Os eleitos da Cidade Maravilhosa

NBS, Dream Factory, Coca-Cola, GNT, Extra e SporTV se destacam no Prêmio Colunistas Rio

A NBS é a Agência do Ano do Colunistas Rio. A agência comandada por Cyd Alvarez também conquistou os Grandes Prêmios de Mídia, com “Painel Mata Mosquito”, case desenvolvido para a Posterscope; e de Branded Content, com “Quadras Inesperadas”, para Coral Tintas. 

Na área de Promo e Live, a vencedora é a Dream Factory, do grupo Artplan, que conquistou o Grande Prêmio de Empresa de Marketing Promocional do Ano e os GPs de Case de Marketing Promocional, com “Parada Coca-Cola”, e o de Evento Promocional, com “Elle Fashion Preview 2015”, para a revista Elle, da Editora Abril.

Foram avaliados 180 trabalhos inscritos por 27 empresas do Rio de Janeiro – agências, produtoras e estúdios de ilustração. Com presidência geral de Marcio Ehrlich (Janela Publicitária), o júri contou com a participação de  Beto Werneck (Wide Comunicação Expandida), Chiquinho Lucchini (Firjan), Débora Tenca (Fino Trato Eventos), José Luis Vaz (Agência3), João Santos (Battery), Marcelo Lobo (Y&R), Marcos Pedrosa e Raphael Laclau (Comun).

A regional carioca do Prêmio Colunistas homenageou o publicitário Rodolfo Medina, presidente da Artplan, como Publicitário do Ano, enquanto Rafael Liporace, diretor da agência À Vera, ficou com o título de Empresário de Marketing Promocional do Ano.

Os Grandes Prêmios dos profissionais foram para Marcello Noronha, diretor de criação da NBS, na área de propaganda, e para Rafael Arraes, diretor de criação da Dream Factory, na área de Promo e Live. A Coca-Cola, que se destacou no Colunistas Rio com trabalhos pela Ogilvy e pela Dream Factory, ficou com o GP de Anunciante do Ano, enquanto o canal GNT, por sua presença forte em ações promocionais, recebeu o GP de Cliente de Promoção do Ano.

No Colunistas Mídia, os jurados premiaram o jornal Extra como o Veículo Impresso do Ano e o SporTV, da Globosat, como o Veículo Eletrônico do Ano. A Empresa de Mídia Exterior do Ano é a Clear Channel, vencedora nos últimos três anos.

Ainda entre os GPs, a Cinerama Brasilis obteve o maior número de pontos pelos trabalhos premiados nos Colunistas Filmes e Técnica, saindo-se com o título de Melhor Desempenho em Produção de Comerciais.

O Prêmio Colunistas é promovido há 49 anos pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp). A entidade realizará, no próximo dia 18 de março, o julgamento do Colunistas Brasil, quando competirão todos os trabalhos premiados com medalhas de Ouro e GPs das sete regionais da competição: Norte-Nordeste, Centro-Leste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Dream Factory

A Dream Factory conquistou o Prêmio Colunistas Rio de Janeiro em quatro categorias: Grande Prêmio de Evento Promocional; Grande Prêmio de Case de Mar-
keting Promocional; Ouro de Promo e Live; além de Profissional de Marketing Promocional, com o diretor de criação Rafael Arraes. Os trabalhos que renderam a premiação foram “Elle Fashion Preview 2015” – Conexão Fashion –, para revista Elle, solicitado pela Editora Abril; “Parada Coca-Cola”, a pedido da própria empresa, e “Teia GNT”, elaborado para o canal de TV fechada, respectivamente.   

“A Dream Factory nasceu há 16 anos com uma missão muito especial, ou seja, criar momentos inesquecíveis para as pessoas e duradouros e rentáveis para as marcas. A conquista do Prêmio Colunista Promo e Live 2016 – categoria Grande Prêmio de Case de Marketing Promocional –, com a campanha “Parada Coca-Cola”, deixou toda equipe bastante feliz e isso só nos mostra que estamos no caminho certo. Ao longo de nossa trajetória, posso afirmar que os projetos desenvolvidos se tornaram símbolos de marcas e das cidades onde elas foram realizadas, gerando um vínculo altamente emocional junto ao consumidor”, comenta Duda Magalhães, CEO da Dream Factory.

Para Rafael Arraes, diretor de criação da Dream Factory e vencedor do Grande Prêmio de Case de Marketing Promocional, o reconhecimento dos jurados é muito gratificante. “Eu e toda a equipe da Dream Factory ficamos extremamente felizes e honrados com o reconhecimento do júri do Prêmio Colunistas a três projetos desenvolvidos para clientes mais que especiais. Editora Abril, Coca-Cola e GNT acreditaram na proposta de um modelo de criação colaborativa em que agência e cliente só têm a ganhar. É gratificante ver que nossas escolhas conjuntas renderam resultados tão positivos. Esses dois GPs e o Ouro que ganhamos comprovam que estamos em um caminho estratégico vencedor”, garante Arraes. A campanha “Parada Coca-Cola” foi veiculada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

 

Coca-Cola

A Coca-Cola ficou com o GP de Anunciante do Ano no Colunistas Rio com trabalhos pela Ogilvy e pela Dream Factory. Em 2016, a Coca-Cola fez uma série de mudanças na comunicação. Entre elas, está a do seu posicionamento global, passando a adotar o slogan “Taste the Feeling”  (“Sinta o sabor”), cuja música, interpretada por Conrad Sewell, se tornou um dos “hinos” da Rio 2016, aumentando o recall da marca.

O anunciante ainda promoveu mudanças nas suas embalagens e reformulou também a versão Zero Açúcar, refletindo a nova estratégia de marca única – a “One Brand Strategy”. As novas embalagens foram lançadas no Brasil e em outros mercados, como México, Chile e Inglaterra. O vermelho prevalece, e um pequeno detalhe (um disco ao redor da lata, no topo) diferencia a Zero (disco em preto), a Life (com Stevia, detalhe em verde) e a Light (detalhe em cinza). 

Javier Rodriguez, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil, afirma que “para nós, da Coca-Cola, é uma honra receber a premiação. Acreditamos que, além do reconhecimento por profissionais da comunicação, o prêmio reflete o sucesso da campanha entre os consumidores, e essa é a nossa missão. O prêmio é resultado de um trabalho feito em equipe e com o suporte de agências e parceiros de mídia. Por isso, agradeço em nome de toda a família Coca-Cola.”

 

Clear Channel

Muitas empresas reclamam do desempenho de 2016. Porém, a Clear Channel, uma das maiores empresas de mídia exterior do mundo, vivenciou um cenário bem diferente no Brasil. A companhia fechou o ano com crescimento e lucro acima do planejado. O saldo positivo teve como destaque a união de todos os departamentos espalhados pelo Brasil.

Durante o ano passado, a Clear Channel trabalhou em parceria com agências e anunciantes, desenvolvendo campanhas publicitárias inspiradoras e criando forte engajamento entre marcas e pessoas quando estão fora de suas casas. Vale destacar os Jogos Olímpicos, um salto que impulsionou a mídia out of home no Rio de Janeiro. Esse grande evento esportivo ajudou o setor a recuperar os investimentos. A Clear Channel ganhou medalha de ouro, sendo a única empresa de OOH a vender 100% dos seus ativos. Foi um período de muito trabalho, em que atendeu com muita dedicação e precisão a todos os clientes. A empresa desenvolveu serviço adicional de vistoria diária, uma espécie de plantão, que coibiu qualquer manifestação externa capaz de prejudicar a exibição dos anúncios em seus ativos. Em todo o período, não ocorreu nenhuma queixa.

Investimentos em tecnologia também marcaram de forma positiva o ano. Seguindo a estratégia contínua de aliar inovação aos seus produtos, a empresa lançou a primeira rede de beacons em OOH na América Latina. Foram instalados 200 pontos do recurso, que permite o envio de informações ao smartphone de um usuário, no momento de sua proximidade ao mobiliário urbano. Trata-se de um exemplo real de como os avanços tecnológicos possibilitam às marcas a complementaridade de suas campanhas veiculadas no OOH, com ativações que tragam interatividade e experiências relevantes aos consumidores.

 

Extra

Antes mesmo do seu lançamento, quando mobilizou Rio de Janeiro para a escolha do próprio nome, o Extra já cultivava uma relação de confiança com os leitores do Rio. Com foco na informação que tem impacto direto no cotidiano da população e uma linguagem simples e irreverente, o Extra conquistou um espaço de destaque nas camadas populares que vai muito além do papel de um jornal. “Ao mesmo tempo que nos enche de orgulho, este título também renova nossa convicção de que devemos seguir o caminho que trilhamos há quase 19 anos, de produzir um jornal que se torne extremamente relevante tanto para leitores como anunciantes”, diz Marlon Brum, editor-executivo do Extra.

 

SportTV

Os canais SporTV oferecem ampla cobertura esportiva, notícias e exibição de eventos. Em 2016, o SporTV atingiu aproximadamente 64% de audiência dentre os canais esportivos de TV por assinatura brasileira. O  SporTV conta com três canais em seu portfólio: SporTV, principal canal da rede desde 1995, líder de audiência no horário nobre – comparado a outros canais esportivos da TV por assinatura no Brasil; SporTV2, no ar desde 2004 e o segundo canal mais assistido dentre os canais esportivos da TV por assinatura; SporTV3, lançado em outubro de 2011 e com uma programação voltada a uma grade esportiva alternativa.

Os canais SporTV cobrem eventos como as duas divisões do Campeonato Brasileiro de Futebol, Copa Libertadores da América, Copa do Mundo de Vôlei (FIVB), Copa do Brasil, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Novo Basquete Brasil (NBB), NBA, Futsal, Wimbledon e Copa Davis.

 “2016 realmente foi um ano desafiador. Depois da cobertura histórica que o SporTV exibiu durante os Jogos Olímpicos do Rio, este prêmio traz uma responsabilidade ainda maior para 2017. Por entender que nosso consumidor pede por uma programação completa e pelas principais atrações esportivas, buscamos sempre trazer o melhor de diversas modalidades além do futebol, que é o nosso carro-chefe. Já começamos o ano batendo recordes de audiência em janeiro e demos um passo importante com as transmissões de Sports, que ganharam ainda mais destaque no SporTV. Além disso, seguimos com o melhor do basquete, com NBA e NBB; os principais campeonatos do futebol nacional e sul-americano; e o melhor do vôlei nacional, com a Superliga; entre muitas outras modalidades. São mais de 5 mil eventos ao vivo por ano, produzidos e transmitidos pelo SporTV, que continuarão tendo o mesmo tratamento especial que nossos consumidores estão acostumados”, diz Bianca Maksud, diretora de Marketing & Produto dos canais esportivos da Globosat.

 

MEDALHAS:

Mídias Integradas

Institucional Ou Corporativo - Bronze: “Campanha Institucional de 70 anos”, da Bindere Produtora Saigon para Sesc. Bronze - “Orientação Certa”, da Agência Brick para Confef. Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e De Saúde - Ouro: “#Fortalizese”, da Camisa 10 e Laço Rosa para FQM Derma.

 

Filme

Bebidas Alcoólicas - Prata: “O Espírito Carioca Engarrafado”, da 11:21 para Cervejaria Rio Carioca. Cosméticos e Produtos De Toalete. Bronze - “Verdades”, da Publicis RJ para Garnier. Institucional Ou Corporativo - Ouro: “Pessoas Transformam Pessoas - Sesc 70 Anos”, da Binder e Produtora Saigon para Sesc. Meios De Comunicação - Ouro: “A Caixa”, da Loja para Revista Piauí. Prata - “O Laranja”, da Loja para Revista Piauí. Produtos e Serviços Comunitários - Bronze: “Carro Com Consciência”, da Binder e Saigon para Governo do Rio de Janeiro. Produtos e Serviços de Telecomunicações - Bronze: “Tocha”, da Ogilvy Rio e David the Agency para Coca-Cola. Varejo De Grande Porte - Bronze: “Aniversário no Passinho”, da 3AWW para Supermercados Mundial. Produtos e Serviços Diversos - Prata: “Zumbi”, da Saravah para Concessionária Reviver. Baixo Custo de Produção - Bronze: “Piauí parafuso 2”, da Loja para Revista Piauí.

 

Rádio

Varejo de Grande Porte - Bronze: “Aniversário no Passinho”, da 3AWW para Supermercados Mundial.

 

Mídia Impressa

Alimentos - Bronze: “Tudo para ficar gostoso”, da 3AWW para Quinta da Serra Verde. Produtos e Serviços Comunitários - Bronze: “Acessibilidade Surreal”, da 3AWW para Honda Rio Tókio. Varejo de Pequeno e Médio Porte - Ouro: “Mini books”, da Publika7 para Papelarissa Livraria. Oportunidade - Ouro: “Momento Político”, da 11:21 para Cervejaria Rio Carioca.

 

Mídia Exterior

Bebidas Alcoólicas - Bronze: “Santos Dumont”, da 11:21 para Cervejaria Rio Carioca. Produtos e Serviços Comunitários - Ouro: “Painel Mata Mosquito”, da NBS e Clear Channel para Posterscope. Turismo, Transportes e Diversões Públicas - Bronze: “O Mundo Real É Mais Gostoso Que O Virtual”, da Sides para Panda Hotel.

 

Mídia Digital

Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e De Saúde - Ouro: “#sorriarusso”, da PS10 para Clínica Vital Implantes. Ação de Comunicação em Rede Social - Bronze: “Posts de Oportunidade”, da 11:21 para Cervejaria Rio Carioca. Website de Produtos e Serviços Diversos - Ouro: “Emoti Sounds”, da Artplan para Live TIM.

 

Branded Content

Não Ficção Online - Prata: “Vença a Meningite”, da 3AWW para GSK. Presença de Marca em Conteúdo Cultural - Ouro: “Folha de Rostos”, da 3AWW para Actionaid Brasil. Bronze - “#SouPoderosa”, da Publicis RJ e Music2 (Produção Musical) para Garnier.

 

Mídia

Aproveitamento da Mídia Digital - Ouro: “Todas as Famílias”, da NBS para Houaiss.

 

Técnica

Direção de Arte de Filme - Ouro: ”A Caixa”, da Loja e Cinerama Brasilis para Revista Piauí. Direção de Filme - Ouro: “A Dança”, da Bindere Saigon para Sesc. Fotografia de Filme - Bronze: “Luta”, da Agência3 e Movie Machine para Infraero. Edição de Film - Bronze: “Passinho do Judoca”, da Agência3 e Movie Machine para Infraero. Efeitos Visuais de Filme - Prata: “Céu de História”, da Publicis e Cinerama Brasilis para Instituto Pró Livro. Ilustração em Peça Gráfica - Ouro:“Camel”, da Agência Africa para

Suzuki. Prata - “Spermatozoon”, da

Agência Africa para Walljobs. Bronze

- “Pedigree | Heces Firmes”, da BBDO

México para Pedigree.

 

Promo

Case Social ou Comunitário -

Ouro: “Todas as Famílias”, da NBS para Houaiss. Prata -   “LivMundi”, da Mashup para Mashup. Evento Comunitário - Ouro: “Teia GNT”, da Dream Factory para GNT. Evento Cultural ou de Lazer - Bronze: “Viva Roller Dance”, da K! e Canal Viva para Fashion Mall. Evento de Endomarketing ou Incentivo - Bronze: “Reserva 10 anos”, da À Vera! para Reserva. Evento Institucional - Ouro: “Casa Airbnb”, da À Vera! para Airbnb. Evento Social - Prata: “LivMundi”, da Mashup para Mashup. Ação para Produto de Consumo - Ouro: “Homem Flutuante”, da Enzimas em ação para Restaurante João Sexto. Ação para Produto Cultural ou de Lazer - Prata: “Hotline Rainha da Cocada”, da Up Line para GNT. Ação Social ou Comunitária - Ouro: “Cidadão Consciente”, da Enzimas em ação para Rio Solidário. Ação para Varejo - Bronze: “Prezunic Esportes 360”, da Enzimas em ação para Prezunic Supermercados. Bronze -   “Surpresa Rubro Negra”, da X|Tudo Completa para Espaço Rubro Negro.

 

Design

Case de Responsabilidade Social em Design - Ouro: “Quadras Inesperadas”, da NBS para Coral Tintas. Embalagem ou Rótulo de Alimento ou Bebida - Prata: “Case de Embalagem Família Damatina”, da Packaging Brands para Supermercado Zona Sul.

 

Inovação

Case de Inovação - Ouro:       “Emoti Sounds”, da Artplan para Live TIM. Prata - “Folha de Rostos”, da 3AWW para Actionaid Brasil. Prata - “Painel Mata Mosquito”, da NBS e Clear Channel para Posterscope.

 

 

 

 

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