10 dicas práticas para aumentar a base de contatos
Suelen Giacomele é content marketing da Pmweb
Aumentar a base de contatos pressupõe que sua marca quer conversar com mais pessoas. Em tempos de crise, manter as pessoas engajadas com a marca é vital. Mas isso só fará sentido se você já tiver um plano de comunicação focado em e-mail marketing, com réguas de relacionamento bem desenhadas e a tecnologia adequada para isso.
O passo inicial é ter programa de e-mail de boas-vindas e, aos poucos, ir desenvolvendo ações de pré e pós-vendas, sempre pensando na trajetória do usuário.
Nosso time de especialistas em estratégias organizou 10 dias práticas de como aumentar sua base de contatos em 2016.
1. Formulário no site para captação de e-mails
É importante que em todo o site haja um formulário aparente para cadastro. E na homepage, ele deve estar na primeira rolagem.
O usuário precisa enxergar com facilidade os campos e ter vontade de se cadastrar. Seja criativo!
2. Pop-ups / lightbox no site
Lightbox, em palavras simples, é uma janela sobreposta ao conteúdo do site. É possível usar esse recurso para uma comunicação que mereça destaque e também para captar mailing. Pesquisas indicam que o uso desse recurso consegue captar três vezes mais mailing do que sem ele.
É importante que seja fácil de fechar o lightbox, caso a pessoa não opte por se cadastrar e que ele apareça apenas para novos usuários que seja atrativo visualmente.
3. Formulário no check out do site
Na hora de fechar o negócio, tem que ser fácil para o cliente completar o cadastro e finalizar sua compra. O formulário precisa ser objetivo e claro.
4. Redes sociais
Aproveite o engajamento da marca com fãs e seguidores para aumentar seu mailing. É possível usar uma das abas do Facebook para oferecer a possibilidade de o usuário estar em contato com a marca. Além disso, uma campanha de cadastro no feed costuma trazer bons resultados.
O Twitter, o Instagram e o Snapchat também podem ser aproveitados, mas a comunicação deve obedecer a peculiaridade de cada mídia. “Receba nossas novidades e ofertas também por e-mail e ganhe XX” pode ser um bom chamariz.
5. Indique um amigo
Campanhas de indique um amigo são uma ótima forma de incremento de base. Pessoas são estimuladas a indicar o e-mail de outras diante de algum benefício. No entanto, há uma questão ética envolvida que precisa ser observada.
Como enviar e-mails para pessoas que não fizeram o opt-in? Não é simples, mas não é impossível. Convidamos você a ler este artigo.
6. Campanhas de remarketing
As campanhas de remarketing são um ótimo recurso para trazer novos contatos à base. Mas elas precisam ser bem executadas para não causar desconforto no usuário, que, por vezes, pode se sentir perseguido pelos banners.
7. Concursos, quiz, surveys
Outra ação de marca que pode gerar mais mailing é a realização de concursos, questionários, jogos, em que seja necessário o cadastro para participação. Mas não esqueça, o check box de opt-in deve ser um dos campos.
8. Eventos
Captar mailing em eventos é importante e traz bons resultados. Às vezes é preciso que haja um atrativo no estande, para que a pessoa seja estimulada ao cadastro. E não esqueça: envie um e-mail personalizado de agradecimento da visita no evento no máximo uma semana depois. Assim se começa bem um relacionamento.
9. Troca por serviço / wireless
No exterior é muito comum essa prática. Serve para captar mailing em lojas físicas: em troca do uso do wi-fi, o usuário precisa cadastrar um e-mail válido.
10. Promoções exclusivas para usuários cadastrados por e-mail
“Apenas por e-mail”, “Somente para você que nos acompanha por e-mail” são ótimas frases para campanhas exclusivas para cadastrados. Pode ser um estímulo a novos cadastros por conhecimento de outras pessoas. Lembre-se que menos é mais: quanto mais você facilitar o cadastro – perguntando o mínimo possível – maiores são as chances de conseguir mais mailing.
Isso é apenas o começo. Ainda há muitas outras maneiras de incrementar base de contatos com ações práticas e relativamente simples. No entanto, é válido ressaltar: aumente sua base, mas mantenha-a ativa, engajada.
Suelen Giacomele, content marketing da Pmweb (www.pmweb.com.br )