155 milhões de brasileiros foram ao cinema em 2014

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) divulgou os números do mercado de exibição brasileiro em 2014. As salas de cinema do país receberam 155,6 milhões de espectadores, número superior em 4,1% ao registrado em 2013. O crescimento de renda foi ainda mais acentuado, de 11,6%, com a arrecadação totalizando R$ 1,96 bilhão.

Segundo o Informe Anual Preliminar 2014 publicado pela agência, os filmes brasileiros foram responsáveis por levar 19 milhões de pessoas às salas de cinema, fechando o ano com 12,2% de market share.  Em 2014, foram lançados 114 filmes brasileiros, número consideravelmente maior do que a média histórica, ainda que inferior aos 129 títulos lançados em 2013. Já o número total de longas-metragens nacionais exibidos nos cinemas no último ano foi ainda maior do que no ano anterior – 179 em 2014, em comparação aos 167 em 2013.

 

Seis filmes brasileiros chegaram à marca de mais de um milhão de ingressos vendidos em 2014 (“Até que a sorte nos separe 2” e “O candidato honesto”, de Roberto Santucci; “Os homens são de Marte… e é para lá que eu vou”, de Marcus Baldini; “S.O.S. mulheres ao mar”, de Cris d’Amato; “Muita calma nessa hora 2”, de Felipe Joffily; e “Vestido para casar”, de Gerson Sanginitto), e 21 lançamentos nacionais tiveram mais de 100 mil espectadores.

 

O Informe Anual Preliminar traz ainda informações sobre o parque exibidor brasileiro. Em 2014, foram registradas inaugurações de 38 novos complexos cinematográficos, totalizando 182 novas salas de cinema. Cinco complexos foram reabertos durante o ano e outros seis ampliaram seu número de salas, gerando um acréscimo de 205 novas salas, o que fez com que o país fechasse o ano com um total de 2.830 salas de cinema.

 

De acordo com o Informe, o Brasil tem hoje um total de 1.770 salas de cinema com tecnologia digital, ou 62,5% de seu parque exibidor. O documento apresenta a lista completa de complexos inaugurados, reabertos e ampliados em 2014, assim como um ranking de salas por grupo exibidor, com informações sobre a porcentagem de digitalização das salas de cada empresa.