Provavelmente você já ouviu algumas vezes alguém usando a expressão “isso é marketing” como sinônimo de algo que não se sustenta, que é apenas fachada, alguma coisa construída à base de enganação e factoides.

Todas as vezes que se quer atribuir a chancela de superficialidade às ações de um político ou celebridade, artista ou empresário, lança-se mão da afirmação “isso é marketing”, invariavelmente acompanhada de um risinho sínico, cáustico, pejorativo.

O crítico de cinema, o expert em literatura, o entendido em gastronomia, o jornalista que escreve sobre turismo, todos, usualmente, atribuem ao marketing a capacidade de fazer algo de qualidade questionável se tornar um sucesso.

Eu realmente fico ofendido com o uso do marketing como designativo de manipulação, como sinônimo de fabricar falsas percepções. Isso não é marketing, é enganação, é agir de má-fé.

O marketing é uma atividade legítima, que contribui para o desenvolvimento dos negócios de maneira sustentável, promovendo marcas e produtos, colaborando de maneira relevante para que as empresas possam crescer, prosperar e investir, gerando empregos e fazendo a roda da economia girar.

O marketing informa, propaga hábitos que podem trazer mais qualidade de vida, ajuda as pessoas a tomar decisões, a saberem o que estão comprando.

O marketing desempenha o papel fundamental em entender como a sociedade está se movimentando, as mudanças culturais, seus valores, fazendo a ponte entre pessoas e empresas.

Na grande maioria das vezes, o marketing é praticado com responsabilidade, com transparência, com ética e respeito. Como em toda atividade, é evidente que o marketing está no caráter de quem o utiliza de maneira recriminável.

Em todas as profissões, encontramos gente desonesta, que macula sua atividade com práticas que lesam o público. O engenheiro que economiza na execução da ponte para obter ganhos pessoais, o médico que recomenda um exame que não seria necessário, o advogado que prolonga o processo para manter os honorários, mas nem por isso se escuta expressões como: “isso é medicina” ou “isso é engenharia”.

Eu tenho um grande orgulho de trabalhar com marketing e comunicação, posso assegurar que, em 38 anos de vida profissional, tenho tido o privilégio de conviver com pessoas competentes, íntegras, responsáveis. Gente que exerce sua atividade com respeito ao consumidor e honra a profissão pela qual optou.

São pessoas que, com talento e consciência moral, contribuem muito para uma ecologia em que empresas e consumidores convivem em um sistema de ganho mútuo; isso sim é marketing.