Especial: Colunistas Brasil

 

A carioca nova/sb, dos empresários Bob Vieira da Costa e Antonio Calil Cury, é a Agência do Ano do prêmio Colunistas Brasil. A agência também ganhou os Grandes Prêmios de Mídias Integradas e de Técnica, para a Caixa, com as campanhas “Sons da Conquista”, sobre a superação dos atletas brasileiros nas Olimpíadas, e “Fábrica de Emoções”. Agência e cliente fizeram uma dobradinha este ano, já que a Caixa também foi destacada como o Anunciante do Ano. Luiz Sanches, sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, foi eleito o Publicitário do Ano, e André Mota, sócio e diretor de criação da Bolero, de Fortaleza, levou o GP de Profissional do Ano.

A Almap também recebeu os Grandes Prêmios de Filme, com “Helicóptero”, para O Boticário, e o de Branded Content com “HP Magic Words – O Livro”, para HP Brasil. Em Rádio, a DM9DDB conquistou o prêmio máximo com “Detector de Verdades”, para 89 FM. Em Mídia Impressa, o GP foi para Propeg, com “Validades”, para Prefeitura de Salvador. O GP de Mídia Exterior ficou com “Painel Mata Mosquito”, criado pela NBS em parceria com a Clear Channel para Posterscope. “Emoti Sounds”, da Artplan, em Live TIM, ficou com o GP de Peça de Mídia Digital. Já o GP de Mídia é da Lew’LaraTBWA, com a campanha “Capa Pack”, para Café Solúvel-Café Pelé.

 “Somos uma agência especializada em comunicação pública com clientes como a Caixa, Prefeitura de São Paulo, Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Metrô, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e OMS (Organização Mundial de Saúde). Nós temos mais de 400 mil seguidores nas redes sociais, um volume que nos garante a liderança do setor de publicidade. Este prêmio é resultado do trabalho que estamos realizando. Somos muito preocupados com conteúdo. O #comunicaquemuda faz 50 posts por dia e o Pulso realiza painéis regulares, além do Data Taxi, que faz pesquisas nos táxis, e um painel nacional anual para contar um pouco do Brasil”, diz Vieira da Costa.

Outras categorias

O Colunistas Promo e Live Brasil 2016 elegeu a Dream Factory como Agência de Promoção do Ano. O Grande Prêmio de Empresário de Promo ficou com Fernando Guntovitch, presidente e fundador da The Group Comunicação. Já a Heineken foi eleita como o Cliente de Promo de 2016.

O GP de Case de Mar-
keting Promocional foi para a Ogilvy, com a campanha “Adote um Pequeno Torcedor”, criada para o Sport Clube do Recife. A Dream Factory também ficou com um GP, o de Evento Promocional, com “Elle Fashion Preview 2015 – Conexão Fashion”, para Editora Abril. Já o GP de Ação Promocional foi para “The Cliché”, da Publicis para Heineken.

A Dream Factory, do Grupo Artplan, tem sede no Rio de Janeiro e escritórios em São Paulo e em Portugal. Sob o comando do executivo Duda Magalhães, a sua expertise é planejar, criar e produzir experiências e acontecimentos em diferentes formatos. Entre os clientes estão a Coca-Cola, para quem desenvolveu o projeto “Parada Coca-Cola”, que vai receber medalha de ouro no Colunistas Brasil. A realização também envolveu a Ogilvy e a Mutato.

Os veículos destacados este ano foram SporTV, que venceu como Veículo Eletrônico do Ano; JCDecaux, como Veículo de Mídia Exterior; e Editora Abril, como o GP de Veículos Impressos do Ano.

O Grande Prêmio de Empresário do Ano do segmento de live marketing foi para Fernando Guntovitch. Com uma equipe liderada pela diretora de criação Lygia Fernandes e o diretor de planejamento Douglas Gomes, Guntovitch ressalta a busca por resultados como DNA da The Group, que ganhou medalha de ouro com o case “Kids no controle”, para NET. Ele afirma que esse “é um trabalho que une criatividade com tecnologia, mas com o propósito de conciliar os interesses do cliente com o público-alvo de forma assertiva”. E ressalta que a fusão do antigo below the line com as modernas técnicas digitais exige um novo modus operandi. Uma ação em um ponto de venda pode ser expandida para as redes sociais, com a possibilidade de feedbacks instantâneos que permitem a correção de rota. A The Group adotou este ano o conceito Digital Live. “Antes do digital, tínhamos de aguardar pelo menos três meses para traçar um novo caminho. Agora, em apenas algumas horas, conseguimos reformular a estratégia. O digital combina comunicação com pesquisa e isso muda tudo”, afirma. E completa, “Também possibilita um ponto de vista oxigenado, soluções exclusivas, como monitoramento de PDV via Wi-Fi, conteúdo de vídeo personalizado por geolocalização, horário, necessidade, ferramentas de antifraude para mídia programática e diversas plataformas de automização e controle para CRM (Customer Relationship Management)”.

A The Group também conquistou o GP de Agência do Ano na edição da regional São Paulo do Colunistas 2016.

A festa do Prêmio Colunistas Brasil e São Paulo 2016 será realizada para as áreas de Propaganda, Promo e Design no próximo dia 3, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, em São Paulo, com direito a espetáculo solo da atriz Grace Gianoukas, uma das criadoras do Terça Insana.