Não faz nem seis meses que a Agência Tudo, dos sócios Maurício Magalhães, Iron Neto e Cleber Paradela, ganhou a conta da gigante Ambev, para ser a agência de marketing regional (São Paulo/Rio de janeiro), das marcas Skol, Brahma e Antártica, e já tem muito trabalho na rua, literalmente. É que a agência é a responsável pelas ações de patrocínio da marca ao Carnaval de rua da maior cidade do país. Estima-se investimentos de R$ 15 milhões para os dias de festa.

“Fomos desafiados pela Skol para sairmos do nosso quadrado. Sair da zona de conforto”, diz Neto sobre o primeiro evento que fez para Skol, no aniversário de São Paulo, que reuniu mais de 40 mil pessoas na região do Ibirapuera. “Tínhamos um feriado quadrado (plena quarta-feira) e o deixamos redondo”, diz. Segundo ele, a ação está dentro do plano da companhia de valorizar o espaço público; trabalhar com o consumidor num ambiente festeiro, “fora do quadrado”.

“Podemos chamar de uma parceria público-privada. Fomos até a Prefeitura apresentar o projeto. A nova gestão havia acabado de assumir, não tinham muitos projetos interessantes para o aniversário de São Paulo, que se aproximava. Sabendo disso, levamos o projeto pronto. Aproveitamos a oportunidade”, conta Neto.  

A marca Skol, sob o mote sair do quadrado e curtir redondo um Carnaval diferente de tudo o que já se viu, encabeçado pela Agência Tudo, estará presente com patrocínio, apoio e ativações em São Paulo. Além da parceria com a Prefeitura, contribuindo com a infraestrutura e a organização da festa dos quase 500 blocos, a marca vai além e patrocina mais de 60 blocos. Para se ter uma ideia, foram cadastrados oito mil ambulantes para trabalharem durante a festa, cinco mil a mais que em 2016 (pela Dream Factory).

Ainda dentro das ativações na capital paulista, haverá uma roda-gigante de 21 metros no Largo da Batata, com 16 cabines. Cada uma representará um tema relacionado à folia: piscina, circo, floral e bailarina, entre outras. Lá o folião vai encontrar fantasias, adereços e maquiagem, tudo gratuitamente. A atração tem capacidade para 64 pessoas, conta ainda com um bar de Skol na parte inferior. A roda-gigante funcionará dias 18 e 19 e de 24 a 28, deste mês.

 

País afora

No Carnaval 2017, a cervejaria está presente em 37 cidades, patrocinando 650 blocos de rua, mais de mil trios, camarotes e festas. É a cerveja oficial dos carnavais de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Olinda, Belo Horizonte, Manaus, Cuiabá e Florianópolis. Além de Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte, Ouro Preto, Recife, Olinda, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e Cuiabá. Em Ribeirão Preto e Cuiabá, a marca traz atrações e programações para o feriado. Em Belo Horizonte, um tobogã de 200 metros quadrados no meio da cidade. Já em Florianópolis, um bloco de eletrônico aberto ao público. No Recife, um espetáculo de maracatu nas alturas. E Salvador volta a ter patrocínio da Skol este ano. Já no Rio de Janeiro, será o 8º. ano consecutivo de Antarctica como cerveja oficial do Carnaval de rua, e traz o novo conceito da marca, “Coisa Boa gera Coisa Boa”. Em 2017 serão 386 blocos patrocinados individualmente pela Boa em todo o estado, 30% a mais do que no ano passado. Antarctica também apoia o Carnaval do Distrito Federal e em 2017 patrocinará 82 blocos em Brasília, em 2016 foram 42.