10 comerciais baratos que se tornaram clássicos
Clássicos com produções simples
O youtuber Nogy possui um canal focado em nostalgia da década de 90. Em seu último vídeo, o rapaz elencou alguns comerciais que não foram uma super produção, mas que, segundo ele, “lucraram muito”.
Inspirado pelo vídeo, PROPMARK relembra abaixo 10 comerciais que contaram com uma produção modesta, mas que são lembrados até hoje por seus conceitos geniais.
Confira:
10 – Deca
O primeiro Leão em Cannes de Washington Olivetto veio de uma ideia simples. O filme abaixo, aliás, é o primeiro comercial para televisão escrito pelo publicitário. O comercial foi criado quando o criativo ainda estava na extinta Lince Propaganda.
9 – Olivetti
Uma máquina de escrever e o espírito natalino. Foi tudo que a Olivetti precisou para emocionar o público. Filme clássico da sempre genial DPZ.
8 – Fnac
Algumas caixas de CD e DVD compõem este comercial genial da, hoje extinta, Fnac. Criação da grande W/Brasil.
7 – Cola Araldite
Duas latas de refrigerante e uma cola. Só isso para um dos filmes mais polêmicos da propaganda brasileira. Criação da Standard Ogilvy & Mather.
6 – Homem de 40 anos
Um bom texto faz a diferença. O comercial abaixo mudou a lei brasileira para contratação de pessoas com mais de 40 anos. Um clássico criado por Washington Olivetto nos tempos de DPZ. O filme rendeu o primeiro Leão de Ouro da publicidade brasileira.
5 – Rayovac
Filme genial de Rayovac, lembrado até hoje com um exemplo de grande ideia. Criação da saudosa Norton Publicidade.
4 – Comercial Paz
Certa vez, Washington Olivetto foi convidado pela Globo para vender um produto que não tinha slogan, nem marca.
3 – Dois Vistos
Um dos clássicos da AlmapBBDO para a Volkswagen. O tipo de comercial que você assiste e pensa: como é que eu não pensei nisso antes?
2 – Honda
Os versos abaixo não saíam da boca dos brasileiros nos anos 90. Criado pela DM9, o comercial traz o ator Paulo Berti Fogueira em uma performance marcante.
1 – Hitler
Talvez, o grande comercial da propaganda brasileira. Feito utilizando apenas a locução, uma imagem e uma redação primorosa. Um comercial que arrepia já na ficha técnica: Nizan Guanaes, Washington Olivetto, Andrés Bukowinski e Felix Monti.