10 curiosidades sobre o clássico "1984" da Apple

Reprodução/Youtube

1984 não foi como “1984”

Há 35 anos atrás, desde 22 de janeiro de 1984, a propaganda mudou. Para sempre. Naquele ano, a Apple lançou o ambicioso “1984”, filme que divulgava o Macintosh e que marcou época.

Confira 10 curiosidades sobre esta obra-prima:

A propaganda mudou

“O jogo foi ok, mas você viu o comercial?”, era a frase recorrente dita pelos telespectadores no dia seguinte, conforme relata em entrevistas Lee Clow, diretor de criação da Chiat/Day, agência responsável pela campanha. O comercial “1984” inaugurou um fenômeno de marcas criando especificamente para o Super Bowl.

Ridley Scott

Conhecido pelo clássico “Blade Runner” e posteriormente por obras como “Gladiador” e “Alien”, Ridley Scott comandou “1984”.

Reprodução/Youtube

Ridley Scott durante as filmagens

Skinheads de verdade

Um dos objetivos de Scott e Steve Jobs era causar impacto com a obra. Por isso, skinheads locais (o filme foi gravado em Londres) foram recrutados como figurantes.

Reprodução/Youtube

Um dos membros do elenco é preparado para as filmagens

Anya Major

Anya Major é a moça que estrela o comercial. Mais tarde, ela participou do clipe da canção “Nikita”, do Elton John.

A força das aspas

Além do cuidado com a produção – desde o casting, passando pelo som e imagens – algo ficou marcado no filme da Apple: o desfecho. Uma voz em off avisa: a empresa de Steve Jobs vai apresentar o Macintosh e mostrar por que 1984 não será igual a “1984”, numa clara alusão ao livro de George Orwell. O detalhe das aspas deixa qualquer redator maravilhado.

Reprodução/Youtube

Horrorizados

O board da Apple ficou horrorizado quando viu o comercial pela primeira vez. O fato de lançar um produto para competir com a toda poderosa IBM e o tal produto sequer aparecer no filme não agradou os executivos.

O mundo mudou

Steve Jobs quis uma campanha tão grandiosa quanto a revolução que, em sua cabeça, seu produto provocaria. Aparentemente, ele conseguiu, afinal estamos em 2019 e, conforme relata o próprio Lee Clow, hoje ele consegue carregar o anúncio no próprio bolso.

Reprodução/Youtube

Focus group? Blergh…

“As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas”: eis uma das máximas mais famosas de Jobs. O filme “1984” provou seu ponto, já que a reação da audiência nas pesquisas foi péssima.

Teste verdadeiro

Como Jobs não dava ponto sem nó, ele “testou” o anúncio pouco antes da veiculação na TV durante uma convenção da Apple. A reação? Mais de 40 segundos de aplausos ininterruptos. Veja (começa em 4:29):

O maior comercial de todos os tempos

Além de faturar o Grand Prix do Cannes Lions em 1984, o filme levou, entre outras premiações, o prêmio de “maior comercial de todos os tempos” em, pelo menos, duas ocasiões diferentes: a primeira em 1995, pelo Advertising Age, a segunda em 1999, pelo TV Guide.