhamento do cliente é full service. “No Sicredi, por exemplo, fazemos o planejamento de mídia em todos os mercados em que ele atua”.

Outro bom exemplo de cliente com visão de negócio para o qual a Morya oferece a solução adequada é a rede de lojas Le biscuit. A empresa nasceu em Feira de Santana, no interior baiano, e hoje conta com 82 lojas em dez estados. “A Le biscuit não tem mentalidade de varejo local, mas nacional. Cresce ouvindo o consumidor sempre. Tem uma amplitude de pensamento muito grande, com um plano de expansão bastante desafiador, o que permite uma sinergia com tudo o que podemos oferecer de suporte”, diz Marcia Aguiar, diretora de Atendimento.

A visão descentralizada criou uma cultura de parceria, na qual o atendimento de uma conta pode ser compartilhado com outras agências. É o caso do cliente Ferreira Costa, o maior home center do Nordeste, com mais de 70 mil itens de varejo. Cristiane Rebouças, diretora de atendimento, conta que a empresa é de origem pernambucana, tendo sido fundada há 130 anos no Recife. Em 2008, abriu sua primeira loja fora de Pernambuco, em Salvador e, no ano passado, inaugurou filial em Aracaju (SE). Estas duas praças são atendidas pela Morya, porém, muitos trabalhos são feitos em parceria com a agência Ampla, do Recife. “Produzimos peças aqui que são veiculadas lá e outras vêm da Ampla para nós”, diz Cristiane. 

 Grupo ABC

A força da Morya está alicerçada também no fato de ser a única agência descentralizada que faz parte do Grupo ABC, o maior conglomerado de comunicação do Brasil e um dos maiores do mundo, pertencente ao grupo global Omnicom.

Várias ações já foram realizadas em conjunto: a Interbrand criou a nova logotipia do Sicredi. Recentemente, alguns clientes de grande porte do ABC (Itaú, Mitsubishi, Nextel) além do próprio Nizan Guanaes, estiveram em um evento de benchmark para o Sicredi. A Sunset, participando de workshop em um cliente da Morya, o lançamento da campanha nacional da Obrigado realizado na sede da Africa e a Tudo organizando a inauguração da agência do Sicredi na avenida Paulista, em São Paulo, são alguns exemplos. 

“Esse background passa por apoio de profissionais de primeiro time, por ferramental sofisticado, network para realizar ações, como o exemplo do benchmark para o Sicredi, que fazer parte do Grupo ABC permite. Oferecemos um tipo de entrega que dificilmente o cliente conseguiria sozinho ou com uma agência de porte regional”, diz Queiroz.

“Fazer parte do Grupo ABC oferece um suporte de criação talvez único no Brasil”, diz Bruno Cartaxo, diretor de criação. “Na campanha para a Obrigado, fui a São Paulo, e na sede da Africa tive orientação do Nizan, um dos maiores construtores de marca do Brasil, além de contar com todo o ferramental de pesquisa de que precisei”. Outro ponto forte, lembra Cartaxo, é o intercâmbio. Recentemente, um profissional da sua equipe fez um estágio de um mês na Africa, em São Paulo.

 

Diretoria de relacionamento

Criada há um ano, a diretoria de relacionamento é comandada por Verena Kirchhoff. Sua função, como ela define, “é cuidar do bom nome da Morya”. Quase que como um trabalho de compliance, Verena atua em duas frentes: externa, junto aos clientes, e interna. “Me preocupa saber se a pessoa que está conosco tem o perfil da agência, se está se comportando de acordo com a nossa cultura”. No compliance, a preocupação
com a ética é um princípio inalienável, garante ela. “Recentemente, ganhei um aparelho de TV num sorteio em um evento de cliente. Nós não aceitamos isso. Entregamos então a TV para uma instituição de caridade, com o conhecimento do cliente.”

Verena também dá consultoria ao cliente na área de comunicação. “Se ele precisa de uma assessoria de imprensa, nós a orientamos em tudo o que ela precisar saber sobre o cliente”. O benchmark realizado recentemente para o Sicredi, em São Paulo, foi organizado pela área de Verena. Mais do que a função tradicional do trabalho de Atendimento, ela resume sua atuação com a seguinte pergunta, que ouviu certa ocasião do ex-presidente Fernando Carvalho: “Eu iria aceitar isso que vou oferecer? Porque se achar que não, não vou adiante, porque não serve ao cliente.”

 

Digital

Danilo Pestana, diretor da área digital, comanda nove profissionais. “Nosso desafio é trabalhar a comunicação integrada, on e off. Muitos clientes não confiavam em agências digitais para trabalhar sua marca, assim como não confiavam em agências tradicionais para os meios digitais. Nosso desafio foi mostrar consistência na comunicação integrada”. Pestana lembra que quando Nizan esteve na inauguração da sede da Marina, disse, “não adianta ter nova sede se não se tem sede pelo novo”. E o bom desempenho faz Pestana afirmar que o digital é uma dessas sedes. “É um desafio que estamos encarando. Nossas quatro conquistas mais recentes são da área digital”. Entre os trabalhos que ele ressalta está a campanha “Liquida Bahia”, para o cliente Salvador Shopping, em que dois blogueiros, uma de moda e decoração e outro de tecnologia, utilizando o aplicativo Snapchat, iam descobrindo ofertas para os internautas. Os blogueiros perguntavam aos internautas o que eles queriam e buscavam os produtos com melhor preço.

 

Os três “Cs” da Morya

O DNA da Morya foi construído por meio de incursões fora do mercado de origem, desde que foi fundada, com o nome Publivendas, por Otávio de Carvalho, no dia 10 de julho de 1956, em Salvador. Mais tarde, seus irmãos Fernando (pai de Cláudio) e Gilda também comandaram a agência (ler seção Memória, nesta edição). Foi a primeira agência de propaganda brasileira de capital 100% nacional. Ao longo de sua história, já teve escritórios no Espírito Santo, Belo Horizonte e Brasília. Hoje, mantém estruturas próprias no Recife e em São Paulo e acordos operacionais em dez estados de norte a sul do Brasil. A sede em Salvador está localizada dentro da sofisticada Bahia Marina, próximo a cartões postais da cidade como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda. O endereço gaúcho fica no boêmio e gastronômico bairro Moinho de Ventos, em Porto Alegre. O nome Morya nasceu há cerca de cinco anos, inspirado no guru indiano El Morya, que tem como filosofia a transformação, a comunicação, a força e o poder. “O nosso princípio está baseado em três “Cs”: consistência, criatividade e consciência”, finaliza Carvalho.

 

DEPOIMENTOS:

“A Morya agrega muito para o Grupo ABC. Ela tem o DNA de Fernando Carvalho com a força de nosso Grupo. Hoje, por exemplo, o Brasil sabe que temos na Bahia uma agência capaz de realizar um trabalho nacional, reconhecido por todo o mercado,”
Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC

 

“Ao completar seis décadas de atuação, a Morya é exemplo de vitalidade criativa, o que a mantém como uma das agências mais importantes do mercado publicitário. Como clientes, percebemos no dia a dia o profissionalismo de sua equipe.”

 Roberto Alban

Presidente – FIEB (Federação das
Indústrias do Estado da Bahia) 

 

“Acho que na vida você vai aprendendo com quem te ensina coisas diferentes. Aprender mais do mesmo nunca é instigante. Quando eu entrei na Publivendas (não peguei a época da Morya) eu tinha muito mais a aprender do que a ensinar. Aprendi que boa propaganda tem um compromisso com o business do cliente. Se não for assim a gente é pseudo-artista. Boa propaganda é feita por bons publicitários comprometidos. E eu me comprometi com isso quando tive esse tempo com Fernando e Claudio Carvalho.”

Sérgio Valente

diretor – Globo Comunicação

 

 

“Congratulations Morya with first 60 years celebration. What I have noticed in the short time wor-
king with Morya is that Motivation and Creativity are the main dri-
vers expressed and seen from all employees. A highly professional management, specially Claudio, of course, his lathe father allowed this company to become a reference in Marketing. We from the Aurantiaca Group can only say, Obrigado.” 

Piet Door

CEO – Aurantiaca, Água de Coco Obrigado

 

“A Morya é uma jovem de 60 anos. Tem sido capaz de entender a evolução da comunicação, as profundas mudanças que o Brasil está passando e as transformações digitais que estão reinventando o nosso segmento. Se mantém, assim, atualizada e antenada, pronta para os desafios que a comunicação, em tempos tecnológicos, exige.”

Bob Wollheim

Head of Digital – Grupo ABC

 

“Nesses três anos de uma parceria de sucesso, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) reconhece a significativa contribuição da Morya Comunicação e Propaganda à comunicação da nossa empresa, para consolidar nossa marca, valores e objetivos. Atingindo nossos públicos com melhores ideias, linguagem inovadora, tem nos ajudado a alcançar conquistas e enriquecer nossas práticas de empresa responsável, sustentável e, sobretudo, em sintonia com a sociedade. À toda a Equipe Morya, parabéns pelos 60 anos de atividades, sucessos e importantes conquistas!”  

José Carlos Miranda

Presidente – Chesf

 

“A Morya é uma jovem de 60 anos. Tem sido capaz de entender a evolução da comunicação, as profundas mudanças que o Brasil está passando e as transformações digitais que estão reinventando o nosso segmento. Se mantém, assim, atualizada e antenada, pronta para os desafios que a comunicação, em tempos tecnológicos, exige.”

Bob Wollheim

Head of Digital – Grupo ABC

 

“A Andrade Mendonça se orgulha da parceria com a Morya. Somos o cliente mais antigo da agência e mais do que isso: grandes amigos, com uma trajetória de excelência iniciada com Fernando Carvalho e que se mantém até hoje com Claudio. Tenho certeza de que juntos conquistaremos ainda mais.”

Antonio Andrade Junior

Presidente – Andrade Mendonça

 

“A Bahia tem tradição em fazer propaganda de qualidade. De geração em geração o Estado continua a ser uma inesgotável fonte de talentos em várias vertentes como a cultura, arquitetura, educação, culinária e com a propaganda não é diferente. Vários profissionais honram a qualidade e a criatividade da propaganda baiana e a agência Morya é peça importantíssima neste contexto. São 60 anos de atividade publicitária lastreados no DNA de um dos mais importantes nomes da atividade no Brasil que foi Fernando Carvalho. A Morya atravessa o tempo e as fronteiras, permanecendo inovadora, criativa e profissional. Hoje sediada em frente à Baia de Todos os Santos seus colaboradores diariamente enxergam o horizonte, as perspectivas de futuro, ajustam o leme e seguem fazendo história, fortalecendo o legado desta que é uma das maiores e mais importantes agências de propaganda do Brasil – e a Rede Bahia se orgulha em ser grande parceira da Morya nesta jornada.”

Antonio Carlos Magalhães Jr.

Presidente – Rede Bahia

 

“Parabéns Morya! Uma Agência de valores, com grandes profissionais e formada por pessoas queridas. Que muito nos alegra em trabalharmos juntos. É um orgulho para a Piccadilly Company comemorar essa data tão especial com vocês! Feliz 60 anos.”

Rafaela Loth

Gerente de Marketing – Piccadilly

 

“A Morya entrou em nossa vida como um sopro de criatividade. Procurávamos por uma agência que trouxesse modernidade para a marca, mas encontramos um time extremamente dedicado que foi além e fez a Mahogany passar para uma nova fase, com o reconhecimento de uma marca fashion e antenada no que o jovem deseja.”

Brian Drummond

Gerente de Marketing – Mahogany

 

“Morya é uma agência 360º que tem prestado serviço de qualidade com atendimento diferenciado ao Sicredi, resultando em entregas direcionadas e focadas tanto no público interno, quanto externo. E o foco dessa parceria é um “fazer juntos” no nível de excelência que garante sucesso em todas as frentes. Parabéns Morya por esses 60 anos!”

Edson Nassar

CEO – Sicredi 

 

“Contratamos uma agência e ganhamos
um parceiro”.

Roberto Lessa

Vice-presidente – Obrigado

 

CASES:

Mahogany – O cuidado que seu corpo merece

Mahogany, ou mogno, é uma árvore nobre da região amazônica, de raiz profunda, tronco reto e sem falhas. Sob luz intensa, atinge grandes alturas. É também muito conhecida por sua madeira avermelhada e resistente, com a qual são feitos produtos de alta qualidade e sofisticação. Essas qualidades naturais moldam a filosofia da Mahogany, reconhecidamente uma das marcas mais criativas do mercado brasileiro, que produz, desde 1991, cosméticos Premium de alto padrão com embalagens exclusivas e conceitos inovadores.

Para comunicar o conceito “O cuidado que seu corpo merece”, a Morya cria PDVs inovadores e proprietários, além de anúncios que veiculam nas principais revistas do país, sempre com ideias visuais que retratem um ar fashion e cosmopolita, para conversar com diferentes mulheres e homens deste diferente Brasil. Considerada a 2ª Melhor Franquia do país na categoria Cosméticos, Perfumaria e Farmácia, por dois anos consecutivos (2012 e 2013), numa avaliação realizada pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, a Mahogany tem hoje mais de 160 pontos de venda no país.

 

Obrigado – Leia o Rótulo.

Com um comando direto, educativo e transparente, a Morya lançou a campanha “Leia o Rótulo e Compare” para a água de coco Obrigado em diversas regiões do país. A campanha contou com a participação da atriz Grazi Massafera e do cantor e compositor Carlinhos Brown, que convidaram a população a ler o rótulo e comparar os principais atributos do produto com os concorrentes. As veiculações englobaram anúncios em TV, mídia impressa, internet, mídia digital out of home, além de diversas ações em pontos de venda e ativações de marca. Os resultados não param de aparecer e a participação de mercado da empresa só faz crescer. Segundo pesquisa do Instituto Nielsen, a Obrigado já alcançou um market-share de 3,9% em todo o país, 3% no Nordeste, 5% em São Paulo Capital, 6% no interior de São Paulo e 10% no Rio de Janeiro. Tudo isso em apenas poucos meses.

 

 

Grupo RBS – Informar é transformar

O Grupo RBS é um dos maiores grupos empresariais multimídia do país, presente em todas as plataformas. Em 2016, foi o segundo grupo mais premiado do Brasil, comprovando seu compromisso com o entretenimento e o jornalismo de qualidade. E este compromisso ficou ainda mais sólido com o lançamento do conceito “Informar é transformar”, que reforça publicamente seu propósito de fazer jornalismo e entretenimento que informem, inspirem e contribuam para a transformação da realidade e a evolução das pessoas. A campanha de lançamento usou cases reais do jornalismo de suas diversas marcas, que não apenas informaram e impactaram gaúchos e catarinenses, mas que realmente transformaram a vida de quem viveu cada uma das histórias. E a transformação não só de quem foi protagonista dos relatos. A campanha gráfica, com uma linguagem menos publicitária, utiliza as mesmas fotos das matérias jornalísticas, e sempre dando opções depois dos títulos, demonstrando que a transformação continua na vida de quem leu, ouviu ou assistiu as histórias, pois são as pessoas que, de fato, podem mudar o mundo. O filme, feito pela diretora Flávia Moraes, utiliza uma linguagem forte, também com cenas reais do jornalismo da RBS, mostrando que informar nunca é apenas informar: é transformar as pessoas, o mundo e a vida de todos nós.

 

Aniversarista Liquidante

“Obra Prima do Varejo Brasileiro”
Nizan Guanaes

Campanha de 1983 para o aniversário da rede de supermercados Hiper Paes Mendonça. A agência utilizou os principais personagens do elenco da novela Bem-Amado, um dos maiores sucessos da época, como Odorico Paraguaçu, Dirceu Borboleta e as Irmãs Cajazeiras.

 

Eu amo BH Radicalmente

O Convention Bureau de Belo Horizonte solicitou à Morya uma campanha para reverter a baixa ocupação da hotelaria na cidade durante o período de férias. A agência desenvolveu um profundo trabalho de planejamento e estudo de mercado e lançou a campanha “Eu Amo BH Radicalmente”. Uma estratégia que focava na real vocação de BH: a prática de esportes radicais e de aventura”. A campanha alavancou o turismo na cidade, elevou a autoestima dos mineiros, engajou artistas e personalidades e fez tanto sucesso que se tornou um movimento.

 

Alô Card

No início dos anos 2000, a Morya criou a campanha do primeiro celular pré-pago do Brasil: o Alô Card, da TIM/Maxitel. Posicionado como “celular sem conta”, a campanha fez um enorme sucesso em todo o país.

 

 

 

Piccadilly – Livre, leve e linda

A Piccadilly é uma das maiores marcas de calçados femininos do país, com 60 anos de Brasil e exportando para mais de 30 países. Conhecida e reconhecida mundialmente pela sua exclusiva tecnologia do conforto, lançou em janeiro de 2016 uma campanha para iniciar uma conversa mais emocional com as mulheres, ressignificando a tecnologia e ampliando o entendimento do seu benefício. A estratégia foi composta de dois movimentos paralelos, uma ação digital focada nos atributos funcionais e um filme emocional para a TV aberta e fechada.

Na web, a estratégia foi falar da tecnologia pelo viés do carinho e cuidado com os pés gerados pelo conforto de um sapato Piccadilly. Para isso, um modelo bonitão trata o pé das mulheres com todo carinho, e relaciona esse cuidado ao mesmo conforto gerado por um sapato da Piccadilly, graças a toda a tecnologia embarcada em cada produto. Assim, fala de atributos técnicos de um jeito leve e divertido, que prende a atenção feminina para a demonstração dos diferenciais Piccadilly.

Enquanto isso, na mídia de massa, um filme de 60” apresenta mulheres na tradicional cena de se aprontar para sair de casa, cuidando do cabelo, passando maquiagem e, óbvio, experimentando sapatos. Quando estão prontas e saem para a rua, todas se encontram, e o filme transforma-se em um musical, com as mulheres dançando, prova máxima do conforto que um sapato pode oferecer. O refrão da música foi alterado para “quero ver você, livre, leve, linda”, e é este o conceito que assina a campanha: Piccadilly. Livre, leve, linda.

 

Sicredi – Facemother

O Sicredi busca sempre oferecer aos seus associados um relacionamento verdadeiramente transparente e cooperativo. E no dia das mães ele fez mais do que isso: surpreendeu a todos nas redes sociais, com o aplicativo Facemother.

Usando uma tecnologia de reconhecimento facial do FBI, o associado colocava uma foto da sua mãe e, com base na distância e profundidade dos olhos, idade e cor da pele, posição da boca e do nariz, tipo de sorriso e mais uma série de outros microdados captados, o software criava um algoritmo que sugeria produtos de presente para o dia das mães. Um jeito único de manter a conversa digital, e ainda ativar o uso dos cartões Sicredi numa das datas de maior movimento do varejo.

Além de aumentar as vendas e o relacionamento, o Facemother foi finalista de duas premiações internacionais de tecnologia digital, o FWA e o AWWWARDS.

 

Sicredi – Touch

O Sicredi é uma Instituição Financeira Cooperativa com mais de 3,5 milhões de associados e presente em todas as regiões do país. Como instituição moderna e completa, o Sicredi ofereceu aos seus associados mais um produto inovador, o Sicredi Touch, um pacote de produtos e serviços focado no segmento jovem, com design contemporâneo e personalizado.

Para lançar o produto, a Morya criou uma campanha multiplataforma que tinha um conceito muito simples: a sua vida já é cooperativa, só falta você. Os anúncios mostravam grupos de jovens fazendo esportes e se divertindo, com as hashtags “#minhagaleraminhacooperativa”, “#minhaturmaminhacooperativa” e “#meutimeminhacooperativa”, mostrando que o jovem já vive em cooperação o tempo todo com seus amigos em diversos momentos da vida. No filme, esse conceito é mostrado em dois tempos, primeiro com o personagem numa cena vazia e depois, em efeito swipe, como se estivéssemos vendo a tela de um tablet. A cena é completada com os demais membros que fazem a diversão acontecer.  Isso acontece com uma banda de rock e também com um time misto de vôlei. O filme termina com os jovens mostrando sua cooperação também dentro de uma unidade de atendimento do Sicredi.

 

Detran/RS – Viagem segura

Pesquisas internacionais comprovam que o comportamento no trânsito só é alterado quando a comunicação impacta fortemente os motoristas. Foi com este briefing em mãos que a Morya Porto Alegre criou a campanha “Viagem Segura” para o Detran/RS, composta por 5 filmes, cada um deles abordando uma das principais causas de acidente: velocidade, ultrapassagem perigosa, cinto de segurança, iluminação e distância do veículo da frente. Os filmes iniciam sempre de forma impactante, com a cena parada de um acidente (carro capotando, criança voando pelo para-brisa, batida de frente, batida em um caminhão, motociclista no ar). A câmera se aproxima em slowmotion, mostrando detalhes dramáticos. Então o vídeo começa a rodar, mas de trás para frente, em rewind, voltando até o momento exato em que o motorista adotou uma conduta de risco, na qual ele tinha o poder de decisão e poderia ter feito uma escolha que evitasse o acidente. O locutor assina com o conceito: “Na vida real, não tem volta”.

A campanha teve enorme repercussão, incluindo um editorial do principal jornal do Sul do país. O resultado foi a diminuição em quase 30% das mortes em acidentes de trânsito no período da veiculação. Além de ser multipremiada no Sul, a campanha foi finalista nacional do Profissionais do Ano da Rede Globo e medalha de bronze no CCSP.

 

Le biscuit

A parceria de mais de 2 anos entre Le biscuit e Morya é uma fórmula de sucesso. “Com maior entendimento do negócio, amadurecimento e participação em decisões estratégicas que vão além da comunicação e publicidade, construímos uma relação de confiança e transparência. Hoje, a Morya tem 100% da conta publicitária e recentemente, o que nos dá muito orgulho e satisfação, passamos a prestar atendimento também para o digital da Le biscuit. Desta forma há uma integração estratégica e de comunicação muito benéfica para o crescimento da marca. E não para por aí: passamos a construir a estratégia de criação com comunicação digital para outra marca pertencente ao mesmo grupo: Planeta Bebê”, afirma Carvalho. A Le biscuit tem mais de 74 lojas com atuação em vários estados do Nordeste, Norte e Sudeste. É uma operação complexa, mas que compartilhada com a Morya se torna orgânico, pois ambas têm uma forte atuação em mão dupla. “É notório que é uma estratégia de sucesso e muito ainda precisa ser feito e juntos faremos cada vez mais”, completa Carvalho. 

 

gestores:

Salvador

Claudio Carvalho –  presidente

Gustavo Queiroz  –  copresidente

Cristiane Rebouças –  diretora de atendimento

Marcia Borges de Jesus e Aguiar –  diretora de atendimento

Verena Kirchhoff –  diretora de relacionamento

Rogério Paranhos –  diretor de mídia

Alan Coelho Dias dos Santos –  coordenador de planejamento

Danilo Pestana –  gerente digital

Bruno Cartaxo –  diretor de criação
 Renata Almeida Knittel –  gerente de produção

 Tereza Flores –  diretora adm. financeira

 Jeane Merli de Souza –  gerente de rh

 

 Porto Alegre

Tania  Mara Grigoletto –  diretora de atendimento

 Andrea Monteiro de Souza –  supervisora de atendimento

 Lara Piccoli –  diretora

 Fábio Bernardi –  diretor

 Gregório Colla –  diretor de criação

 Denise Marusiak –  diretora de mídia

 Melissa Bordim –  gerente de produção

 

clientes:

Porto Alegre

 Moinhos Shopping 

 Sicredi

 Maiojama

 Mahogany

 Grupo RBS

 PUC/RS

 Melnick / Even Arcádia 

 Floripa Shopping

 Piccadilly

 Parceiros Voluntários 

 

Salvador

 CHESF

 Ferreira Costa

 Federação das Industrias da Bahia – FIEB

 Internacional Travessias – Ferry Boat

 Le biscuit

 Água de Coco Obrigado

 Salvador Norte Shopping

 Salvador Shopping

 Grupo GNC: Audi Center Belém; Codisman Fortaleza; Fazza Salvador; Grande Bahia; Grande Bahia Norte; Grande Belém; Grande Belém Norte; Grande Castanhal; Grande Coreia; Grande Fortaleza; Haus; Nova Bahia; Sanave; Terra Forte; Terra Forte Lauro de Freitas

 Via Celere

 Queiroz Galvão

 Moura Dubeux

 JHSF

 

Digital

 Salvador Shopping

 Le biscuit

 Mahogany

 FIEB

 GNC

 

Filantropia:

 Asilo São Lazaro

 Martagão Gesteira

 Núcleo de Atendimento a
Crianças com Paralisia Cerebral