“Brincar é pra todas as idades e sei que faço parte da vida de diferentes gerações”, diz Solzinho

Criado por Mauricio de Sousa, ícone da Ri Happy promove o brincar com responsabilidade

Divulgação

Toda criança gosta de brincar. E como não se lembrar da sensação de alegria ao ganhar um brinquedo novo? Para muitas pessoas, principalmente para os adultos que hoje estão na faixa dos 30 anos, essa memória afetiva vem acompanhada de mais um elemento: o Solzinho da Ri Happy.

A divertida mascote estampava desde sacolas e papéis de presente até as campanhas que apresentavam novidades infantis à toda família, e é utilizada até hoje pela marca para promover diferentes formas de brincar: desde jogos mais tradicionais até elementos que envolvam tecnologia.

Batizado e desenhado por Mauricio de Sousa, um dos principais atributos do Solzinho é o fato de vivenciar amplamente a infância há mais de 30 anos. “Os papais de hoje brincavam comigo quando ainda eram crianças. Eles têm um carinho e confiança muito grande por mim, e é isso que me ilumina cada dia mais”, contou ao PROPMARK.

Acompanhe abaixo entrevista completa com a personagem, que fala sobre o início da sua vida, sua evolução acompanhando as mudanças sociais e a inclusão dos adultos nas mais diversas brincadeiras.

 

Divulgação

Quando você nasceu, quem são seus pais e quem batizou você?
Eu nasci junto com a Ri Happy, em 1988, no início um sol coberto por nuvens. E meu padrinho é o meu amigo Mauricio de Sousa, que me deu vida e me batizou como Solzinho.

No início, você fazia parte apenas do logo da Ri Happy. Quando passou também a aparecer em campanhas e outras comunicações da marca? Quais “trabalhos” você realiza hoje em dia?
Trabalho? Eu sou uma criança, não trabalho ainda rsrs. Mas desde a década de 90 que a turma da Ri Happy me filma ou tira algumas fotos minhas brincando. No começo eu aparecia bastante na Revista do Solzinho, com histórias que defendiam o respeito aos mais velhos, meio ambiente e que estimulavam a criatividade das crianças.
Eu já ganhei também uma linha própria de brinquedos nas lojas Ri Happy - a linha do Solzinho - muito importante para criar uma relação de amizade com as famílias de todo o Brasil. O tempo passou e eu já apareci em vários outros lugares: jornal, outdoor, TV e até na internet.
Atualmente, estou em várias campanhas que incentivam o brincar. Também atuo na área social, com doações de brinquedos para institutos, ONGs e hospitais, além de brinquedotecas em comunidades carentes.

Como foi o processo de sair de trás da nuvem e passar a se mostrar mais?
Ah, eu tive um pouco de vergonha no começo, mas eu nasci para brilhar! Eu realmente ganhei vida no início da década de 90, com o meu grande amigo Mauricio de Sousa. Eu decidi sair de trás das nuvens para ficar mais próximo e divertir as crianças de todo país. 

Ao longo desses 30 anos, de que forma a sua personalidade evoluiu junto ao seu design?
30 anos? Quem disse que eu tenho 30 anos rsrs? A minha personalidade é alegre e sempre divertida, isso nunca sai de moda.

Divulgação

Como você vem se atualizando para conversar com o consumidor atual?
Essa é fácil! Eu brinco muito e assim me mantenho conectado com o que toda família com crianças também gosta. Gosto de todos os tipos de brincadeira. Não fico de fora nem quando envolve tecnologia. Sabia que na Páscoa desse ano eu fiz até caça virtual aos ovinhos nas lojas Ri Happy? Ao mesmo tempo, continuo brincando de amarelinha, pega-pega, pratico esportes, jogos em família e, claro, sem esquecer dos estudos. O importante é se manter criança para sempre. 

Qual a sua brincadeira preferida?
Aquela que não acaba. Brincadeira entre amigos, pais e filhos, ao ar livre... Para brincar não precisamos de muito, basta atenção nos pequenos, criatividade e disposição.

Muitos dos seus “amigos” te conheceram quando eram ainda crianças e agora já são pais. Como é a sua relação com as gerações de famílias? 
Isso é muito legal! Brincar é pra todas as idades e sei que faço parte da vida de diferentes gerações, sempre incentivando o brincar e momentos de alegria em família. Os papais de hoje brincavam comigo quando ainda eram crianças. Eles têm um carinho e confiança muito grande por mim, e é isso que me ilumina cada dia mais. Brincar não tem idade e nos ensina muito, crianças e adultos vivem momentos inesquecíveis ao meu lado...o importante é brincar.

Quais são as principais características da sua personalidade?
Alegria, alegria e alegria!

Qual você considera ser o seu maior legado?
Mostrar para todo mundo que brincar faz bem e nos torna mais felizes. A importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças, das atividades em família, criar momentos educativos e, ao mesmo tempo, de diversão entre pais e filhos.

Como você enxerga o seu futuro na Ri Happy?
Que eu continue levando a magia do brincar para todas as famílias brasileiras e que possa proporcionar momentos de alegria para as crianças, com muita diversão, criatividade e permitindo que elas sonhem alto e cresçam felizes.

LEIA TAMBÉM:

"As pessoas gostam de tirar selfies e falar de mim nas redes sociais", diz Lek Trek, da Sadia

Urso da Coca-Coca dá sua primeira entrevista no Brasil

"A gente acredita que sempre é hora de ser feliz, de se divertir"

"Minha história começou com a do Sucrilhos, não existe um sem o outro", diz Tony

"Até hoje, sigo com as gerações que cresceram comigo", garante Toddynho

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações