Time de especialistas

Score Group se reestrutura com foco em gestão de projetos

Especializada em shopper experience, a Score Group, novo nome da agência The Marketing Store, a partir deste mês, se reestrutura para atender projetos orientados à conversão de vendas e construção de marca no ponto de venda. Para tanto, conta com três unidades de negócio independentes: a GPS - Global Product Solutions, qualificada no desenvolvimento de produtos promocionais. Com equipe técnica internalizada, que realiza todas as etapas do projeto, do planejamento ao desenvolvimento, que envolve criação e engenharia, até a produção e distribuição, com operação industrial na América Latina e China; a Activation: de marketing promocional, com profissionais com skills estratégicos para projetos de ativação, promoção, incentivo, branding e eventos; além de Retail: para entrega de soluções para o ponto de venda, apta em shopper marketing, trade, design, arquitetura e engenharia, para projetos de inovação, resultado e viabilidade técnica.

De acordo com a agência, possui DNA especialista, em que todas as disciplinas contam com profissionais técnicos e estratégicos internalizados, focados no desenvolvimento das entregas com a profundidade que se propõe, para entregar com respaldo e excelência de execução um “combo” único no mercado. “Seja por meio do brinde com a qualidade percebida do varejo, da ativação promocional com a interação e valor compatível com a marca patrocinadora ou pela construção de uma estratégia para potencializar a visibilidade e o giro das vendas, com soluções técnicas que expõem os produtos na melhor sincronia entre o material de PDV, o conteúdo e a jornada do shopper. Acredita em promover a experiência do cliente quando a simplicidade, a tecnologia e a humanização da comunicação trabalham juntas na construção da credibilidade, expectativa e necessidade”, afirma Britto Jr, CEO da empresa.

A agência tem investido ainda para que o digital seja parte de sua cultura e inspiração de inovação e viabilidade. “Como meio e não fim. Faz parte da empresa e não de uma determinada área”, explica Lucas Elias, VP de produção e operações. “Desenvolve processos e produtos potencializados por ferramentas tecnológicas que entregam facilidade, agilidade, informação e inteligência. Assim, promove desde a interação em tempo real com consumidores até a estruturação de feedbacks para a marca e produtos que permitem diagnósticos e planos de ação mais precisos. Conecta o pensar, o sentir e o executar, em tempos e movimentos ágeis e de usabilidade testada e amigável. Dentro do foco da Score, monitorar e gerir o ponto de venda, transformando dados em informação e conhecimento em inteligência, faz do digital ferramenta essencial nas soluções de produtos, auditoria e monitoramento do PDV, programas de incentivo e pesquisas sobre o comportamento do shopper, potencializando jornadas, desenvolvimentos de materiais de PDV e a visibilidade dos produtos, seja nas gondolas naturais ou pontos especiais”.

 

Expansão

Uma das maiores agências BTL da América Latina, em faturamento e perfil de clientes atendidos, a Score Group não tem obstinação ou a meta de ser a maior ou estar entre as maiores agências, mas sim em ser a empresa no seu segmento que mais investe em pessoas, gestão e inovação. A meritocracia e a percepção de relevância são a essência da cultura da agência, que tem o resultado como seu prêmio maior.

Seu objetivo é crescer na América Latina, “porque acreditamos no potencial de ações integradas na região. A Score Group tem como meta para este ano reabrir os escritórios na Argentina e no México e, em 2018, abrir escritórios no Chile e na Colômbia. A empresa acredita na força da América Latina e em projetos que possam explorar os pontos em comum da região e únicos de cada país. Assim, viabiliza projetos escaláveis e otimiza qualidade e conhecimento de marcas e produtos, sem deixar de atender às demandas taylor made”, diz Britto Jr.

Além disso, outro foco constante é crescer nos atuais clientes, que já estão há muito tempo na casa. Crescer na relevância de projetos que produzam inovação e resultado no PDV. A empresa já tem previsto o lançamento de ações exclusivas para incrementar a atuação de marcas e produtos de seus clientes.

 

HISTÓRICO

Atuando há 17 anos no Brasil, a Score Group, novo nome da The Marketing Store Brasil, se consolida como uma empresa que oferece soluções para marcas e produtos ganharem relevância e resultados no ponto de venda. Foi dessa forma que a empresa conquistou a fidelidade de clientes como Ambev, Mondeléz, BRF, Fiat, McDonald’s, Top Cau e Riachuelo, entre outros, construindo junto com eles cases com resultados positivos e tangíveis. O segredo do crescimento da empresa se explica nos seus três principais pilares: pessoas motivadas, foco no que é especialista e investimento na gestão de projetos.

 

CASES:

 

Magia da PÁSCOA

Como traduzir a magia da Páscoa em valor percebido para os vários momentos de consumo e diferentes perfis de Shoppers? Esse foi o desafio para os times de planejamento e desenvolvimento das unidades de negócio GPS, Activation e Retail. O resultado foi a construção de uma plataforma de brinquedos com altíssimo valor percebido em design, tecnologia e interação com as crianças, e uma promoção altamente democrática, que premia os consumidores de todo o portfólio de chocolates Mondeléz com 10.000 prêmios instantâneos e embalagens especiais que valorizam ainda mais o momento de presentear. Áreas envolvidas: GPS e Activation.

 

Natal

A Score Group foi responsável pelo planejamento estratégico e a criação de todas as ações de PDV referentes às marcas da BRF (Sadia e Perdigão) no Natal de 2016, o maior evento de vendas para as marcas. A agência foi escolhida em um processo que contava com mais quatro concorrentes. O projeto envolveu equipes de todas as áreas da agência. A equipe GPS desenvolveu as bolsas térmicas para a promoção do consumidor; a Retail, a estratégia e criação dos materiais de PDV; e a Activation, a ativação das marcas no PDV durante o período. Áreas envolvidas: GPS, Activation e Retail.

 

PDV proprietário

O consumidor está em mais um de seus momentos de transição de comportamento. A crise e a retração da economia fizeram o consumidor dar um passo atrás em alguns hábitos e inserir novos formatos de consumo para driblar a crise. A necessidade de se aproximar do consumidor no momento de compra e de criar valor no PDV tem feito com que as marcas invistam no momento de consumo. Neste contexto, as principais marcas de cerveja da Ambev procuraram a Score Group para construir uma nova experiência em seus pontos de venda proprietários.

Recentemente a Antarctica investiu para transformar a relação e a presença da marca em bares ícones do Rio de Janeiro. Para a criação do projeto, foi extremamente importante entender a relação do carioca com o bar e como a marca poderia aumentar a sua conexão e não apenas impor o seu conceito. Toda a criação foi pautada em integrar aspectos da marca com a tradição tão cultuada pelos frequentadores dos bares, os verdadeiros cariocas. O resultado foi a sinergia de branding e momento de consumo, em um trabalho de planejamento e criação aprofundados em Consumer Experience.

Pelo mesmo processo passou a marca Skol em bares do cinturão de universidades, com sua plataforma Skol Facul onde era necessário estar presente, sem ser invasivo. Foi preciso entender os anseios e as necessidades do público-alvo e achar a linguagem adequada para conversar com esse consumidor. A Score Group desenvolveu um conceito visual de arquitetura de bares, ambientação interna e materiais utilitários que marcava presença da marca, mas sempre melhorando a ambientação do bar. O resultado foi um sucesso de aceitação, tanto para os proprietários de bares, que aumentaram seu faturamento, como pelos consumidores, que desfrutaram de um ambiente de experiência com a marca.

As chocolaterias, empórios, casa de carnes e casas de vinhos melhoraram a experiência de um consumidor que está seletivo e, entre tantas opções de produtos no mercado, valorizam uma consulta especializada ou acesso a conteúdo. Pensando nisso, a agência revitalizou o conceito e a imagem das lojas Chopp Brahma Express, franquia da Ambev especializada em fornecimento de chope para o consumo doméstico. A agência transformou as lojas da franquia em verdadeiros empórios, com exposição glorificada de produtos, experiência e conteúdo do universo cervejeiro, trazendo códigos visuais mais atuais, valorizando e destacando produtos e serviços.

Em todos os projetos, foi essencial o conhecimento profundo do consumidor e dos diferentes canais de vendas, fazendo com que o trabalho da agência fosse feito de maneira mais estratégica e menos tática. Isso possibilitou uma sinergia dos projetos de Trade com os diferentes meios de comunicação de forma integrada, potencializando o investimento do cliente. O que as marcas precisam entender é que o Trade é parte do seu branding. Não adianta um enorme investimento em outros canais de mídia se, no momento de compra ou consumo, a marca não reflita o mesmo posicionamento. Isso envolve não somente os materiais, mas embalagem, ativações, treinamento de equipe e planograma”. Área envolvida: Retail.

 

Mais que um posicionamento

A relação com a Colorado (cervejaria da Ambev) começou em um processo para definição da agência que faria os materiais de ponto de venda, mas acabou se estendendo para muito além. Uma marca irreverente, que precisava criar uma consistência visual e personalidade própria, independentemente da variante apresentada. Com pesquisas, conceitos e definição das estratégias, a agência ajudou na construção da linguagem da marca e acompanhou todo o processo de conceituação da marca com outras agências parceiras. Em conjunto com o Marketing e Trade da marca, um design language proprietário, com códigos visuais retrô cool, que resultaram na criação dos mais diversos materiais de PDV, passando por geladeira e displays, materiais utilitários da marca, como baldes e porta-copos até o desenvolvimento de um produto exclusivo para a marca, uma beer bag, vendida para o consumidor final. Áreas envolvidas: Retail e GPS.

 

De longa data

As pesquisas revelam que o test drive é a ferramenta fundamental para despertar o interesse de compra de um veículo e, por isso, a agência criou a Promoção Test Drive Fiat, que,, em 2016, premiou clientes que fossem a uma concessionária e testassem qualquer veículo Fiat. A campanha de test drive foi desenvolvida para estimular o consumidor final a conhecer os carros e também a indicar amigos para aumentar suas chances de ganhar, utilizando uma ferramenta member get member. Além de estimular os consumidores a testarem os veículos, a equipe de vendas precisa se engajar e ser reconhecida para fazer com que a equação se torne mais efetiva. Os mais de 3.300 profissionais de vendas (vendedores e gerentes) da Rede Fiat participaram do Programa de Incentivo Campeões de Vendas. A plataforma de incentivos para a equipe Fiat vem sendo aprimorada e executada pela Score Group há mais de 16 anos, mesclando métricas de vendas e desempenho das ações de marketing e promoções. O acompanhamento das metas, as premiações aspiracionais e de extremo reconhecimento motivam as equipes ano após ano.  Áreas envolvidas: Activation e Retail.

 

Dia das crianças

Entre a vontade de ganhar um brinquedo ou incrementar seu guarda-roupa com as mais exclusivas peças de seu personagem predileto, a Riachuelo apostou na estratégia de oferecer os dois juntos. Durante o período do Dia das Crianças, ao comprar três itens da linha infantil, a criança ganhou um brinquedo desenvolvido pela Score Group. E, para essa experiência ser completa, foram desenvolvidas diversas opções para a garotada – lanternas com dínamo do Adventure Time, Minions Saltadores, braceletes que lançam Tazos Avengers, Batman, Superman, Tartarugas Ninja, luminária na forma de Minnie, que projeta figuras no teto, uma frasqueira fashion da Barbie e até um porta-joias com colar exclusivo da Frozen. “Nosso trabalho é capturar a essência das licenças para criar produtos realmente desejáveis, que tenham o DNA das marcas e possam proporcionar aquilo que as crianças mais querem: diversão”, diz Britto Junior, presidente da Score Group. Área envolvida: GPS.

 

Ativação Global

Com sua plataforma global de patrocínio da Olimpíada, o McDonald’s trouxe para o Brasil cem crianças de vários países para participarem da cerimônia de abertura. No Brasil, 25 participantes foram selecionados por meio da promoção “Pequenos amigos, grande festa”, que celebrou a “amizade” como um valor do “Movimento Olímpico”. Os pais ou responsáveis poderiam acessar o site e cadastrar uma foto das crianças que expressasse a amizade. A foto correspondeu a um número da sorte para um sorteio. Além da cerimônia de abertura, as crianças e seus responsáveis também fizeram uma clínica esportiva em uma das instalações oficiais, acompanhadas de atletas profissionais, e assistiram a uma partida em “local privilegiado”, além de visitar a Vila dos Atletas e pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Área envolvida: Activation.

 

Diversão

Como potencializar a qualidade dos ovos de páscoa com licenças relevantes e empoderadas? A estratégia da agência foi criar projetos proprietários que valorizassem os ovos, tornando-a parte do valor agregado e residual do produto, potencializando o size impression e a desejabilidade pelo chocolate e licenças envolvidas. Assim, a Score Group desenvolveu brinquedos e acessórios com a função de fazer parte da embalagem, chamando a atenção do shopper e gerando muita diversão para os consumidores infantis. Área envolvida: GPS.

 

Parceria inédita

A Score Group desenvolveu para a Cosan a promoção “Mobil Hot Wheels”, que premiou os consumidores Mobil com carrinhos Hot Wheels exclusivos, desenvolvidos especialmente para essa ação. Foram quatro modelos turbinados com pull back, cada qual com uma surpresa diferente: modelo arrancada, que empina quando acelera, dois modelos de manobras radicais e um modelo com acionamento magnético. O expertise da agência em conduzir esse tipo de negociação entre marcas e licenciadores foi fundamental para materializar uma parceria desejada e inédita entre Mattel e Cosan, unindo as marcas Hot Wheels e Mobil, em uma experiência lúdica que extrapolou o momento de compra. O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e integrou todas as especialidades da agência, desde a criação, o desenvolvimento e a produção dos carrinhos, passando pelo planejamento, conceito e operação da promoção, até a estratégia e o desenvolvimento dos materiais de ponto de venda. Áreas envolvidas: GPS, Activation e Retail. 

 

 

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