Nasci em uma cidade pequena, no sudoeste da França, chamada Dax. Fica perto de Bordeaux, região famosa pelos vinhos que produz. Desde pequeno aprendi sobre a importância do esporte. Sabemos, desde longa data, que o esporte traz benefícios à saúde: ao coração, ao pulmão, aos ossos e aos músculos, só para citar alguns exemplos. 

A AccorHotels apoia, aqui e em outros países em que atuamos, diversos eventos esportivos. Golfe, tênis, corrida e rúgbi são algumas das modalidades que nós incentivamos, seja pela nossa marca institucional, pelas marcas de hotéis ou pelo nosso programa de fidelidade, o Le Club AccorHotels. Estes esportes, de alguma forma, transmitem os valores e qualidades que nós desejamos para a empresa. Além dessas modalidades apoiadas, sou um apaixonado pela prática esportiva: corrida, ciclismo, esqui, golfe, esportes de aventura e rúgbi são alguns dos meus preferidos.

Posso citar aqui os benefícios e peculiaridades de cada um, mas vou me ater, como exemplos, ao rúgbi e à corrida. Eles fazem toda a diferença na forma como eu transmito minhas mensagens aos nossos colaboradores.

O rúgbi exige organização, respeito entre os jogadores do mesmo time e com o adversário, concentração, espírito de equipe, treino, integração e ética. É impossível fazer um try (gol) sem que seja resultado de um trabalho de equipe. É um esporte completo.

No rúgbi é impossível uma disputa ser levada para fora do campo. Quando acaba a competição, todos saem para confraternizar. E, se formos comparar com uma empresa, encontramos muitas semelhanças. Afinal, uma companhia, para obter sucesso, precisa de uma equipe concentrada e coesa, que tenha o ímpeto de trabalhar unida, que se respeite e que respeite todos os seus stakeholders. Se não for desta forma, uma empresa não terá sucesso.

Além disso, um time de sucesso no rúgbi precisa de diversidade entre atletas. É o conjunto de características diferentes dos atletas que fará o sucesso de uma equipe. O mesmo vale para a empresa que, para dar certo, tem de aceitar a diversidade de ideias, idades, valores, gêneros e formações.

A corrida, outro esporte que apresento como exemplo, permite que eu explore a vida das cidades, os costumes e tendências e, então, possa levá-los para dentro da AccorHotels e dos nossos hotéis. Correndo, sempre vamos mais longe. Sempre conquistamos mais.

Hoje, corro muito, mais de 15 quilômetros em um treino se possível. Corro nas cidades, corro quando viajo. Assim, sinto o lugar. Pratico corrida em Lisboa, em Paris e em São Paulo. Aqui, admiro o uso da cidade como espaço de manifestação cultural. Admiro, por exemplo, os grafites de rua e os seus artistas. A lateral do prédio de um de nossos hotéis, por exemplo, é uma obra de arte de um desses artistas, o Kobra.

Quando eu corro, coloco os meus pensamentos em ordem. Encontro soluções para desafios que a cada instante surgem sobre a minha mesa. Vejo as pessoas, vejo os problemas, vejo as boas ideias e é a partir desta mistura de fatos e acontecimentos que devolvo para a minha equipe os desafios que todos nós traçamos e desejo que eles alcancem e superem.

Além de tudo isso, a prática de esportes ainda proporciona diversos benefícios, auxiliando nosso corpo e mente a estarem sempre saudáveis. Este é um tema muito importante para a AccorHotels. Temos um programa de bem-estar chamado VIVAH, em que incentivamos nossos 15 mil colaboradores da região a praticarem atividade física, ter uma alimentação balanceada e boa saúde.

É possível buscar inspiração e respostas para os desafios em todos os esportes. Mas
eu cito aqui rúgbi e corrida como exemplos de esportes que se completam e trazem para o meu dia a dia um pouco da cultura e dos objetivos que nós temos na AccorHotels. São eles que me ajudam a seguir um rumo e a, assim como no esporte, buscar a superação a cada novo dia.

Patrick Mendes é CEO da AccorHotels da América do Sul

Divulgação