Alê Oliveira

Começa nesta sexta-feira (8) uma nova edição do mais importante evento voltado para inovação e economia criativa do planeta, o South By South West (SXSW), que movimenta anualmente a cidade de Austin, no Texas, durante cerca de 10 dias. Tecnologia, música, cinema e games estão no topo das palestras e ações.

Difícil é listar as atrações mais importantes, mas vale relacionar alguns dos principais nomes que estarão lá para inspirar plateias, como o paulistano Mike Krieger, cofundador do Instagram; Joseph Lubin, fundador do estúdio de produção de blockchain ConsenSys; Sandy Carter, vice-presidente da Amazon; David Schwartz, diretor de tecnologia do Ripple; Steve DeAngel, empreendedor do mercado de cannabis; e Howard Schultz, presidente emérito da Starbucks Coffee Company. 

Há outros nomes importantes, que trarão discussões mais amplas, como a atriz, produtora e ativista americana Olivia Wilde; o cantor, filantropo empresário e um monte de outras coisas Lance Bass; a fundadora  e CEO da ONG Black Girls  CODE, Kimberly Bryant; e a atriz e empreendedora Gwyneth Paltrow, fundadora da marca Goop, dedicada a ajudar mulheres a fazerem as próprias escolhas na vida.

Tudo indica que o crescente mercado de cannabis será um dos temas mais concorridos, bem como as discussões em torno de Blockchain e as chamadas cryptomoedas. Entre as tendências que se configuram para dominar boa parte das discussões este ano está o resgate do humano e da humanização como bóia de sobrevivência e resgate no mar de tecnologia e automação em que vivemos.

Algumas dicas menos óbvias são as palestras do consultor independente Douglas Rushkoff, autor de Throwing rocks at the Google Bus; e a participação do designer e especialista em tecnologia John Maeda, autor de As leis da simplicidade: vide, negócios, tecnologia, design. Quem dá as dicas é Thomaz Malan, cofundador da consultoria estratégica Brand Community.

Erh Ray, sócio e CEO da BETC/Havas, que vai este ano pela primeira vez ao evento, sugere, por exemplo, ver Al Jean, showrunner de Os Simpsons, que deve dar uma verdadeira aula de storytelling; e a palestra da dupla Chad Coerver, CCO do SFMOMA, e Charles Yust, principal design technologist da Frog, sobre o papel e as tendências do digital nos museus, para garantir experiências inspiradoras.

O brasileiro Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive no país, falará no dia 10 sobre como o batimento cardíaco será, no futuro, a métrica universal para mensurar todas as experiências humanas.

Outros nomes interessantes por lá este ano são Priscilla Chan, cofundadora da Chan Zuckerberg Initiative; o hacker americano Goerge Hotz, conhecido por desbloquear o iPhone; e Amber Baldet, cofundadora e CEO da Clovyr, especializada em conexões entre empresas e dados.
Os superpatrocinadores do SXSW este ano são Capital One, Mercedes-Benz, Bud Light, Uber Eats e The Austin Chronicle.