Há 30 anos espalhando o amor

Making of

Sazón está fazendo 30 anos de Brasil. E, para comemorar essa data, a Dentsu criou uma campanha que resgata a importância da marca na vida das pessoas ao mesmo tempo em que alimenta novas grandes histórias.

 Como conceito dessa campanha, escolhemos abraçar a história da marca e, após pesquisar toda a comunicação e os filmes que construíram o nome Sazón no Brasil, optamos por da ruma nova leitura a um dos seus momentos mais icônicos, quando Sazón virou sinônimo de amor.

Assim nasceu o conceito “Espalhando o Amor”, que vai permear todas as ações da marca neste ano.

A partir desse mote, a campanha começa com um filme para televisão que conta a jornada da marca na mesa das pessoas ao longo de todos esses anos. Criar o roteiro desse filme para televisão foi  uma verdadeira viagem ao passado. Tudo começou com a caracterização dos cenários e figurinos para que remetessem aos anos1980, 1990, 2000 e dias atuais, mostrando assim a jornada da marca ao longo desses 30 anos. E passou ainda pela importante participação do Mario D’Andrea, presidente da Dentsu, que teve o prazer de ter trabalhado na construção dessa marca lá atrás, na década de 1990. Ter ao nosso lado alguém que participou de um momento tão icônico trouxe não só conhecimento, mas uma carga emocional muito grande para esse projeto.

A decisão da trilha que embalaria o filme Foi outra grande viagem na máquina do tempo. Para comemorar estes 30 anos de Brasil, escolhemos resgatar não só um grande sucesso da música brasileira, mas uma música que virou praticamente um sinônimo da marca. É quase impossível ouvir “É o amor” sem se recordar um pouquinho de Sazón. Afinal, estamos falando de um clássico da propaganda brasileira. E foi pensando nisso que tomamos uma decisão importante durante a produção: resolvemos tratar essa trilha de uma forma sutil e que ao mesmo tempo convidasse o espectador a mergulhar no comercial e se conectar com a mensagem. No filme, “É o amor” é cantarolado por um coro sem letra, durante muitos momentos sem acompanhamento musical, tudo na base do “nananaaaaa”. Delicado e poderoso.

Disso resulta um filme emocionante, que pega o espectador pela mão e o leva numa viagem pelas décadas em que cada ambiente, cada objeto de cena e cada acorde da trilha o faz mergulhar em diferentes épocas e entender a memória emocional que uma marca como Sazón carrega consigo. 

O projeto de branded content é um capítulo à parte. Ou melhor, quatro capítulos. Seguindo o mote “Espalhando o Amor”, criamos uma série em parceria com o canal Sony que reúne histórias de pessoas de todo o Brasil que espalham o amor através da comida. O processo de produção envolveu um time de jornalistas que foi atrás das melhores histórias. Pessoas reais, vivendo vidas reais, encarando problemas reais. A partir daí, escolher cada história nos fez mergulhar em universos incríveis e conhecer personagens fantásticos que estão usando a comida para fazer a diferença na vida das pessoas. Os episódios foram rodados em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. Em um deles, contamos a história do Julio, que serve comida embaixo de um viaduto para centenas de moradores de rua. Captamos sua história durante uma dessas ações e a presença das câmeras trouxe, junto com a comida servida pelo Julio, muitos sorrisos para os moradores de rua. Em outro, contamos a história da Jussara, que ensina presidiárias a cozinhar. Entrar na penitenciária envolveu uma série de cuidados. Há ainda a história da Lili, que se reencontrou através da comida e nos fez conhecer a Feira de São Joaquim e tudo o que ela representa, e a do Elvis, que abre sua casa para refugiados cozinharem. O depoimento de Hortense, refugiada da República Democrática do Congo, parou o set e foi um dos momentos mais emocionantes de toda a filmagem. Mas o melhor de tudo, sem querer dar spoiler, é quando você entende que não se trata apenas de comida, e sim das possibilidades que ela faz surgir.

O resultado de tudo isso junto é uma campanha verdadeira e cheia de emoção, que celebra os 30 anos de Sazón abraçando a história da marca e olhando para o presente. E neste ano de comemoração ainda há muita coisa por vir. Vale a pena ficar ligado.

 

 

 

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