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Quatro patrocinadores comunicaram o fim de seus contratos publicitários com o nadador americano Ryan Lochte por causa do comportamento inadequado do atleta, que inventou que sofreu um assalto no Rio. O pedido de desculpas dele não adiantou. Speedo, Gentle Hair Removal e Airwave encerraram os contratos que mantinham com Lochte e a Ralph Lauren afirmou que não renovaria o vínculo concluído após a disputa da Rio 2016. O americano inventou que teria sofrido um assalto armado em um posto de gasolina junto com outros três nadadores da seleção dos Estados Unidos durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

“Apesar de desfrutarmos de uma relação de sucesso com Ryan durante mais de uma década e de ter sido um integrante importante da equipe Speedo, não podemos perdoar um comportamento que vai contra os valores que esta marca defende há muito tempo”, afirmou a Speedo em comunicado, no qual divulgou que doará uma parte dos US$ 50 mil dos honorários do nadador à ONG Save The Children.

A Ralph Lauren afirmou que o acordo com o nadador americano era especificamente para os Jogos Olímpicos do Rio e que a companhia não renovará o vínculo. “A Ralph Laurent seguirá patrocinando com orgulho a equipe olímpica e paralímpica dos Estados Unidos e os valores representados pelos atletas”.

Ganhador de 12 medalhas olímpicas, Lochte provocou polêmica ao fingir ter sido assaltado a mão armada durante os Jogos para esconder a confusão que ele e os outros três nadadores causaram em um posto de gasolina do Rio, quando, embriagados, retornavam à Vila Olímpica após uma festa.

Depois da polícia do Rio descobrir a farsa e o caso ganhar repercussão, o nadador americano admitiu que ele e os outros três atletas da equipe de natação dos Estados Unidos estavam bêbados e provocaram um quebra-quebra no posto de gasolina. Segundo informações de mercado, Lochte perdeu  patrocínios entre US$ 5 e US$ 10 milhões.