SXSW 2017

Joe Biden reforça ação contra o câncer

Ex-vice-presidente dos Estados Unidos fez apresentação no Austin Convention Center

Divulgação

Com uma proposta pragmática, carregada de mensagens de esperança e otimismo, juntamente com uma experiência pessoal envolvendo o câncer, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participou do SXSW 2017 neste último domingo (12). Ele apresentou o painel  “The Urgency of Now: Launching the Biden Cancer Initiative” (A urgência do agora: lançando a Iniciativa Biden Contra o Câncer) no qual destacou planos da Biden Foundation para aumentar os trabalhos de pesquisa para a prevenção e tratamento de todos tipos de câncer. Biden também citou conquistas da força tarefa batizada de Moonshot, lançada pela Casa Branca em 2016 quando Biden estava no governo de Barack Obama. O nome é uma referência direta ao projeto Moonshot, da década de 1960, do governo Nixon, quando os Estados Unidos desenvolveram o projeto de levar o homem à lua.

A Moonshot, contra o câncer, é uma parceria que envolve governos de mais de 20 países e dezenas de empresas da inciativa privada. A força tarefa deverá receber cerca de US$ 2 bilhões do governo norte-americano nos próximos anos. A Biden Foundation quer ampliar a arrecadação de recursos e aumentar a participação de países na inciativa.

Em uma sala lotada do Austin Convention Center, com intensos aplausos, Joe Biden foi apresentado por sua esposa, Jill Biden, que coordena o board da Biden Foundation.

Joe Biden perdeu seu filho mais velho, Joseph Biden, mais conhecido como Beau Biden, em 2015, cinco anos após ter sido diagnosticado com um tumor cerebral.

Ressaltando que todos as pessoas, em qualquer lugar do mundo, têm algum tipo de experiência com o câncer – seja propriamente, enfrentando a doença, ou acompanhando alguém a enfrentando na família ou no círculo de amigos - , Biden ressaltou que não é apenas a comunidade científica que pode atuar para combater o câncer. “Todos, cada um de nós, podemos fazer alguma coisa. É hora de agir pois somente juntos podemos  vencer  o câncer", ele disse, fazendo uma convocação geral aos participantes do SXSW para que profissionais e talentos de todas as áreas, da tecnologia de informação aos músicos e produtores de filme, “entrem em ação para que haja avanços mais rápidos na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento dos mais diversos tipos de câncer.

Biden exemplificou que as redes sociais e o “empoderamento” de pacientes com câncer através de aplicativos e outros sistemas de comunicação podem gerar um maior número de informações que devem ser compartilhadas no mundo inteiro para colaborar com os trabalhos de pesquisas científicas no combate ao câncer.

Otimista, ele acredita que as próximas gerações, caso a sociedade “entre em ação imediatamente”, poderão ter um diagnóstico cada vez “mais cedo”, além de ter acesso a vacinas  com eficácia contra o câncer, com a mesma facilidade de acesso às vacinas que combatem vírus como o HPV.

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações