10 campanhas protagonizadas por pessoas trans
Em 29 de janeiro comemora-se no Brasil o Dia da Visibilidade Trans. A ideia surgiu em 2004, quando um grupo de ativistas trans participaram, no Congresso Nacional, do lançamento da primeira campanha contra a transfobia, promovida pelo Departamento DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, com o objetivo de ressaltar a importância da diversidade e respeito para o Movimento Trans, representado por travestis e transexuais.
No Brasil, segundo a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), o número de assassinatos de pessoas trans em 2020 foi de 175, o que assegurou para o país um triste 1º lugar no ranking mundial dos assassinatos.
Segundo a Associação, é preciso visibilizar positivamente a população de Travestis e Transexuais.
Pensando nisso, PROPMARK relembra abaixo 10 campanhas protagonizadas por pessoas trans no Brasil e no mundo.
“Meu primeiro Dia da Mulher”
A WMcCann e a L’Oréal Paris apresentaram a emocionante história de Valentina Sampaio e seu primeiro Dia da Mulher.
True Colors
“True Colors”, criado pela Propeg para o Grupo Gay da Bahia, é uma campanha premiada sobre um pai trans e seu filho. O filme levou um Leão de Prata no Cannes Lions 2018. A trilha sonora traz uma emocionante versão de “True Colors”, música que ficou famosa na voz de Cyndi Lauper.
Afrodite
Se já é difícil ser trans no Brasil, imagina ser um caminhoneiro trans? Campanha da Shell assinada pela Wunderman Thompson.
Francesca
Com criação da Publicis Itália, a marca Diesel retratou a transição de uma jovem transgênera. Tudo ao som do clássico “Where Did You Sleep Last Night”, cuja versão mais famosa é da banda Nirvana.
Samson
A Gillette e a Grey Canadá mostraram a primeira vez em que o jovem Samson Bonkeabantu Brown raspou sua barba.
“Eu sempre soube que era diferente. Só não sabia que havia um termo para o tipo de pessoa que eu era”, disse o rapaz.
Meu Primeiro Sutiã
A Madre Mia Filmes produziu um remake do filme “Meu Primeiro Sutiã”, criação de Washington Olivetto datada de 1987 que deixou um legado ao inserir na propaganda o conceito da “primeira vez” de um ser humano, tratando com sutileza o processo que ocorre com uma adolescente que percebe as transformações acontecendo com o seu corpo.
A releitura do filme foi feita para a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Starbucks
Com a campanha #whatsyourname, a Starbucks exaltou a importância do nome para as pessoas trans. O filme foi criado pela agência Iris e tem um desfecho comovente que consegue colocar a marca como coprotagonista da história.
#ConviverTransforma
No Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Google apresentou a campanha #ConviverTransforma – Respeita Meu Nome, que convidou o TRANSarau para chamar atenção a um elemento extremamente importante para pessoas trans e travestis: o respeito aos seus nomes.
Dailus
Campanha da marca Dailus estrelada pela atriz e youtuber Thiessa.
Forever Young
No Brasil, devido à violência e ao ódio, a expectativa de vida de pessoas trans é de apenas 35 anos, metade da expectativa da população cisgênero. Esse dado faz parte da mensagem do filme produzido para o portal de notícias LGBTQI+ Athos. A Y&R criou a campanha e convidou a Produtora Fauna para desenvolver o filme.
A trilha fica por conta dos versos da música “Forever Young”, da banda Alphaville, e foram interpretadas em uma versão inédita pela cantora Liniker.