O Prêmio Colunistas regional São Paulo, promovido pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda) e pela revista Propaganda, chega à sua 49ª edição. Ele foi lançado em 1968 pelos jornalistas especializados Armando Ferrentini, Eloy Simões, e Cícero Silveira, sendo a mais tradicional premiação da propaganda brasileira.

No julgamento,  realizado no último dia 21 de janeiro, a AlmapBBDO foi eleita mais uma vez Agência de Comunicação do Ano, tendo conquistado 18 prêmios nesta edição do Colunistas São Paulo, com destaque para dois GPs: o de Filme, com “Helicóptero”, para O Boticário, e o de Branded Content, com “HP Magic Words – O Livro”, para HP Brasil. A agência também ficou com o título de Profissional de Propaganda do Ano, concedido ao diretor-executivo de criação Bruno Prosperi. 

Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da Almap-
BBDO, comemora as conquistas. “Ao conquistar o GP de Agência e os demais prêmios que obtivemos no Colunistas São Paulo, a AlmapBBDO confirma sua essência de privilegiar a melhor ideia para cada cliente e levá-la ao público por intermédio de todas as plataformas. É assim que trabalhamos e é o que mantém a consistência de nosso trabalho.”

Sanchez também destaca a escolha do Bruno como GP de Profissional de Propaganda do Ano.  “Só com uma equipe talentosa e competente poderíamos apresentar campanhas como as nossas. Acredito que temos uma das melhores equipes entre as agências brasileiras. E temos muito orgulho dela”.

 Bruno começou a sua carreira no Rio de Janeiro como diretor de arte na agência Contemporânea, ao mesmo tempo em que se dedicava à graduação em Comunicação Visual. Em São Paulo, passou pelas agências Fischer, Leo Burnett e F/Nazca Saatchi&Saatchi até chegar à AlmapBBDO em 2006. Na agência, começou como diretor de arte, tornando-se, em pouco tempo, diretor-executivo de Criação. Ao longo de sua carreira, desenvolveu inúmeras campanhas para marcas como Havaianas, Visa, Volkswagen, Audi, Pedigree, Pepsi, InBev, Fiat e Kellogg’s, entre outras.

Ele soma 69 Leões no Festival de Cannes, além de vários outros prêmios conquistados em festivais de publicidade ao redor do mundo. Figurou no ranking dos mais premiados em Cannes em 2013 (sétimo lugar), em 2014 (quinto) e 2015 (terceiro), sendo cotado para uma excelente colocação neste ano. Também foi o diretor criativo com mais trabalhos publicados na Luezer’s Archive em 2014.

Em Cannes, é o primeiro diretor criativo no ranking dos mais premiados do festival. Foi eleito, no The Big Won, o segundo melhor diretor-executivo de criação do mundo em 2016.

 

Publicitário

O executivo Márcio Oliveira, presidente da Lew’LaraTBWA, foi eleito Publicitário do Ano nesta edição do Colunistas São Paulo. Com 43 anos, Márcio iniciou sua carreira no grupo Omnicom, como executivo de Contas na Almap/BBDO, atendendo a Volkswagem. Da Almap, foi para a Young & Rubicam, onde atendeu Danone e Ford.

Em 1999, ingressou na Lew’Lara (que ainda não era TBWA) e atendeu contas importantes como Nokia, Banco Real/Santander, Pernambucanas, TIM e Natura. Atualmente, lidera toda a operação da agência e o time de Atendimento que gerencia contas como Nissan, Banco do Brasil, Cacau Show, Friboi e Gatorade, entre outras. Em 2010, foi eleito Atendimento do Ano no prêmio da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) de Contribuição Profissional.

Sua posição profissional hoje requer um trabalho diferenciado, que engloba desenvolver os talentos da agência, garantir a integração entre os seus departamentos e com o cliente. Dessa forma, ele desenvolve uma estratégia de gerenciar todo o processo, tornando a agência mais eficiente e rentável.

Agência de Live Marketing

Os jurados da 49ª edição do Colunistas São Paulo elegeram  a The Group como Agência do Ano de Live Marketing. Com 21 anos de atuação, a agência, comandada pelo empresário e publicitário Fernando Guntovitch, conquistou uma medalha de ouro com o case Kids no controle, para a operadora NET, e um bronze com GP Run, para o banco Santander.

A ação para a NET provocou filas de pais e filhos nos shoppings onde foi realizada, para terem acesso à instalação Sampling Machine. O prêmio era um controle remoto customizado HD que dá acesso aos canais infantis da NET e ao conteúdo infantil do NET Now.

O Santander GP Run foi uma ação realizada no GP de Fórmula 1 do Brasil de 2015. Cerca de 400 convidados e funcionários participaram da corrida noturna a pé realizada no circuito de Interlagos logo após o encerramento dos treinos oficiais. O Santander é patrocinador da Ferrari na Fórmula 1.

“É um privilégio para a The Group ser distinguida por uma premiação tão tradicional como o Colunistas, principalmente em uma regional tão importante. Temos um trabalho focado em resultados, mas com viés criativo. O controle criado para a NET teve uma enorme adequação aos interesses do cliente, que tinha por objetivo fazer uma campanha diferenciada para o Dia das Crianças com envolvimento da família. Para o Santander também combinamos pertinência com criatividade”, comemora Guntovitch. 

A The Group, nas palavras do seu fundador, “sempre buscou a diferenciação, mas em busca da eficiência mercadológica”. Ele acrescenta, “como a nossa essência é atender bem ao cliente, construímos relações duradouras, o que não é comum no segmento de marketing promocional ou de live marketing. A Eastman, por exemplo, está conosco desde a abertura do negócio. O Banco Santander é outra relação duradoura, assim como a NET e a Volkswagen. Claro, atuamos por job, quando é necessário,  que é uma característica desse mercado, mas a prioridade é desenvolver um trabalho de longo prazo, afinal o sigilo é estratégico. Muitas mudanças fazem com que dados possam ser repassados. A fidelidade descarta esse tipo de comportamento, que não é amigável com compliance”.

Para 2017 a agência esta investindo no conceito “Digitallive”. Guntovitch explica: “A essência do Digital Live é encurtar distâncias e permear entre o  on e o offline trazendo sinergia às formas de comunicação. A jornada do consumidor não é segregada e ele é impactado por marcas em todos os momentos de interação, seja no rádio, mobile, PDV, mídia etc. Para atingir o target é necessário uma comunicação interativa e estratégica que possibilite conversar com o consumidor em diversas plataformas, dessa forma a comunicação se torna mais efetiva. O novo conceito é comprovar o que já vivemos em nosso dia a dia a uma forma mercadológica, unindo o Digital e o Live Marketing em uma só

Veículo de Mídia Exterior

A empresa Otima, comandada pela executiva baiana Violeta Noya, conquistou o GP de Veículo de Mídia Exterior do Ano no Colunistas São Paulo. Fundada em 2013 na capital paulista, a Otima tornou-se rapidamente referência no setor de mídia out of home, graças aos projetos de mobiliário urbano desenvolvidos pelo designer Guto Índio da Costa, com destaque para os totens instalados nas principais avenidas da cidade, que informam a hora e a temperatura.

Além de mídia out of home, a empresa também trabalha com produtos e serviços voltados ao bem-estar da população, como o aplicativo de mobilidade urbana Leve-me, o Otima Causa, a instalação de wi-fi nos pontos de ônibus e a recarga de bilhete único dentro dos coletivos são alguns exemplos.

Em 2013, a Otima levou o Prêmio Nacional de Mídia Exterior do Colunistas Brasil e foi eleita Lançamento do Ano no Prêmio Veículos de Comunicação.

“Viajamos o mundo para conhecer o que há de mais inovador no segmento. Investimos em tecnologia para potencializar o poder da nossa mídia. Criamos novas opções de ações crossmedia entre o físico e o digital. Aprofundamos relacionamentos para entender o momento e o significado de cada campanha e oferecer soluções de sucesso. Sempre obcecados em entregar o melhor para o anunciante. Foi um ano de grandes desafios, de muitos cases desenhados pela nossa equipe, em parceria com agências e anunciantes. O Prêmio Colunistas SP mostra que estamos no caminho certo. Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento”, finaliza Violeta Noya.

 

Anunciante

O GP de Anunciante do Ano foi para a Vigor. Anne Napoli, diretora de marketing da empresa, destaca as principais estratégias de marketing que levaram a companhia a conseguir esse reconhecimento. “Ao longo dos últimos cinco anos, a Vigor focou sua estratégia em três pilares importantes: inovação relevante, produtos de qualidade e comunicação diferenciada. Esta estratégia foi executada sempre com consistência.”

Ela afirma que, no que se refere à comunicação, o protagonista das campanhas sempre foi o produto, explorado em tom simples e próximo, “mas com muito apetite e appeal”. A Vigor, ressalta Anne, também resgatou o uso de jingles, o que tem ajudado na lembrança de marca.

 Por fim, ela fala que “a Vigor se diferenciou no uso de ferramentas 360° para divulgação das suas campanhas, como por exemplo no rádio, apostando fortemente no digital como plataforma. Não é à toa que a Vigor hoje está entre as 50 marcas mais valiosas, de acordo com o Instituto Milward Brown (pesquisa realizada pela Istoé), e foi duas vezes Top of Mind de requeijão e grego, conquistando o Top of Mind desta nova categoria em apenas 3 anos de existência. Além disso, conquistou o reconhecimento de Empresa de Marketing do Ano pelo Marketing Best.”

A campanha Celebridades, de Vigor Grego, que levava o jingle “Iogurte Grego é da Vigor” e foi endossada pelo time de celebridades composto por Alinne Moraes, Caio Castro, Rodrigo Faro e Débora Nascimento teve a seguinte repercussão online: mais de 2 milhões de pessoas impactadas no primeiro dia, no online; mais de 5,5 milhões de visualizações no YouTube; 3,7 milhões de visualizações no Facebook; e 2 milhões de interações no Facebook.

 

Veículo

Eleita Veículo do Ano pelo júri do Colunistas São Paulo, em 2016 a Rádio Jovem Pan registrou crescimento em audiência e engajamento. Todos os estúdios foram reformados e atualizados com equipamentos modernos, num investimento de mais de US$ 2 milhões. O estúdio de vidro, por exemplo, localizado no 24º andar da emissora, na Avenida Paulista, possibilitou boletins com imagem, no “Jornal da Manhã”, que antes contava apenas com transmissão em áudio via AM/FM e aplicativo. Foi um marco, principalmente na cobertura do impeachment de Dilma Rousseff.

A rádio ignorou a crise e foi contra a maré, investindo no mercado digital e em excelentes contratações. A exemplo disso, temos a criação do programa “3 em 1”, composto por Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Marcelo Madureira, que tem sido um sucesso no streaming. Por falar em streaming, a rádio já registrou uma audiência de 20 mil streamings, o que equivale a uma audiência maior que TV.

Na área comercial, a emissora contratou recentemente Rodolfo Negrão, como diretor-comercial. Ele traz em sua bagagem experiências do Grupo Folha, foi diretor do Waze e Snapchat e agora traz soluções modernas e de acordo com o que o mercado precisa.

Parcerias e promoções também geram muito engajamento e, junto com todos os outros elementos, como investimento, coragem, conteúdo, profissionalismo, rapidez e qualidade, nos trouxeram essa premiação. Para eventos, como o Tomorrowland Brasil e a Copa Bubbaloo, a Jovem Pan cria hotsites e promoções para os ouvintes/internautas. Isso aproxima o público e incentiva o acesso a várias plataformas.

 

Veículo Impresso

A revista Época levou o título de Veículo Impresso do Ano no Colunistas São Paulo. A publicação da Editora Globo foi reconhecida pela sua qualidade editorial, com destaque para a cobertura dos escândalos de corrupção na política brasileira. A revista também foi reconhecida pelo seu design gráfico arrojado.

Lançada em 1998 com benchmark da revista alemã Focus, Época se firmou no segmento de revistas de assuntos gerais com coberturas célebres nas áreas de política, economia, comportamento e cultura. Foi a primeira publicação do Brasil a ter um aplicativo para tablets.

De acordo com Virginia Any, diretora de mercado anunciante da revista, Época é a mais rentável publicação da  Globo e a segunda maior revista semanal do país. Ela afirma que, atualmente, são impressos 500 mil exemplares    semanais, distribuídos entre bancas e assinaturas.

 

Medalhas

 

FILME

Grande Prêmio: Helicóptero, da AlmapBBDO para O Boticário. Cosméticos e Produtos de Toalete – Bronze: Linda Para Sempre, da AlmapBBDO para O Boticário. Meios De Comunicação – Prata: Long Live Rock’n Roll, da AlmapBBDO para Kiss FM. Mercado Publicitário – Ouro: Infinitas Possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images Brasil. Produtos e Serviços Automotivos – Prata: Perseguição, da Lew’LaraTBWA para Nissan. Veículos Pessoais e Profissionais – Ouro: Desejos, da AlmapBBDO para Volkswagen do Brasil. Bronze – Pé na Porta, da AlmapBBDO para Volkswagen do Brasil. Vestuário e Acessórios Pessoais – Prata: Despertar, da AlmapBBDO para C&A. Bronze – Adivinho, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas.

 

 

Design

Case de Responsabilidade Social em Design – Ouro: Braille Bricks, da Lew’LaraTBWA para Fundação Dorina Nowill Para Cegos.

 

 

RP

Ações Comunitárias e Não Lucrativas – Ouro: Reações, da Ogilvy Brasil para IBCC.

 

 

Rádio

Meios De Comunicação – Ouro: Detector de Verdades, da DM9DDB e 89 FM para 89 FM.

 

 

Branded Content

Grande Prêmio: HP Magic Words – O livro, da AlmapBBDO para HP Brasil. Fição para TV ou Cinema – Prata: #DoePelaPriscila, da Leo Burnett Tailor Made para Clube Sangue Bom. Não Fição para TV ou Cinema – Prata: A Linda Ex, da AlmapBBDO para O Boticário. Não Fição Online – Ouro: Lição de vida, da Calia para Suzano. Publicação Impressa – Ouro: Historinhas de Não Dormir, da MullenLowe Brasil para Grupo 3 Corações.

 

 

Impressa

Alimentos – Bronze: Cozinha Profissional, da MullenLowe Brasil para Unilever. Cosméticos e Produtos De Toalete – Prata: Mãos, da DM9DDB para J&J. Mercado Publicitário – Ouro: Infinitas Possibilidades, da AlmapBBDO para Getty Images Brasil.

Serviços Financeiros e De Seguros – Prata: Bandeiras, da AlmapBBDO para Visa.

 

Mídia

Grande Prêmio: Capa Pack, da Lew’Lara/ TBWA para Cacique de Café Solúvel/Café Pelé. Aproveitamento do Meio Televisão – Bronze: #DoePelaPriscila, da Leo Burnett Tailor Made para Clube Sangue Bom. Aproveitamento do Meio Rádio – Ouro: Detector de Verdades, da DM9DDB e 89 FM para 89 FM.

 

DIGITAL

Produtos e Serviços Automotivos – Prata: Ne.Bot, da Lew’LaraTBWA para Nissan. Produtos e Serviços Comunitários – Prata: Pare e Doe, da Giusti e Waze e Fundação Pró-Sangue para SBT. Varejo De Pequeno e Médio Porte – Ouro: Pinlist, da DM9DDB para Tok&Stok. Ação de Comunicação em Rede Social – Prata: Galaxy Surfboard, da Leo Burnett Tailor Made para Samsung. Bronze – Vistoria Surpresa, da Grey para Gafisa. Peça Interativa – Prata: Canta Comigo, da Isobar para Nivea. Bronze – Vigilant Wallpapers, da Leo Burnett Tailor Made para Jeep.

 

Inovação

Grande Prêmio: Historinhas de não dormir, da MullenLowe Brasil para Grupo 3 Corações. Case de Inovação – Ouro: HP Magic Words – As Histórias Não Escritas, da AlmapBBDO para HP Brasil. Ouro – Máquina de Aquecer, da MullenLowe Brasil para Smart Fit. Bronze – Braille Bricks, da Lew’LaraTBWA para Fundação Dorina Nowill Para Cegos.

 

 

Marketing Direto

Campanha ou Programa de Produto ou Serviço Business-to-Business – Ouro: Infinitas Possibilidades, AlmapBBDO para Getty Images Brasil.

 

 

Integradas

Alimentos – Ouro: Vigor Carnaval, da Fischer America e Agência Ginga para Vigor Alimentos S.A. Serviços Financeiros e de Seguros Prata: 100 m, da Fischer America
e Agência Ginga para Banco Original. Veículos Pessoais e Profissionais – Bronze: Até Quem Critica Vai Se Apaixonar, da Publicis Salles Chemistri para General Motors do Brasil Ltda.

Promo e Live

Grande Prémio de Ação Promocional: The Cliché, da Publicis Brasil para Cervejarias Kaiser/Heineken. Grande Prêmio de Case de Marketing Promocional: Adote um pequeno torcedor, da Ogilvy para Sport Club do Recife. Case de Bens Duráveis – Ouro: Comercial sem trilha, da AlmapBBDO para Volkswagen do Brasil. Case de Serviço – Ouro: Kids no Controle, da The Group para NET. Evento Institucional – Bronze: GP Run, da The Group para Santander. Ação Institucional – Prata: Toma que o filho é teu, da Giusti para SBT. Prata – Vacina Anti-rival, da Ogilvy Brasil para BandSports. Ação para Produto de Consumo – Ouro: Capa Pack, da Lew’LaraTBWA para Cia. Cacique de Café Solúvel – Café Pelé.

 

 

 

Técnica

Trilha de Filme – Prata: Malu Moletom, daLew’Lara/TBWA e Animal para Fundo Social de Solidariedade do Estado de Sáo Paulo. Animação em Filme – Ouro: Malu Moletom, da Lew’Lara/TBWA e Vetor Zero para Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

 

 

Exterior

Vestuário e Acessórios Pessoais – Ouro: Desde 1962, da AlmapBBDO para São Paulo Alpargatas.