No mercado premium de automóveis o fenômeno da recomendação é mais potente do que qualquer campanha de publicidade. Especialmente nesta fase do mercado, em que cada vez mais pessoas se interessam por carros de luxo.

O ponto de partida da nova campanha do A4 foi exatamente esse. Queríamos fazer com que o dono de um A4 antigo ficasse genuinamente maravilhado pelas especificações do novo carro e passasse essa emoção verdadeira para a tela. Sabíamos que isso funcionaria quase como uma “tentação irresistível” para pessoas que estão procurando um carro com esse perfil.

O problema é que o casting desse projeto era muito difícil, porque a ideia criativa presumia que a gente seria capaz de parar a vida de um cara desses por um dia, sem que ele soubesse o que estava acontecendo, para garantir impressões verdadeiras para o filme. Como se isso não fosse suficientemente complicado, a gente precisava de alguém que pudesse representar a marca de fato. Para piorar, a produção teve que lidar com o dilema de encaixar todas as filmagens em torno da disponibilidade do Autódromo de Interlagos.

Todos esses desafios foram superados porque as três partes envolvidas – cliente, agência e produtora – tinham clareza de que um projeto assim só vai para a rua se todos entenderem o que está em risco e tiverem muito bom senso e muita flexibilidade. Um roteiro aberto, vivo e dinâmico como esse precisava de pessoas com o mesmo espírito na hora de produzir. Não daria para aplicar as fórmulas tradicionais de produção publicitária que estamos acostumados.

O resultado final ficou muito dentro das nossas expectativas. O Phylipe é o personagem perfeito para essa história. Primeiro de tudo, porque representa o target de forma absoluta. Dá para sentir o quanto ele adora carro em cada frase, em cada olhar. E eu posso garantir que outras pessoas que também são apaixonadas por carros percebem isso com muita clareza. Além disso, ele reagiu de uma forma interessantíssima a todas as surpresas. Ao invés de sair gritando e pulando de alegria, ele sempre reagia com emoção, mas com um certo resguardo. Claro! É o que qualquer pessoa na posição dele faria. E isso imprimiu muita veracidade para toda a história.

A campanha tem sido um grande sucesso porque ela conseguiu trazer verdade para uma história completamente inusitada. E isso é o tipo de conteúdo que a gente curte no mundo digital. Coisas autênticas e, portanto, que geram identificação com as pessoas com as quais queremos conversar e criar conexões.