Mitos sobre o marketing de afiliados
Quando você pensa em marketing de afiliados, o que vem à mente? Os veteranos deste ramo entendem seu valor quando usado para atingir novos clientes, construir públicos maiores e desenvolver reconhecimento de marca. No entanto, apesar dos benefícios tangíveis de um programa de marketing de afiliados, há questões, mitos e equívocos que ainda permanecem. Por exemplo, um dos mitos desta área é de que o marketing de afiliados não sobreviverá em um mundo sem cookies na internet.
Embora a morte do cookie tenha, sem dúvida, um grande impacto no mundo do marketing digital, a verdade é que o marketing de afiliados está bem posicionado para navegar pelos desafios de um mundo sem a possibilidade de rastreamento completo, desde que possa se adaptar às mudanças em curso.
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e outras legislações mundo afora já tiveram um impacto drástico em alguns aspectos do funcionamento do marketing digital. Os navegadores têm removido gradualmente o suporte para cookies de terceiros, desde que a Apple introduziu sua tecnologia Safari Intelligent Tracking Prevention (ITP) em 2017. Em 2023, o Google Chrome ficará efetivamente sem cookies, forçando as empresas a restringirem sua dependência excessiva de dados de terceiros.
O trackeamento constitui a base do marketing de afiliados, e a tecnologia é continuamente reforçada para depender de dados próprios ou do lado do servidor. As marcas estão cada vez mais atualizando suas tecnologias de rastreamento, avançando com integrações do lado do servidor para aliviar os desafios apresentados por um mundo sem cookies. Mesmo com o lançamento recente do iOS 14.5 da Apple, que representa uma ameaça à coleta de dados primários, a atualização mostra pouco ou nenhum impacto para os afiliados que direcionam o tráfego para a versão mobile dos anunciantes, desde que eles tenham todas as atualizações de implementação instaladas.
Enquanto anunciantes e afiliados das redes disponíveis no mercado estiverem bem preparados, a indústria de afiliados superará esse desafio, e sobreviverá efetivamente em um mundo sem cookies. Outro ponto importante é questionar a crença de que no marketing de afiliados, a oferta de descontos é a coisa mais importante a ser considerada. De fato, esta é uma estratégia relevante dentro do marketing, mas não é a única. Embora tradicionalmente o marketing de afiliados seja visto como uma método para se alcançar clientes que estão prontos para comprar, existem muitas formas e formatos em que ele pode ser trabalhado que não limitam ao uso de cupons, vouchers e cashback.
É possível criar pontos de contato com os consumidores em todas as fases da jornada de compra. Nos estágios iniciais, uma estratégia de afiliados pode, por exemplo, ajudar os anunciantes a aumentarem o conhecimento da marca e alcançarem, assim, mais clientes por meio de parcerias com afiliados de conteúdo, como os influenciadores digitais.
Outro mito quando o assunto é o marketing de afiliados é de que ele só acontece em um ambiente online. Estratégias O2O (O to O – Online para Offline) estão em alta neste universo. Elas permitem que os anunciantes usem a atividade de marketing online para atingir públicos offline, por meio do marketing de afiliados. Um exemplo é quando os consumidores recebem descontos ao vincularem seus cartões a um aplicativo, site ou programa de fidelidade – seja na loja física ou virtual.
Por fim, o último equívoco é que somente grandes varejistas podem pagar pelo marketing de afiliados. Algumas empresas sentem que não são grandes o suficiente para implementarem essa estratégia. Como afiliado é um canal de atuação, as marcas pagam apenas por venda. Portanto, cada centavo em real investido contribui diretamente para sua receita. Isso significa que os varejistas menores podem usar o marketing de afiliados como um canal de baixo risco para impulsionar as vendas, uma vez que ela evita desperdício de orçamento.
No final do dia, não existe uma estratégia de afiliados “tamanho único” para todos os anunciantes. Algumas marcas podem medir o sucesso por meio da receita e utilizarem descontos para conseguir isso. Outras podem optar por se concentrar na aquisição de novos usuários ou aumentarem seu ticket médio, o que não necessariamente significa oferecer produtos a preços mais baixos. O marketing de afiliados é um canal diversificado e, sempre haverá uma estratégia que dará o “match” perfeito para seu negócio.
Luiz Tanisho, country manager da Rakuten Advertising