Novo formato

Fiap ouve mercado e muda modelo de premiação

O tradicional Festival Ibero-Americano de Publicidade (Fiap), que este ano chega à sua 48ª edição, terá novo formato. O objetivo dessa reformulação é valorizar as premiações, tornando-as mais competitivas. Daniel Marcet, chairman do festival, que agora conta com novos sócios e Rodrigo Figueroa Reyes como CEO, dividiu a avaliação de trabalhos em quatro áreas: Formatos (F), Inovação (I), Anúncios (A) e Produção (P).  Haverá apenas um GP em cada uma delas. Participantes que conseguirem troféu de ouro em cada área acumularão pontos, como em um Grand Slam, para contagem e apuração da Agência do Ano.

 

O Fiap também terá pela primeira vez uma reunião de associações de agências de países da região e uma com anunciantes. Outra novidade é que o júri vai entregar um documento ao final do evento para servir de norte a agências, instituições governamentais, associações e universidades. O relatório pretende mostrar o momento atual da publicidade da região e indicativos de para onde ela deve caminhar.

 

Os presidentes de cada categoria são Risto Mejide, da Aftershare, da Espanha (Formatos); Simón Bross, da mexicana GarciaBross (Produção); Guibert Englebienne, da Globant Latam (Inovação); e o brasileiro Luiz Sanches (Anúncios). Fora eles, cada área tem oito jurados, totalizando 38 pessoas. Além das quatro grandes categorias, o festival vai nomear Agência, Produtora, Anunciante, Rede e Agência Independente do Ano.

 

O Brasil terá Luiz Sanches, da AlmapBBDO como presidente do júri de Anúncios, e a participação de Patrícia Weiss, da Branded Content Marketing Association, como jurada em Formatos, e como jurada em Produção.

 

Criado em 1969, na cidade de Rosário, na Argentina, o festival volta a Buenos Aires, capital do país, após três edições em Miami e duas na Cidade do México. Será realizado de 3 a 6 de setembro, simultaneamente nos salões do Hotel Faena, em Puerto Madero, e no auditório da Usina del Arte, no tradicional bairro Boca.

 

O novo Fiap tem o apoio oficial do governo da cidade de Buenos Aires e patrocinadores como Coca-Cola; Facebook; Accenture; Mastercard; da rede norte-americana de entretenimento Viacom; e do principal jornal argentino La Nacion. No Brasil, a Editora Referência, que publica a revista Propaganda, é a representante oficial do festival. 

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