A 63ª edição do Festival de Cannes teve aumento de 7% no total de peças inscritas em relação ao ano passado, com 43.101 trabalhos, um recorde histórico para o evento. Porém, para o Brasil houve um decréscimo de 10%. A recessão econômica que enfrenta o país pode ser um dos motivos, segundo Philip Thomas, CEO do Cannes Lions. As 10 agências brasileiras mais premiadas no evento, ouvidas pela Propaganda confirmaram redução no número de peças inscritas. Elas destacaram que a aposta será em “qualidade” não em “quantidade”.

No Festival como um todo, houve crescimento em 18 das 24 categorias, com destaque para Product Design Lions (92% de alta), além de aumento em prêmios associados às três competições especializadas: Lions Entertainment, Lions Innovation and Lions Health. Entertainment Lions (anteriormente denominado Branded Content & Entertainment) cresceu 32%, com 1.843 inscrições, enquanto que o novo Entertainment Lions for Music atraiu 637 inscrições. Os dois prêmios ligados ao Lions Innovation também apresentaram crescimento. Creative Data Lions teve aumento de 16% nas inscrições e Innovation Lions, 69%.

Os Pharma Lions e Health & Wellness Lions, mais uma vez apresentaram um aumento significativo (+35% e +42%, respectivamente), com um total de 2.607 trabalhos inscritos. O novo Digital Craft Lions recebeu 1.150 inscrições; Film Craft apresentou aumento de até 5%; e as categorias Craft dentro de outros Lions também se destacaram este ano (veja quadro ao lado). O Festival acontece entre os dias 18 e 25 deste mês. Confira nas próximas páginas a expectativa das sete agências brasileiras mais premiadas da história do Festival, além de suas apostas.

 

AlmapBBDO (1972-2015)

A mais premiada

807 pontos – 1GP/ 36 Ouros/ 49 Pratas /100 Bronzes

Peças inscritas: não revelada

 

Apostas

14 anos de Pedigree; a arte nunca esquece Panamericana; despertar C&A; filme global Havaianas; Getty Imagens; guerra Dr Scholl; HP Magic Words; mulher Dr Scholl; pai Volkswagen e PÇ na porta VW.

 

 

 

 

Ogilvy & Mather (1981-2015)                                       

2ª mais premiada

593 Pontos – 2 GPs/ 36 Ouros/ 33 Pratas/ 52 Bronzes

Sendo 103 Leões conquistados em seis edições (2010-2015)

Peças inscritas: Será 20% menor que de 2015

 

Expectativa

“Sem dúvida pelo nosso desempenho, mas além das nossas peças, é sempre grande a expectativa em ver para qual direção o mercado foi neste último ano e irá no próximo, principalmente em categorias como Cyber, Mobile e Innovation Lions, mas também nas mais tradicionais como promo ou direct”.

 

Aposta

“Acho que o nosso favorito é o case “Adote um PequenoTorcedor”, do Sport Clube do Recife, que juntou pais e crianças para adoção graças à paixão em comum pelo time, com 17 crianças adotadas e já vivendo com suas novas famílias”.

 

Atribuição x desempenho

“O conjunto. Tivemos muitas mudanças criativas nos últimos anos, mas a Ogilvy continua ganhando, graças principalmente à união de vários departamentos da agência, que mantêm a máquina em movimento. Ou seja, é uma integração de todas as áreas, que trabalham juntas e unem forças para o sucesso de uma campanha”.

 

Young & Rubicam (1978 – 2015)

5ª mais premiada

244 pontos – 3 Ouros/ 23 Pratas/ 36 Bronzes

Peças inscritas: não revelada

 

Expectativa

“Além da premiação, o Festival é uma excelente fonte de inspiração para novas ideias, um observatório de tendências e, claro, oportunidade de relacionamento. É o ponto de encontro anual do mercado publicitário e de entretenimento do mundo todo”.

 

Aposta

“Temos uma série de campanhas com potencial para prêmio. Mas se for para definir alguma ‘aposta’, gosto bastante do “Segredo”, criado para BIC. Independentemente de ganhar prêmio ou não, é uma ação que reflete a criatividade que cultuamos”.  

 

Atribuição x desempenho

“Se trata de um trabalho de construção iniciado há alguns anos, com base em dois fatores principais: aproximamos a criação do planejamento para produzir insights poderosos. E continuamos numa busca permanente de excelência no craft”.

 

 

FCB (1998 – 2015)

6ª mais premiada

229 pontos – 1 GP/ 13 Ouros/ 16 Pratas/ 16 Bronzes

Peças inscritas: pouco menor em relação a 2015, priorizando qualidade

 

Expectativa

“Cannes é um Festival excelente para ver tudo de legal que está acontecendo no mercado. Trabalhos, tendências, opiniões de gente que festeja a criatividade no mundo todo”.

 

 

Aposta

“Difícil fazer apostas quando não sabemos todos os trabalhos que estarão concorrendo. Então vou falar dos trabalhos que achamos supercompetitivos como Nivea doll, ainda em algumas categorias que avaliam resultados. Além do “#7minutos1denuncia” e do “Songs of violence” feitos para o Estadão, que nos dão um orgulho danado”.

 

Atribuição x desempenho

“Um trabalho criativo e estratégico feito sempre com muita participação e coragem do cliente. Critério”.

 

 

Leo Burnett Tailor Made (2000 – 2015)

7ª mais premiada

226 pontos – 7 Ouros/ 21 Pratas/ 24 Bronzes

Peças inscritas: 150

 

Expectativa

“Que seja um momento de reflexão da nossa dinâmica criativa e de aprender com as best practices do mercado internacional”.

 

                                                 Aposta

“Estamos apostando muito na Galaxy Surfboard para Samsung e no Vigilant Wallpaper para Jeep. São peças inovadoras, para grandes marcas, e foram bem recebidas pelo público-alvo.”

 

Atribuição x desempenho

“Ao nosso trabalho de entendimento do negócio do cliente e o foco em ideias criativas e relevantes para os clientes. A palavra que mais resume tudo isso são, na verdade, duas: insatisfação constante”.

 

J. Walter Thompson (2000-2015)

9ª mais premiada

159 pontos – 4 Ouros/ 13 Pratas/ 22 Bronzes

Peças inscritas: pouco menor em relação a 2015.

 Expectativa

“O Brasil é um país que sabe jogar esse jogo, que leva isso mais a sério do que qualquer outro no mundo, que tem um número absurdo de inscrições, de profissionais dedicados e que que sabem fazer bons cases. Essa mistura de criatividade e vontade do brasileiro de ganhar Leão faz com que ele sempre se dê bem no final das contas”.

 

 

 

Aposta

“Test Drive do Bem para Tramontina e No Pulso do Brasil, para o Instituto Ayrton Senna, são bons exemplos. ”

 

Atribuição x desempenho

Trabalho, muito trabalho. Sobre o forte da agência, nada muito diferente: trabalho.

 

LDC (2003-2015)

10ª mais premiada

137 pontos – 6 Ouros/ 7 Pratas/ 20 Bronzes

Peças inscritas: 99 versos 32 no ano passado

 

Apostas

“Na categoria Mobile, pelo maior número de inscrições de peça (16), seguido de Digital Craft (15)”. Alchemist (Paulo Coelho), Tennis Court (Guga Kuerten), Djay, Origens Brasil (Imaflora), Beer, forwater (Waves 4 Water), The match racquets (Guga Kuerten), #Immigrant (Refunite), Words to Watch (Easy Way Language Center), Money Talk (Roc Nation)