12º FilmBrazil Experience aproveita a Copa

 

A 12ª edição da iniciativa FilmBrazil Experience, que traz agências estrangeiras para visitar produtoras do país, está usando neste ano a Copa do Mundo como chamariz. A iniciativa, que geralmente acontece durante o Carnaval, está tendo uma edição extra neste ano para aproveitar o Mundial. Para potencializar a ação, o projeto foi dividido em duas etapas e irá trazer seis executivos de grandes agências norte-americanas para conhecer produtoras brasileiras. Entre as atividades de negócio, os profissionais acompanham alguns dos jogos da Copa.

A primeira etapa da iniciativa acontece nesta semana. Desde segunda-feira (30), três executivos estão fazendo uma série de visitas a produtoras de São Paulo e do Rio. Algumas das produtoras visitadas da ação são Vetor Zero/Lobo, Rebolución, Prodigo, YB Music, Zola e Hungry Man. Os executivos que participam da primeira etapa são Steve Chavez, CCO da Leo Burnett Detroit; Mark Peters, diretor criativo da Deutsch Los Angeles; e Sally-Ann Dale, CCO da Droga5 Nova York.

Nesta quarta-feira (2), os profissionais reuniram-se com algumas produtoras num coquetel em São Paulo. Chavez, da Leo Burnett Detroit, disse que veio ao país em busca de oportunidades para filmar no país. Sua agência atende a General Motors e ele está cotando para produzir comerciais para a linha de caminhões da Chevrolet. “Estou realmente impressionado pela qualidade do trabalho que vi até o momento, especialmente pela qualidade dos efeitos especiais em animação. Acredito que há oportunidades aqui”, disse. Peters, da Deutsch LA, disse que estava surpreso com o trabalho que havia visto até o momento. “Até mesmo os trabalhos que envolvem pós-produção, como CGI (efeitos especiais), se mostraram incríveis. Estou positivamente surpreso”.

Entre as rodadas de visitas, Peter e os outros acompanharam pela TV o jogo entre Bélgica e Estados Unidos, na terça-feira (1º), que selou a eliminação dos norte-americanos. “Foi um dia triste para nós”, resumiu Chavez. Peter disse que ficou surpreso com a torcida que os americanos receberam da torcida brasileira. “Foi incrível”.

A impressão positiva contrasta com a expectativa de Peters pré-Copa. O executivo disse que estava preocupado em vir ao país devido às notícias sobre Brasil antes do início do Mundial. “Havia bastante tensão e eu estava preocupado. A impressa norte-americana havia noticiado sobre as greves no país e eu esperava ter problemas”. A tensão se mostrou infundada, afirmou. “Os brasileiros são ótimos anfitriões”.

Os convidados viajam nesta quinta (3) para o Rio de Janeiro, onde irão visitar uma nova leva de produtoras. Na sexta (4), assistem à partida entre Alemanha e França, no Maracanã. Na semana que vem, entre os dias 8 e 14 de julho, uma nova leva de estrangeiros vêm ao país por meio do FilmBrazil Experience. Os executivos são Brian DiLorenzo, diretor executivo de RTV para a McCann NY; Letitia Jacobs, diretora-executiva de produção de conteúdo da Y&R NY; e Nick Felder, diretor global de produção de música e filme para a Coca-Cola.