Aniversário

 

Para a edição comemorativa de cinco anos da GQ, nas bancas neste mês, a publicação traz ação especial para as marcas envolvidas no projeto, que compuseram parte do editorial e foram inseridas no contexto do shooting, compondo o ambiente da festa de aniversário, entre elas: Chivas, Ducati, Fiat, Forum, Miller, Motorola, Ray-Ban e Tivoli Hotels. Um grande ensaio fotográfico com celebridades, modelos e convidados, durante dois dias de trabalho e uma festa real ao final da produção no Hotel Tivoli, nos Jardins (SP). Além dos atores e dos convidados, o editorial conta com 30 modelos. O objetivo foi de levar o ritmo real das comemorações e do lifestyle da marca para as páginas da revista. É a primeira vez que uma publicação das Edições Globo Condé Nast transforma uma situação real em um ensaio editorial para revista.

 

Convocação

 

A Getty Images, em parceria com o Instagram, estácom as inscrições até o dia 12 deste mês, para a segunda edição do projeto anual Getty Images Instagram Grant, que foi ampliado para incluir uma maior diversidade de trabalhos visuais. Seguindo o sucesso internacional da edição de 2015, na qual a fotógrafa brasileira Adriana Zehbrauskas (@adrianazehbrauskas),  foi premiada por seu portfólio na rede social que abrange temas como as mudanças climáticas e a documentação da vida cotidiana dos latino-americanos, o alcance da iniciativa foi ampliado com fotografias, portfólios de arte e vídeo de artistas visuais que usam o Instagram para contar histórias de relevância social sobre comunidades sub-representadas pela mídia.Os três vencedores irão receber, cada um, o prêmio de US$ 10 mil, bem como auxílio profissional por meio de orientação da Getty Images. Os interessados podem se inscrever on-line no endereço http://grants.gettyimages.com/instagram.

 

 

 

Reposicionamento

 Ao completar 20 anos, a Mark Up, agência de brand experience, adota o novo posicionamento “we make results”, que reflete seu compromisso com os projetos apresentados e desenvolvidos para clientes como Whirlpool, Avon, Mercedes-Benz, Unilever, Colgate, Volkswagen, entre outros. Nestes próximos 20 anos, a agência quer estar junto a clientes que enxerguem na Mark Up uma extensão das suas áreas de marketing e trade e que entendam que as ferramentas de brand experience podem exercer um papel fundamental na criação de conexão com seus consumidores. A agência fechou em 2014 um acordo operacional internacional com a Jack Morton Worldwide, que faz parte do grupo Interpublic que permite a prospecção de contas internacionais, munidos de informações sobre cada localidade, e confere força e credibilidade em concorrências de grandes eventos e também de ações globais.

Mobile

 

A Hands e a Smart AdServer apresentam a M3P, primeira Mobile Media Market Place (SSP – Supply-Side Platform mobile) do mercado brasileiro. A M3P tem porobjetivo permitir aos publishers monetizar de forma mais eficiente o inventário mobile, e dar às marcas e agências a possibilidade de contar com formatos e segmentações exclusivas no mundo mobile, explorando com mais assertividade os benefícios da mídia programática nessa plataforma. A empresa vai atuar com um inventário premium exclusivamente mobile, permitindo a compra de Rich Media e Native Ads via Open Market e Private Deals. Com segmentações exclusivas no mundo mobile, como sistema operacional (iOS, Android, Windows Phone), tipos de conexão (3G, 4G, WiFi), operadoras, tipo de aparelho e geolocalização precisa vinda de geo-fencing e WiFi.

 

Vídeo

 

O Twitter lançou no Brasil o First View, forma de fazer anúncios em vídeo na plataforma. Nas campanhas de First View, o vídeo promovido do anunciante estará em local de destaque na linha do tempo de todos os usuários brasileiros que acessarem o Twitter durante o dia. Para a rede social, “é uma oportunidade para potencializar esforços e criar momentos de marca significativos para lançamentos de produtos, eventos patrocinados e muito mais”.A primeira marca a aderir ao First View no Brasil foi a Natura, para sua campanha #VivaSuaBelezaViva, que ressalta o manifesto da empresa de que a beleza deve estar liberta de preceitos e manipulações.

 

Retração

 

O mercado brasileiro de bens duráveis apresentou desaceleração no quarto trimestre de 2015 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. O volume de vendas geradas alcançou R$ 25,87 bilhões, 18,9% menor que a mesma data em 2014. Todos os segmentos observados pela GFK apresentaram retração durante o quarto trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. Em eletroportáteis, aretração foi de 7,2% em volume de vendas e 3% em faturamento. Em telecom, o faturamento da categoria retraiu 15%, entretanto, ainda apresentou crescimento de 20% em relação ao terceiro trimestre de 2015.Material de escritório e periféricos sofreram retração em faturamento de 6%. Na linha marroma queda foi de 23% no faturamento. Já na linha branca caiu em 20%. Tecnologia da Informação também teve queda de faturamento.

 

Exposição

 

A FCB Brasil orquestra a exposição “O Estranho nos atrai” no Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.A mostra acontece paralelamente à exposição “O mundo de Tim Burton”, que reúne cerca de quinhentos itens, incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca antes vistos, pinturas, storyboards e bonecos da vasta filmografia do trabalho criativo de Tim.Distribuída em dois ambientes, “O estranho nos atrai” traz cerca de 40 campanhas publicitárias “estranhas” e “normais”. Desde abril do ano passado, a FCB firmou uma parceria com o MISpara fazer conexão com a produção cultural da cidade e explorar a relação que existe entre comunicação e cultura. A estreia da agência aconteceu durante o programa “Maio Fotografia no MIS 2015”, com a mostra “A propaganda no tempo de Vivian Maier”.

 

Teatro

O Teatro Santander, com capacidade total para até 2,85 mil espectadores, lançamento dos grupos WTorre e Iguatemi, sob investimento de R$ 100 milhões, foi idealizado para ser um espaço multiuso, porque conta com sistema de recolhimento automático das poltronas e de varas cênicas automatizadas, que permitem a mudança de configuração do espaço em questão de minutos. O projeto de desenvolvimento é assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR), conta com60 mil blocos de vidro importados da República Tcheca e iluminação em LED controlada por computador.Afachada foi projetada pelo arquiteto Edo Rocha. Segundo a WTorre e o Iguatemi, o conceito arrojado fez com que, antes mesmo da conclusão das obras, o Santander adquirisse os naming rights do espaço, pelo prazo de 12 anos renováveis por mais oito.O teatro está localizado naVila Olímpia(bairro nobre da capital paulista) e faz parte do complexo onde estão o Shopping JK Iguatemi, a sede do Banco Santander no Brasil e outras três torres de escritórios. A inauguração aconteceu em 24 de março com a estreia do espetáculo musical We Will Rock You, produção londrina.

 

Espetáculo

Abriu as portas o Banco Honda Hall (também localizado na Vila Olímpia). Inspirado na atmosfera intimista das casas noturnas de Las Vegas, o Honda Hall atende 250 pessoas acomodadas próximas ao palco para melhor visibilidade e interação com os artistas, e as apresentações de humor a shows de música ao vivo e ilusionismo.A operação e programação fica sob a responsabilidade do Grupo Taboo, dirigido pelos empresários Mario Levi e Roberto Sasso, também proprietários das casas Sarau Gastrobar, Dezoito Bar, Yellow, entre outras. O espaço funciona de quinta a domingo, a partir das 18h30. O projeto, que conta com o apoio da Honda Serviços Financeiros, foi idealizado por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura.

 

De bolso

 

O nosso cronista Carlos Castelo colaborou com o projetoLeitura de Bolso, que envia crônicas pelo WhatsApp.As crônicas de Castelo foram enviadas aos usuários cadastrados durante 15 dias, começados em 21 de março. Os textos escolhidos foram do mais recente livro de crônicas do escritor, “Clássicos de mim mesmo” (Matrix, 2015). Para receber as crônicas, bastava fazer o cadastro no site www.leituradebolso.com e adicionar o número do projeto nos contatos do celular: (61) 9619-6842. Em até 48 horas os usuários recebiam as crônicas diariamente.

 

 

Fantástica

 

Era para durar apenas uma semana, mas a fantástica loja de chocolates da Cacau Show, espaço interativo localizado no Shopping Aricanduva (zona leste de São Paulo), deve manter as portas abertas até dia 18 deste mês. A loja é a maior já arquitetada pela empresa, com 1000 m² e renda revertida para o Instituto Cacau Show, com o objetivo de promover serviços, programas, projetos de proteção básica e direitos sócio assistenciais por meio de atividades educacionais, culturais, ambientais, esportivas, jurídicas e profissionalizantes para todas as faixas etárias. O espaço conta com atrações como árvore encantada, casa do coelho, urso gigante e cascatas de chocolate, além de um carrossel encantado. O passeio tem valor de R$ 5 e é gratuito a cada R$ 100 em compras na loja, que oferece mais de 50 itens do portfólio da marca, dos quais 20 são lançamentos para a data.

 

 

 

Vídeos 360º

O OmeleteGroup estreia,neste mês, o primeiro programa semanal com vídeos 360º do Brasil. O novo formato permite que o espectador escolha como vai acompanhar a discussão.Ao arrastar o mouse, passar o dedo na tela “touch” ou virar o celular para os lados, é possível escolher para onde “apontar a câmera”. Ao redor dela, estarão quatro ou mais editores do grupo conversando e trazendo novidades do mundo de cultura pop, com os temas mais discutidos no site www.omelete.com.br, como cinema, games, séries de TV e quadrinhos.A realidade virtual e os vídeos 360º estiveram entre as principais atrações do SXSW 2016.

 

Contratação

 

A Cine, liderada por Clovis Mello, Raul Doria e Cris Vida, conta há quatro meses com um novo diretor, Cali Ameglio, uruguaio, quechega à produtora para atuar na direção de filmes publicitários.O primeiro trabalho na nova casa foi a campanha de lançamento do Banco Original, com o Usain Bolt. Ameglio é diretor de média e longa-metragem, seu primeiro filme foi o “La Cáscara”, sendo premiado como o melhor filme do Festival de Leipzig, na Alemanha e AFIA, na Dinamarca. “Ser mais simples possível para ser mais efetivo”, diz Ameglio, sobre seu estilo de trabalho. Outro recém-chegado é Ivan Abujamra, diretor de filmes. Com uma tripla função no set, o cinematógrafo busca em suas produções uma imagem forte e uma fotografia precisa. Como diretor de fotografia, teve a oportunidade de trabalhar com os principais diretores e produtoras do mercado.

 

A Cine que projeta crescimento de 10% para este ano, tem como uma das prioridades o desenvolvimento de um novo segmento, de negócios internacionais. Trabalho que tem sido há dois anos feito por FredericoCalabia, produtor executivo. “Estamos prestando serviços de produção para outros países, aproveitando também a alta o preço do dólar para trazer trabalhos de fora”, diz.

 

 

Plataforma

 

A Friboi, marca que transformou o hábito de consumo de carne dos brasileiros —da gigante JBS que faturou R$ 4,64 bilhões, em 2015, com alta de 127,9% em relação a 2014—lança a Academia da Carne Friboi, um canal de brand content, plataforma que deve ajudar a estreitar o relacionamento da marca com os consumidores, de acordo com Márcio Oliveira, presidente da Lew Lara/TBWA, agência que detém a conta da fabricante.Segundo ele, o projeto foi desenvolvido em dois anos. O site, que entrou no ar este mês, chega com três embaixadores de peso: a apresentadora Ana Maria Braga e os renomados chefs de cozinha Olivier Anquier e Guga Rocha.

A produção dos vídeos, matérias e infográficos que compõem a Academia da Carne Friboi tem a assinatura da Globo, que ainda hospeda, amplifica e qualifica a audiência do site, com informações elaboradas com exclusividade para o canal. A plataforma conta ainda com a participação dos chefs e especialistas Felipe Bronze, Ana Luiza Trajano, Jimmy McManis, Ivan Aschar, ClariceChwartzmann, Flavio Myiamura, Carla Pernambuco, Mônica Rangel, Arthur Sauer, André Castro, Tereza Paim, Fabio Vieira e Kathia Zanatta, que são consultores e dividem todo o seu know-how com os consumidores por meio de cursos em vídeo e de outras formas, tudo com a curadoria de especialistas em carne da Friboi. Para divulgar o projeto, a Friboiconta com a ID e Lew’Lara/TBWA, que criaram estratégia de divulgação que deve se estender ao longo do ano. Na televisão, sete filmes exclusivos foram gravados com os embaixadores e serão veiculados em todo o Brasil.

 

 

Clássicos

 

O tema da 18ª edição da São Paulo Restaurant Week é “Pratos clássicos com toques brasileiros”.Ofestival conta com mais de 160 restaurantesque elaborarão pratos clássicos com as principais especiarias nacionais. Além do tema, outra novidade é que pela primeira vez o evento conta com menu Kids. O cardápio será oferecido em determinados restaurantes para crianças de 6 a 11 anos com opção de prato principal e sobremesa no valor de R$24,90.Durante o festival, o cardápio completo para o evento gastronômico com opções de entrada, prato principal e sobremesa têm preços fixos: de R$41,90 + R$1,00 de doação para Fundação Cafu, total de R$42,90 no almoço, e R$52,90 + R$1,00 de doação para Fundação Cafu, total de R$53,90 no jantar.Os serviços e cardápios de todos os restaurantes participantes já estão disponíveis no site www.restaurantweek.com.br. O Restaurant Week foi criado em Nova York, chegou ao Brasil em 2007, e já está presente em mais de 15 cidades brasileiras, pertence ao Grupo MiCAque trouxe para o país a ideia de veicular mensagens publicitárias em cartões postais, tornando a publicidade mais atrativa para atingir o público já saturado pelas abordagens convencionais.